quarta-feira, 13 de julho de 2011

Encontro entre representantes do capital japonês do estado e governantes do Paraná


Contando com as presenças de empresas como Denso, Furukawa, Kurashiki, Harima, Sysmex, Kayaba, Hamaya e Toshiba, a Câmara do Comércio e Indústria Brasil Japão do Paraná realizou ontem, quinta-feira (07), o primeiro encontro entre representantes do capital japonês instalados no estado e o Governo do Paraná.


O encontro teve por objetivo integrar o empresariado japonês com os mais recentes projetos elaborados pelo governo em prol do desenvolvimento da indústria e comércio.

Convidado para palestrar sobre o referido tema, o ex-prefeito de Curitiba por duas ocasiões e atual secretário de Estado do Planejamento, Cássio Taniguchi, falou sobre as metas do governo Beto Richa para ambos os setores, abrangendo diversas áreas como infraestrutura, logística, educação, evolução demográfica, economia e comércio exterior.

Taniguchi, que também é conselheiro da câmara japonesa do Paraná, destacou ainda o período de bônus demográfico em que o estado estará inserido entre os anos de 2019-2022, quando passaremos por um aumento na população economicamente ativa em detrimento a diminuição de idosos e crianças, momento crucial para o desenvolvimento da nossa economia. "O chamado "bônus demográfico" é um fenômeno populacional que acontece apenas uma vez na história de uma determinada nação. Por isso uma das principais metas da atual gestão é dar pleno enfoque à educação e a qualificação das crianças e jovens paranaenses, para que até lá estejamos preparados para aproveitar ao máximo este singular cenário, transformando e melhorando não só a vida dos nossos cidadãos, mas toda a nossa economia".
Hiroshige Shinbo, presidente da Denso do Brasil, salientou a importância do evento para a empresa e demais investidores japoneses no estado, incentivando novos encontros. "O evento proposto pela câmara japonesa do Paraná é extremamente válido, pois abre um canal de diálogo entre os representantes do capital japonês e Governo do Estado. Espero que novos encontros como este sejam promovidos no futuro".
Já o Cônsul Geral do Japão em Curitiba, Noboru Yamaguchi, parabenizou a câmara pela iniciativa. "Esta ação promovida pela Câmara do Comércio e Indústria Brasil Japão do Paraná é mais um exemplo dos trabalhos realizados pela entidade na busca pelo estreitamento das relações bilaterais Paraná-Japão. Registro aqui os meus parabéns a todos os envolvidos na realização deste belo evento".


Para o diretor da câmara, Fujio Takamura, o sucesso deste tornou-se um pré-requisito para a realização de novos encontros. "Apesar da expressiva presença de representantes das empresas japonesas instaladas em nosso estado, muitos não puderam comparecer por uma questão de indisponibilidade de agenda. Contudo, deixaram claro o interesse neste tipo de promoção, e relevando este acentuado grau de receptividade, já estamos considerando a realização de novos encontros com outras secretarias".
De acordo com o deputado estadual e diretor para Assuntos Governamentais da câmara, Teruo Kato, o evento cumpriu seu objetivo. "Até em função das disparidades culturais, o empresário japonês não consegue estreitar relações com o governo do estado e seus representantes. E é aí que insere-se o trabalho desenvolvido pela câmara. Por isso, esta ação vai de encontro com as necessidades de ambos os setores, tanto do público quanto do privado, na manutenção harmoniosa desta relação que, sem dúvida, continua gerando boas oportunidades comerciais para as empresas japonesas e emprego e renda para os paranaenses" completou.
O evento contou ainda com as presenças do secretário de Estado da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul, Ercílio Santinone, do presidente da Comec, Rui Hara, e do vereador Jorge Yamawaki.

Nenhum comentário:

Postar um comentário