segunda-feira, 18 de abril de 2011

Arragui Bistrô inaugura em Curitiba



Casa une o requinte do bistrô francês com aperitivos nipo-latinos, sob o conceito batizado de “bistrobar”
Uma experiência única da mistura de sabores, da integração das culturas francesa, japonesa, peruana e porto-riquenha em um só lugar. Um local onde se pode apreciar a clássica culinária do país europeu com um belo vinho, ou apenas fazer um happy hour com amigos degustando aperitivos nipo-latinos e boas cervejas.
Assim é possível apenas iniciar a descrição do Arragui Bistrô, tão rico em detalhes, da gastronomia à arquitetura, dos empresários Armando Fuoco, Raul Carrasquillo e Guilherme Lobo. A casa abriu suas portas em Curitiba, no bairro Mercês, no dia 14 de abril e promete encantar o público com a energia dos sabores.   



“A ideia do Arragui é oferecer pratos principais seguindo à risca as técnicas francesas e aperitivos especialmente preparados para um happy hour de alta gastronomia, com um mix de sabores exóticos, porém delicados, que fazem parte da culinário nipo-latina. Batizamos este mix de ‘bistrobar’, ou seja, a união, em um mesmo ambiente, da culinária requintada do bistrô com boas cervejas e aperitivos de um bar”, explica o renomado chef de cuisine e um dos sócios do Arragui, Raul Carrasquillo. 



Experiência é o que não falta no currículo de Carrasquillo. O chef norte-americano é formado na renomada faculdade francesa de gastronomia Le Cordon Bleu, onde se especializou em culinária internacional. Nos Estados Unidos, trabalhou ao lado dos chefs Wolgang Puck e Todd English, quando teve a oportunidade de cozinhar para celebridades como Andy Garcia, Michael J. Fox, James Belushi, integrantes da banda Metallica e Tiger Woods. Atualmente, empresta seu talento para as casas do Trovatta Risoteria, em Curitiba. E é do Trovatta que deriva mais um sócio e chef do Arragui, Armando Fuoco, que leva para a nova casa sua experiência de anos no mercado gastronômico curitibano. 
Não existe cardápio impresso no Arragui. Tudo está exposto em Ipads, e cada mesa tem o seu. Assim, é possível visualizar as fotos de todas as delícias antes de escolher o pedido, que já vai direto para uma central, sem a necessidade de chamar o garçom. As estrelas são os aperitivos, cujos principais ingredientes são os frutos do mar. Os destaque são os Tiraditos, os Tacos Japoneses e o Ceviche. Os Tiraditos são preparados a partir de uma combinação inusitada de sashimis ao estilo peruano, ou seja, são cortes de peixes semelhantes aos da culinária japonesa, regados com temperos e sabores do país latino. Um exemplo é o Tiradito de Robalo, que leva molho de limão e azeite trufado. Já o Ceviche, típico prato peruano frio, feito de frutos do mar crus ou pré-cozidos, ganha no Arragui uma receita com Tostones, composta do ceviche de peixe branco servido com uma espécie de “discos” de banana fritos.
Engana-se quem lê “Tacos Japoneses” no cardápio de aperitivos e acredita se tratar de algum tipo de taco nipo-mexicano. Na verdade, são aperitivos preparados com a massa wonton, típica do pastel japonês, em formato de taco, com recheios de salmão, atum ou camarão. Agora, se a vontade for aperitivar algo diferente de frutos do mar, o Arragui também tem essa opção, com os Brochetes (espetos), de porco e mignon, além das saladas.
Entre as receitas do bistrô francês, as opções variam entre carnes brancas, vermelhas e frutos do mar. Destaque para o Le Canard (coxa sobre coxa de pato assado no vinho, desfiado e salteado com massa papardelle). A casa oferece uma carta de vinhos com 45 rótulos, além de chopp e cervejas importadas.  

Nas imagens os sócios e chefs, a família, os amigos e convidados da imprensa que estiveram na inauguração.






Nenhum comentário:

Postar um comentário