Manuela Barros em uma das competições que participou |
Nesta última década, o hábito de praticar atividades físicas ganhou muitos adeptos, aumentando assim a procura por academias. Paralelamente cresceu também o mercado de suplementos. Hoje, a suplementação não é exclusividade de atletas de alto nível, quem está iniciando na prática esportiva também busca as cápsulas como aliadas. Mas o inverso, como a ausência de atividade física combinada com a suplementação, de acordo com o professor de educação física da Hype Fitness, Fabiano Sotomaior, pode ser perigoso: “O excesso de suplemento sem gasto de energia pode ser perigoso, pois pode sobrecarregar órgãos importantes, como os rins, por exemplo”, alerta.
De maneira geral, a necessidade de nutrientes de atletas só difere em quantidade da recomendação para sedentários. A suplementação é indicada quando a ingestão de alimentos não consegue alcançar as necessidades, ou mesmo se estas forem muito aumentadas, o que vai depender da frequência dos treinos e da atividade escolhida. Em algumas situações, o suplemento pode ser associado a uma refeição para garantir o aumento de um nutriente específico, para tornar a dieta mais viável dentro da rotina diária de cada atleta ou para melhor a absorção de determinado nutriente.
“Além de melhorar a performance, a suplementação auxilia nos casos de aumento de massa magra (hipertrofia) e no aumento do metabolismo, garantindo resultados positivos e seguros”, afirma Sotomaior.
Indicações
A suplementação pode ser indicada para qualquer tipo de pessoa, desde que acompanhada por um profissional e associada a uma dieta planejada de acordo com a modalidade esportiva escolhida. “Qualquer pessoa que esteja com a sua saúde equilibrada, os portadores de diabetes, intolerância à lactose, celíacos, necessitam de uma orientação direcionada por um profissional”, diz o professor de educação física. Entre os benefícios proporcionados pela suplementação, além da queima de gordura, está a reposição de vitaminas e minerais. “Há a melhora do sistema energético, melhora da performance, desenvolvimento muscular para quem busca a hipertrofia, queima de gordura para quem busca o emagrecimento e a reposição de vitaminas e minerais, que proporcionam o melhor funcionamento do organismo”, conclui Sotomaior.
Prática esportiva
O gosto pela prática esportiva sempre esteve presente na vida da atleta da Hype Fitness, Manuela Barros, mas desde 2013, incentivada por amigos e professores, Manuela partiu para as competições de fisiculturismo na categoria Wellness. “Comecei a competir em 2013, mas sempre treinei de maneira intensa, não mudei meu ritmo por causa das competições. Treino no mínimo uma hora por dia de musculação e exercícios aeróbicos, como escadaria e esteira”, diz Manuela.
Entre os títulos que coleciona, estão o de Vice-campeã paranaense na categoria Wellness em 2013, Top 5 Sul-brasileiro, também em 2013, Campeã Arnold Classic Brasil 2014 e Campeã paranaense 2014.
Para manter o corpo e evitar as famosas escorregadas na dieta, Manuela alia a suplementação a uma dieta balanceada. “Como regradamente de três em três horas, e levo minha marmita para onde for. É sagrado. Minha dieta, basicamente, é uma porção de proteína e uma de carboidrato. Na parte de proteínas, utilizo peixe, frango, ovos e, de vez em quando, uma carne vermelha magra. Os carboidratos que eu costumo consumir são a batata doce, arroz integral ou macarrão integral. Em semanas próximas a competição, normalmente corto os carboidratos e aumento a ingestão de proteína”, afirma Manuela.
A suplementação correta
Para orientar o consumidor e garantir maior controle, o Ministério da Saúde divide os suplementos em grupos. Conheça a seguir as funções de cada um deles:
Energéticos: Fornecem basicamente energia, vinda de carboidratos, e são encontrados em pó ou gel. São exemplos: maltodextrina, dextrose.
Proteicos: Indicados para completar a ingestão proteica da dieta. Podem ser encontrados em pó, gel ou barra. Fazem parte do grupo a Albumina, a Caseína e o Isolado Proteico de soja.
Compensadores: Contém carboidratos, proteínas e lipídios, além de vitaminas e minerais. Encontrados em pó ou líquido.
Repositores: São bebidas esportivas com o objetivo de repor água, eletrólitos e carboidratos de forma mais rápida, evitando a desidratação de uma atividade intensa/longa. Indicado para corredores, ciclistas.
Aminoácidos: Aminoácidos indicados para aumento da massa muscular. Como exemplo temos os BCAAs, nome dado aos aminoácidos da cadeia ramificada, Leucina, Isoleucina e Valina. Os BCAAS são indicados para recuperação muscular e para exercícios de longa duração.
Vale lembrar: o consumo de suplementos e a prática de atividades físicas deve ser orientada por um profissional especializado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário