quarta-feira, 24 de junho de 2026

Startup de segurança digital nasce para conter vulnerabilidades que ameaçam escritórios de advocacia

Elisa Santin, Head od Sales da Acessa

Casos recentes de investigações da Polícia Federal envolvendo fraudes previdenciárias e o uso de documentos falsos por advogados acenderam um alerta vermelho nas bancas jurídicas brasileiras: o descontrole no compartilhamento de credenciais e certificados digitais. De olho nessa vulnerabilidade silenciosa, a Accessa, uma plataforma digital recém-criada focada em segurança digital corporativa, chega ao mercado com uma proposta direta: eliminar o caos de acessos e trazer a tranquilidade operacional que os escritórios tanto buscam para proteger seu ativo mais valioso, a reputação. No dia a dia, o hábito comum de repassar tokens físicos e senhas por aplicativos para cumprir prazos em todos os sistemas judiciais e governamentais, como PJe, eProc, e-CAC e outros, cria uma brecha cega que pode envolver sócios em crimes federais sem que eles saibam.

"A segurança jurídica hoje não se limita mais ao teor das peças, ela começa obrigatoriamente no controle do acesso", adverte Elisa Santin, Head of Sales da Accessa. "O mercado jurídico tradicionalmente foca no risco visível, como a perda de um prazo. Mas o maior perigo atual é invisível: é o caos de sistemas e tokens divididos sem critérios claros. Quando uma fraude ocorre usando as credenciais do sócio, perante a Justiça e os órgãos reguladores, o responsável legal é o dono do certificado. A nossa plataforma nasce justamente para devolver o controle total ao advogado com apenas um clique."

De acordo com Elisa, escritórios de advocacia, independentemente do porte, estão muito expostos a esse cenário. Sem mecanismos rígidos de governança, um colaborador mal-intencionado ou até mesmo um ex-funcionário cujo acesso não foi revogado pode agir de forma fraudulenta em nome da empresa. Além disso, o risco de vazamento nas mais diversas formas de compartilhamento também é grande.

Auditoria como Proteção Reputacional
Para mitigar esse risco sem engessar a rotina dos advogados, a tecnologia desenvolvida pela Accessa baseia-se no conceito de Zero Trust (Confiança Zero). A solução permite que as bancas centralizem todos os seus e-CPFs, e-CNPJs e senhas em um cofre digital auditável. Dessa forma, a equipe consegue assinar petições e movimentar processos sem nunca visualizar ou ter a posse da senha real do sócio.

Em caso de desligamento de um funcionário ou parceiro, as permissões são revogadas integralmente em segundos. Em um cenário onde fraudes e golpes envolvendo o Judiciário se multiplicam, possuir relatórios automatizados e uma trilha de auditoria clara não é apenas uma exigência de conformidade com a LGPD, mas a única garantia que o advogado tem para provar sua boa-fé.

Crédito da foto: Bianca Gemaque Fotografia.

Quintal do Monge transmite os principais jogos da Copa do Mundo

Com a Copa do Mundo em andamento, o Quintal do Monge está transmitindo os principais jogos da competição. O público pode acompanhar as partidas com todo conforto, em um ambiente equipado com três telões e duas TVs distribuídas pelo espaço.

Nesta semana, a programação inclui o jogo da Seleção Brasileira contra a Escócia, marcado para quarta-feira. Para a partida, a casa recebe reservas até as 18h.

Durante a Copa, o Quintal do Monge também mantém sua promoção de chope, válida de segunda a sábado até as 20h. O cliente escolhe entre as opções disponíveis e paga por 300 ml, recebendo 500 ml da bebida. Para acompanhar, a casa oferece opções de petiscos, sanduíches e pratos variados no cardápio.

Serviço
Quintal do Monge
Rua Claudino dos Santos, 24 – São Francisco (Largo da Ordem) – Curitiba/PR
Horário: segunda a sábado, das 11h às 24h; domingos, das 11h às 20h
Informações e reservas: (41) 3232-5679
Instagram: @quintaldomonge
Crédito da foto: Google

Concerto de 24 anos do Coral Melodia celebra trajetória do grupo em São José dos Pinhais

 

O Coral Melodia comemorou seus 24 anos de história com um concerto especial realizado na noite da última sexta-feira (20), no Teatro da Usina da Música, em São José dos Pinhais. A apresentação marcou mais um capítulo da trajetória do grupo, fundado em 2002, e proporcionou ao público uma viagem musical.

Com um repertório preparado especialmente para a ocasião, o coral apresentou canções populares, evidenciando a diversidade musical trabalhada ao longo dos anos. O espetáculo também foi uma oportunidade para relembrar a contribuição do grupo para o fortalecimento da cultura e da prática coral no município.

Atualmente formado por 23 integrantes, o Coral Melodia conta com apoio cultural da Secretaria Municipal de Cultura de São José dos Pinhais e patrocínio da Itaipu Binacional. Além das apresentações em teatros e eventos culturais, o grupo desenvolve um trabalho contínuo junto à comunidade, levando música a hospitais, instituições de acolhimento de idosos, escolas, celebrações religiosas e ações sociais.

Durante a noite comemorativa, a direção do coral destacou a importância de preservar e incentivar o canto coral como ferramenta de integração, expressão artística e transformação social. "São 24 anos construindo uma história por meio da música, promovendo encontros e compartilhando cultura. Este concerto foi uma celebração de tudo o que vivemos até aqui e do que ainda queremos construir nos próximos anos", ressaltou.

Ao longo de sua trajetória, o Coral Melodia participou de festivais, encontros nacionais e internacionais de corais e realizou apresentações em importantes espaços culturais, como o Teatro Guaíra, Teatro Positivo e Auditório Cláudio Santoro. O trabalho desenvolvido pelo grupo também recebeu reconhecimentos institucionais, entre eles o Diploma de Reconhecimento da Câmara Municipal de São José dos Pinhais, em 2019, e a Menção Honrosa da Assembleia Legislativa do Paraná, em 2024.

A apresentação de aniversário reforçou o compromisso do Coral Melodia com a difusão da música coral e a valorização da cultura, celebrando mais de duas décadas dedicadas à arte e à comunidade.

Foto: Arquivo Coral Melodia.

segunda-feira, 22 de junho de 2026

Show resgata nostalgia dos anos 80 e 90 em Curitiba

 

O Bailinho do Varal chega a Curitiba com uma proposta diferente, transformar a festa em uma experiência nostálgica, divertida e participativa, misturando música ao vivo, telão, brincadeiras de auditório e participação direta do público. A primeira edição acontece no dia 4 de julho de 2026, na Dhouse Curitiba, com abertura da casa às 20h e início do show às 21h30. A atração musical fica por conta da Banda Varal Do Wando, que comanda o palco com um repertório voltado para quem gosta de cantar, dançar e relembrar músicas que marcaram os anos 80 e 90.

Com o slogan “Tudo o que tocava nos programas de auditório”, o Bailinho do Varal resgata músicas, memórias e referências de uma época em que a televisão, os grandes comunicadores, os quadros musicais e as canções populares faziam parte da vida de milhões de brasileiros.

Mais do que uma festa com banda ao vivo, o Bailinho do Varal coloca o público dentro do espetáculo. Durante o evento, os convidados poderão escanear um QR Code pelo celular para enviar fotos, pedir músicas e mandar recados. Depois de aprovados pela produção, esses conteúdos aparecem no telão da festa em tempo real.

Entre os diferenciais da experiência estão as fotos dos convidados no telão, pedidos de música feitos pelo público, recados ao vivo e brincadeiras inspiradas nos programas de auditório clássicos, como dinâmicas no estilo “Qual é a música?”, “Porta da Esperança” e outras interações pensadas para divertir quem está na pista.

A proposta é criar uma festa leve, afetiva e descontraída, voltada principalmente para o público adulto que sente falta de uma noite com música boa, memória afetiva e clima de encontro. O Bailinho do Varal nasceu para quem quer sair, dançar, cantar junto e viver uma noite com cara de programa de auditório, mas com a energia de um baile ao vivo.

A referência ao universo de Wando aparece no nome, no repertório, no humor e na atmosfera da festa, que brinca com a memória popular brasileira e convida o público a participar da experiência do começo ao fim.

Diferenciais do Bailinho do Varal
* Show ao vivo com a Banda Varal Do Wando.
* Festa nostálgica com repertório inspirado nos anos 80 e 90.
* Slogan: “Tudo o que tocava nos programas de auditório”.
* Interação do público por QR Code.
* Fotos dos convidados exibidas no telão.
* Pedidos de música feitos pelo público durante a festa.
* Recados ao vivo exibidos no telão.
* Brincadeiras inspiradas em programas de auditório.
* Experiência pensada para público adulto.
* Conteúdo moderado pela produção antes de aparecer no telão.

SERVIÇO
Evento: Bailinho do Varal
Slogan: Tudo o que tocava nos programas de auditório
Data: 4 de julho de 2026
Abertura da casa: 20h
Início do show: 21h30
Local: Dhouse Curitiba
Endereço: Rua José Sikorski, 46 — Santo Inácio, Curitiba/PR
Atração: Banda Varal Do Wando
Ingressos — 2º lote: R$ 60 inteira + taxa / R$ 30 meia + taxa
Venda de ingressos: www.bailinhodovaral.site
Informações: (41) 98743-3027

Frio derruba estoques de leite materno e acende alerta nos bancos de coleta


Com a chegada do inverno e o aumento de viroses respiratórias, os estoques dos Bancos de Leite Humano (BLHs) sofrem uma redução média de 30% em todo o país. Para contrapor esse impacto sazonal, especialistas falam sobre a importância da doação desse alimento, que é insubstituível para recém-nascidos prematuros ou de baixo peso.

“Cada gota importa, pois um mililitro (1 ml) de leite humano já é o suficiente para nutrir um bebê vulnerável em seus primeiros momentos em uma UTI. E um litro de leite materno pode alimentar até 10 recém-nascidos por dia”, explica a médica pediatra Lilian Ferreira Shikasho, professora do curso de Medicina do Centro Universitário Integrado de Campo Mourão (PR).

Segundo a Rede Global de Bancos de Leite Humano da Fiocruz, no Brasil, cerca de 330 mil crianças nascem prematuras por ano e precisam da doação de leite, já que permanecem sendo assistidas nos hospitais e maternidades.

Múltiplos benefícios
O leite materno possui tudo o que o bebê precisa até os seis meses de vida. A ciência o reconhece como o alimento mais completo para o recém-nascido devido ao seu amplo espectro de benefícios: é rico em carboidratos, proteínas, lipídios, vitaminas, minerais e substâncias imunocompetentes (como a imunoglobulina A, enzimas e interferon).

“Ao amamentar, a mãe transfere anticorpos diretamente para o bebê, protegendo-o de doenças e evitando alergias ou problemas gastrointestinais graves. O ato de doar o leite materno também traz vantagens à saúde da doadora, pois a retirada do excesso estimula a produção contínua e estável, além de esvaziar as mamas adequadamente, aliviando o ingurgitamento mamário e prevenindo processos inflamatórios e infecciosos graves, como a mastite”, destaca Lilian.

“O leite materno também promove o desenvolvimento harmonioso da face, dos ossos e dos músculos orais, favorecendo o posicionamento correto de dentes e língua, além de estimular a sucção, a deglutição e a respiração coordenadas”, explica o cirurgião-dentista Manuel da Fonseca Rodrigues, professor do curso de Odontologia do Centro Universitário Integrado.

Como e onde doar em todo o país
O Brasil é considerado referência internacional na área e possui a maior e mais bem estruturada rede de bancos de leite do mundo.

O país conta atualmente com 239 bancos de leite em funcionamento, sendo 96 no Sudeste, 55 no Nordeste, 40 no Sul, 27 no Centro-Oeste e 17 no Norte. A localização dos BLHs e postos de coleta podem ser conferidas no link https://rblh.fiocruz.br/localizacao-dos-blhs

Rede de apoio no Paraná
Na Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão (Comcam), a grande referência é o Banco de Leite Humano do Hospital Santa Casa de Misericórdia de Campo Mourão. As lactantes de municípios vizinhos podem fazer o cadastro com a nutricionista ou enfermeira responsável pela saúde da mulher em sua cidade para receber o suporte logístico, que inclui a coleta agendada em domicílio, sem necessidade de deslocamento.

Para as mães residentes em outras localidades, a Secretaria de Estado da Saúde (SESA) disponibiliza o mapeamento digital completo com telefones e endereços na Tabela oficial da SESA-PR.

Dúvidas comuns
Para esclarecer as dúvidas frequentes sobre a doação de leite materno, os especialistas do Centro Universitário Integrado respondem aos questionamentos:

1) Quem está apta a doar?
Toda mulher que está amamentando, possui excedente de leite, apresenta boa saúde geral, tem exames pré-natais compatíveis com a amamentação e não utiliza medicamentos contraindicados, álcool, tabaco ou drogas está apta a doar. Porém, a prioridade absoluta deve ser a amamentação do próprio filho.

2) A doação enfraquece o organismo da mãe ou retira o cálcio dos dentes?
Não. O processo não afeta a estrutura dentária. O cálcio utilizado para a produção do leite provém da dieta equilibrada da mãe ou de suas reservas ósseas internas, nunca dos dentes.

3) Mulheres em tratamento odontológico podem doar?
Sim. Tratamentos de rotina e o uso de anestésico local comum (como lidocaína) é totalmente seguro, possui rápida metabolização e eliminação pelo organismo, não exigindo a interrupção da amamentação ou das doações.

4) A doação traz benefícios à própria mãe?
Sim. A retirada regular do excesso de leite via ordenha estimula fisiologicamente uma produção contínua e saudável, ajudando a manter a amamentação estável.

5) O leite doado vai direto para o bebê?
Não. Todo leite passa por um rigoroso processo de triagem, análise e pasteurização no Banco de Leite Humano antes de ser distribuído aos recém-nascidos.

6) Quem recebe o leite doado?
Os recém-nascidos prematuros ou de baixo peso que estão internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) neonatais brasileiras e não podem ser amamentados pela própria mãe.

7) É possível fazer a coleta em casa?
Sim, basta seguir os passos recomendados pelo Ministério da Saúde.

8) Qual a maneira correta para a extração de leite humano em casa?
-Escolha um local limpo, confortável e tranquilo;
-Massageie as mamas com as pontas dos dedos, fazendo movimentos circulares no sentido da parte escura (aréola) até o corpo;
-Segure a mama com a mão em formato de “C”;
-Firme os dedos e empurre para trás, em direção ao corpo;
-Aperte o polegar contra os outros dedos até sair o leite;
-Despreze os primeiros jatos de leite ou gotas;
-Posicione o frasco devidamente higienizado debaixo da aréola e inicie a retirada do leite da mama;
-Retire o leite até que a mama esvazie e fique mais maleável;
-Feche bem o frasco com a tampa;
-Coloque um rótulo com seu nome, a data e a hora da retirada
-Guarde o frasco em geladeira (no congelador)

9) Que quantidade do frasco deve ser preenchida?
O frasco pode ser preenchido até dois dedos antes da borda. Também é possível usar o mesmo frasco para coletas diferentes.

10) O que fazer caso o frasco não tenha sido preenchido em apenas uma extração?
Deve-se colocar o leite materno recém-retirado em um copo de vidro devidamente esterilizado e, depois, adicioná-lo ao frasco de leite materno que já está congelado.

11) Qual a maneira correta de armazenar o leite materno?
-O leite deve ser armazenado em frasco limpo e esterilizado;
-Lave um frasco de vidro e sua tampa de plástico rosqueável com água e sabão, retirando o rótulo e o papel de dentro da tampa;
-Coloque o frasco e a tampa em uma panela com água, cobrindo-os completamente;
-Ferva-os. Conte 15 minutos a partir do início da fervura;
-Escorra o frasco e a tampa com a abertura voltada para baixo, sobre um pano limpo, até secar;
-Feche o frasco sem tocar com as mãos na parte interna da tampa;
-Após a retirada do leite materno, coloque o frasco imediatamente no freezer ou congelador;
-O leite materno deve ser transportado a um Banco de Leite Humano antes do seu vencimento (até 15 dias após a primeira coleta).

12) A doação pode levar à escassez de leite para o próprio bebê?
Não. Sempre que o bebê mama ou o leite materno é extraído, mais leite é produzido (lei da oferta e da procura).