quarta-feira, 2 de julho de 2014
Palladium promove plantio de 1,5 mil Araucárias em Campo Magro
Ação faz parte do programa Carbono Zero, que é realizado pelo Shopping desde 2010 e está em sua 3ª etapa
O Palladium Shopping Center iniciou o plantio de 1500 mudas de Araucárias na região de Campo Magro (PR), nesta sexta-feira (27). Cerca de 30 crianças, de oito a 12 anos, da Escola do Campo Professora Mercedes Marques dos Santos, deram início à maratona do plantio das árvores. Além dos alunos da comunidade, também estiveram presentes o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Alvir Jacob, e seus assessores, além dos donos da propriedade que receberam as mudas, Douglacir e Leonice Oliveira, representantes do Palladium e da Roadimex, parceira do Shopping nesse programa. A ação foi realizada por meio do Programa Carbono Zero, existente desde 2010. A intenção é que todas as araucárias estejam plantadas até o dia 21 de setembro, quando é comemorado o Dia da Árvore.
O objetivo do Programa, desde que foi criado, é restaurar e preservar a mata no entorno dos principais mananciais de abastecimento de água de Curitiba. Segundo o secretário, “a iniciativa demonstra muita responsabilidade em relação aos recursos vitais, a água, a terra, a flora, a fauna e o ar”. Ele completa ainda com a informação de que a área escolhida, na região de Ouro Fino de Baixo, pertence à Área de Preservação Ambiental do Rio Açungui, a segunda maior reserva de água potável da Região Metropolitana de Curitiba. “O programa Carbono Zero é fantástico e deveria servir de exemplo para todos os centros comerciais de Curitiba e Região, pois essa mobilização volta a atenção para as questões socioambientais”, finaliza Jacob.
Para o dono da propriedade que está recebendo as mudas, existe uma série de pontos positivos nessa ação que o Shopping está promovendo, em parceria com a secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Campo Magro. “Para nós é uma honra poder concentrar esse volume de araucárias, uma árvore símbolo do Paraná e que está ameaçada, em nossa propriedade. Outra questão importante é ter a oportunidade de trazer as crianças para que elas tenham esse contato e essa consciência desde cedo. Elas são o nosso futuro e, por meio dessas iniciativas, deixamos exemplos socioambientais”, completa Oliveira.
O plantio das 1500 araucárias, alusivas à segunda etapa do projeto, foram doadas pelo Instituto Ambiental do Paraná e consiste na segunda fase da iniciativa promovida pelo Shopping, para marcar o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 5 de junho. A primeira etapa do projeto deste ano consistiu em um evento, promovido pelo Shopping, a Florestinha Palladium, que envolveu crianças de 3 a 12 anos, em atividades ligadas às ações de sustentabilidade realizadas pelo Palladium. As 1500 mudas das Araucárias correspondem ao número de crianças que compareceram ao evento. Após participarem de atividades educativas, elas foram presenteadas com um certificado informando que o Shopping plantaria uma Araucária por elas. A opção pelas Araucárias é pelo fato de ser um símbolo forte de Curitiba e por estarem ameaçadas.
“É muito gratificante realizar ações por meio do projeto Carbono Zero. As parcerias que firmamos com as prefeituras, como foi o caso de Campo Magro, torna possível concretizar até o fim as nossas intenções para com o meio ambiente, com o resgate do gás carbônico e recuperação da mata ciliar, por meio destas árvores que seguramente chegarão à vida adulta. Todos os anos, desde o início, procuramos envolver a comunidade, as crianças e os órgãos competentes. Nosso objetivo é seguir e, em breve, colher bons frutos por meio das ações viabilizadas pelo Programa. É válido ressaltar que a responsabilidade do Shopping não se encerra aqui. O Palladium se envolve em todas as fases do processo para garantir o sucesso das ações que realizamos”, finaliza a coordenadora de Comunicação do Palladium, Karine Delmonego.
Carbono Zero
O projeto nasceu em 2010, a partir da preocupação do Palladium Shopping Center em praticar ações sustentáveis e envolver a todos com o propósito da mudança comportamental. O reconhecimento da atitude do Shopping vem por meio das inúmeras premiações conquistadas desde o princípio. O Palladium é o primeiro shopping Ehco Lixo do Brasil, reciclando, inclusive o lixo orgânico, como, por exemplo, o óleo utilizado pelos restaurantes da Praça de Alimentação e do Espaço Boulevard, que é transformado em sabão em pasta.
Na primeira edição, o Carbono Zero envolveu a prefeitura de Pinhais, atuando na recuperação e preservação das áreas de mananciais que abrangem os rios Iraí e Palmital. Na ocasião, o Shopping plantou 3000 mudas de árvores e, assim como vai ocorrer em Campo Magro, o processo foi acompanhado para garantir que as áreas não sejam mais vítimas de degradação e, também, para que as mudas plantadas cheguem a idade adulta. Ainda nessa edição, 5000 mudas foram entregues aos consumidores.
A segunda edição do Carbono Zero, assim como as demais também envolveu a comunidade e distribuiu 3000 mudas de goiabas vermelhas para serem plantadas no local de preferência.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário