sexta-feira, 13 de junho de 2014

Opções saudáveis para manter a forma no inverno


Nutricionista da Onodera Estética fala sobre o consumo consciente de carboidratos e ensina duas receitas da sopa detox

É biológico. No inverno nosso corpo necessita de mais energia para se manter aquecido e, com isso, o consumo de carboidratos costuma aumentar. É aquela vontade louca de comer uma lasanha ou se jogar no chocolate. Para evitar os deslizes nesse período do ano, o ideal é optar por massas integrais, sopas de legumes e, caso já tenha enfiado o pé na jaca, eliminar os excessos com uma sopa desintoxicante.

Segundo Patrícia Vicentini, nutricionista da Onodera Estética, com o gasto de energia extra durante essa época do ano, o consumo de carboidratos na quantidade ideal para manter o corpo aquecido se torna imprescindível. “A necessidade diária da substância varia de individuo para indivíduo, mas seu consumo fica em torno de cinco a nove porções por dia. O excesso será armazenado no organismo em forma de gordura”, explica.

Para evitar o ganho de peso decorrente da ingestão excessiva de carboidratos, a nutricionista aconselha o consumo de massas integrais e sopas de verduras e legumes. “Além de melhorar o funcionamento intestinal e consequentemente a absorção de vitaminas, os grãos integrais atrasam o esvaziamento gástrico, proporcionando sensação de saciedade por mais tempo. Já os legumes e verduras são ricos em vitaminas, minerais e fibras e possuem baixo teor calórico”, acrescenta Patrícia.

Quem já extrapolou e quer eliminar os excessos também conta com a opção da sopa desintoxicante. “Composto por folhas escuras, vegetais crucíferos, raízes, sementes, grãos e leguminosas, o alimento é responsável pelo melhor funcionamento do fígado, fundamental na metabolização e eliminação das toxinas, sacia a fome, além de ser fonte de proteína magra e gordura boa, substâncias que também contribuem para manter o corpo em boa forma”, finaliza a nutricionista.

Para obter melhores resultados, a profissional ainda indica a combinação da sopa detox a um cardápio sem produtos refinados, sem excesso de sal, açúcar, gorduras ruins e aditivos (produtos industrializados), além de bebidas alcoólicas.


Receitas:

SOPA DE MANDIOCA E BRÓCOLIS

Ingredientes

1 col. (sopa) de azeite

1 ½ dente de alho amassado

1 cebola pequena ralada

4 pedaços médios de mandioca

1 brócolis americano pequeno, separado em buquês

2 col. (sopa) de salsa picada

Água fervente

Sal, pimenta rosa, linhaça triturada e gergelim preto a gosto

1 xíc. (chá) de tofu em cubos

Modo de fazer

Em uma panela funda, aqueça parte do azeite e refogue o alho, a cebola, a mandioca, o brócolis e a salsa. Cubra os legumes com água e cozinhe al dente. Deixe amornar e bata no liquidificador. Adicione sal e volte a aquecer. Em uma frigideira, aqueça o restante do azeite e grelhe o tofu. Sirva com o tofu e polvilhe com pimenta, linhaça e gergelim.

Rende: 3 porções

Calorias por porção: 280 Kcal


SOPA DE INHAME, LEGUMES E ERVILHA

Ingredientes

1 col. (sopa) de azeite

1 cebola pequena ralada

1 ½ dente de alho amassado

2 tomates sem pele em cubos

2 inhames médios em cubos

2 cenouras médias em cubos

1 xíc. (chá) de abobrinha em cubos

2 col. (sopa) de manjericão fresco

Água fervente

2 xíc. (chá) de ervilha fresca (pode ser congelada)

2 xíc. (chá) de rúcula picada

Linhaça triturada e gergelim branco a gosto


Modo de fazer

Em uma panela funda, aqueça metade do azeite e refogue a cebola e o alho. Acrescente o tomate, o inhame, a cenoura, a abobrinha e o manjericão e refogue por mais alguns minutos.

Adicione água fervente até cobrir os legumes e, assim que eles estiverem al dente, retire do fogo e espere amornar. Bata no liquidificador e reserve. Na mesma panela, refogue a ervilha com o restante do azeite e junte os legumes batidos. Acrescente sal e deixe ferver por 2 minutos. Sirva com a rúcula e polvilhe com pimenta, linhaça e gergelim.

Rende: 3 porções

Calorias por porção: 265 Kcal


SOBRE A ONODERA:

Há quatros anos estabelecida em Curitiba (PR), a Onodera Estética conta com duas unidades na cidade: Batel e Juvevê. Comandadas pelo empresário Marcos Godoy, as clínicas fazem parte de uma rede de franquias que há mais de 30 anos destaca-se por inovações, qualidade de atendimento e tecnologia em tratamentos estéticos. Hoje são mais de 57 clínicas espalhadas por toda a São Paulo, interior e outros estados e mais de 500 mil mulheres atendidas desde o começo da sua história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário