quarta-feira, 6 de abril de 2011

Cultura de Portugal nas mesas brasileiras

Famosa lenda do Galo de Barcelos inspira indústria paranaense de porcelanas finas de mesa


Certamente todos os portugueses e muitos brasileiros já ouviram falar na lenda do Galo de Barcelos, que – feito de barro colorido - é considerado um dos símbolos mais importantes de Portugal.

Segundo a lenda, os habitantes da cidade de Barcelos ficaram instigados com um crime que não sabiam quem havia cometido. Depois de investigações, um homem acabou tornando-se o principal suspeito da ocorrência e foi preso pelas autoridades, mesmo com seus juramentos de inocência. Condenado à forca, o homem que continuava afirmando sua inocência, apontou para um galo assado e disse: “é tão certo eu estar inocente como certo é esse galo cantar quando me enforcarem”.

O juiz responsável pelo caso ignorou a manifestação, mas, quando o homem estava prestes a ser enforcado, o galo ergueu-se na mesa e começou a cantar. Com isso, o juiz compreendeu seu erro, correu para a forca e, por sorte, viu que o homem estava salvo graças a um nó mal feito. O homem foi imediatamente solto e pode ir embora.

A partir disso, foi criada então a lenda do Galo de Barcelos. Hoje, o galo virou símbolo do país e está presente nas mais diversas formas de manifestações. A lenda foi tão divulgada e comentada entre as pessoas que o assunto também chegou ao Brasil e virou moda na decoração de objetos e utensílios de cozinha.
A indústria paranaense Germer Porcelanas Finas – localizada em Campo Largo (PR) – lançou neste ano uma nova decoração para suas porcelanas.A linha decorada “Galinho Português” – composta por pratos e xícaras - traz ao mercado uma opção de porcelana divertida e funcional, produzida com matérias primas brasileiras e toques especiais das tradições portuguesas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário