quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Os Modernos Brasileiros + 1 em Curitiba

Começa no dia 23 de setembro a exposição inédita no Brasil Os Modernos Brasileiros +1, no Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba. Composta por 58 obras, sendo na maioria peças originais, a mostra reúne objetos nunca expostos ao público e que serviram de base para o design contemporâneo, com conteúdo inédito de modernos designers e arquitetos, que ao longo do tempo se tornaram reconhecidos, não apenas pelo período de vivência no país, mas também por apresentarem uma arte brasileira.
Oscar Niemeyer, Gregori Warchavchik, Lasar Segall, John Graz, Flávio de Carvalho, Vilanova Artigas, Carlo Hauner, Geraldo de Barros, Giuseppe Scapinelli, Jean Gillon, Joaquim Tenreiro, Jorge Zalszupin, Lina Bo Bardi, Michel Arnoult, Sérgio Rodrigues, Zanine Caldas, Ernesto e Georgia Hauner e, Paulo Mendes da Rocha fazem parte dos “Modernos Brasileiros” que terão suas peças expostas, além de Carlos Motta que é o motivo para o título da mostra ter o acréscimo “+1”. Isso porque Motta ficou conhecido como o contemporâneo que se tornou moderno pela aplicação de madeiras recicladas, com marcenaria artesanal, assim como os modernos. Juntamente com esses trabalhos, a mostra representa a memória e história do início do design de mobiliário brasileiro.
A maioria desses arquitetos tinha apenas opções para fazer decoração com peças inspiradas no período de “Luízes” e passaram a desenhar seus próprios projetos de móveis para ambientar suas casas modernistas. O grupo pesquisou junto às famílias dos arquitetos e ouviu muitos depoimentos e histórias. Ao comentar isto com Maristela de Mello e Silva, diretora do MON, nasceu a ideia de reunir essas e outras peças em uma mesma exposição.“O critério de seleção das obras foi o diferencial, não expor o que todos já conhecem”, explica Consuelo. A pesquisa total durou três meses, sendo um mês de seleção em São Paulo, onde a curadora visitou parentes dos artistas e colecionadores de arte. Um trabalho minucioso que teve a ajuda de outros nomes, como Carlos Warchavchik, que participa da curadoria parcial, já que escolheu as peças mais representativas da casa de seu avô Gregori. Esses objetos serviram para três gerações, e foram vistos somente na abertura da Casa Modernista em São Paulo. Já as peças de Michel Arnoult foram escolhidas de dentro da casa de Annick, filha do artista, como por exemplo, a Mesa Lateral, que nunca foi exposta.
A exposição é uma realização da produtora Planeta Brasil, comandada por Consuelo e seu filho, Patrik Cornelsen e, acontece paralelamente a Bienal Brasileira de Design 2010, que também ocorrerá em Curitiba.


SERVIÇO: Os Modernos Brasileiros + 1
Data: Do dia 23 de setembro a 28 de novembro
Horário de atendimento: De terça-feira a domingo das 10h às 18h
Local: MON – Museu Oscar Niemeyer
Endereço: Rua Marechal Hermes, 999, Centro Cívico, Curitiba-PR
Ingressos: R$ 4,00 (inteira) e R$ 2,00 (estudantes). Compra de ingresso até 17h30
Informações: (41) 3350-4400
Realização: Planeta Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário