terça-feira, 17 de junho de 2014

Gravidez após os 30 anos de idade exige cuidados especiais

Especialista da Paraná Clínicas orienta mulheres para uma gestação com menos riscos


Embora os novos tempos tenham feito com que as mulheres adiem a gravidez, é a natureza que continua falando mais alto. Os avanços da ciência já permitem algumas interferências, mas os fatores fertilidade e segurança são determinantes para apontar a hora de ser mãe. O ginecologista e obstetra André de Paula Branco, médico credenciado da Paraná Clínicas Planos de Saúde Empresariais, diz que esses fatores começam a pesar a partir dos 35 anos de idade.

Em relação à fertilidade, ele explica que desse momento em diante se observa uma queda importante das reservas de folículos nos ovários. Isso quer dizer que a taxa de fertilidade é cada vez menor, condição que se acentua a partir dos 40 anos de idade.

No que diz respeito à segurança, há dois problemas nas gestações de mulheres com mais de 35 anos de idade. Para a mãe, cresce o risco de doenças associadas à gravidez, como diabetes gestacional e hipertensão arterial. Para o bebê, é maior o risco de alterações genéticas. Há uma série delas, mas a mais comum é a Síndrome de Down. André de Paula Branco lembra, ainda, que “há alterações genéticas que não são compatíveis com a vida e, por isso, a taxa de abortos é maior a partir dos 35 anos”.

Vigilantes – Mas tudo isso não quer dizer que a gravidez esteja restrita às mulheres mais jovens. Branco, conta que já atendeu uma paciente que teve o primeiro filho aos 40 anos e o segundo aos 44. “Foram gestações tranquilas. As gestantes maduras são mais conscientes e encaram a gravidez com muito mais vigilância”.

No pré-natal, diz o médico, é muito relativo considerar uma gestação de 35 ou 40 anos como de alto risco. Em geral, completa o especialista, convenciona-se nomear de gestação de alto risco aquela que ocorre por volta dos 40 anos. Isso é feito para que a gestante tenha mais cuidado e atenção, embora não queira dizer que todas terão problemas.

Sobre a Paraná Clínicas Planos de Saúde Empresariais

Há mais de 45 anos no mercado, a Paraná Clínicas Planos de Saúde Empresariais oferece soluções em saúde para seus clientes. Atualmente possui cinco Centros Integrados de Medicina (CIM), que estão localizados nos bairros Batel (única Unidade Infantil de plano de saúde que oferece atendimento exclusivo 24 horas em Curitiba), Água Verde e Cidade Industrial de Curitiba (CIC), além de outros dois nos municípios de Araucária e São José dos Pinhais.

O CIM - Água Verde, por sua vez, possui mais de 80 consultórios médicos, realiza consultas a partir de 35 especialidades médicas e está posicionado como o primeiro empreendimento da capital paranaense a atender 100% das normas da Secretaria Municipal do Meio Ambiente. Já o CIM - CIC, localizado no bairro mais populoso de Curitiba e polo industrial da cidade, foi ampliado em 2013 e, agora, conta com 1.300 m² de área total, com capacidade para realizar consultas médicas eletivas em diversas especialidades e, ainda, de urgência e emergência em clínica geral, ginecologia e pediatria. Outra inovação da Paraná Clínicas é o Hospital Dia, projetado para oferecer o que existe de mais moderno em procedimentos cirúrgicos de baixa-complexidade e que possui 17 leitos. Mais informações em www.paranaclinicas.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário