Em outubro, a 4ª Expo Sem Glúten acontecerá na Feira Vivercom com aulas, palestras, exposição e comercialização de produtos para quem precisa ou quer conhecer mais sobre a alimentação sem glúten
Retirar o glúten da alimentação, atualmente, não é apenas um hábito – exclusivo e necessário – de quem tem intolerância à substância. Os benefícios de não ingerir glúten estão sendo descobertos também por quem escolhe retirá-lo do cardápio. E, para auxiliar quem precisa de mais informações sobre assunto, ou mesmo para quem quer conhecer as novidades da área, acontecerá, de 2 a 5 de outubro, a 4ª Expo Sem Glúten, durante a feira Vivercom, no Expo Renault Barigui (Parque Barigui), em Curitiba.
Organizada pela Associação dos Celíacos do Paraná (Acelpar), a 4ª Expo Sem Glúten levará à Vivercom expositores de produtos sem glúten e sem lactose, palestras e cursos de culinária sem glúten, além da divulgação, pela Acelpar, de materiais informativos sobre a doença celíaca (intolerância ao glúten). O glúten é a principal proteína presente no trigo, aveia, centeio, cevada, e no malte (subproduto da cevada). A ingestão de alimentos com este tipo de proteína pelos celíacos se torna tóxica e provoca lesão no intestino delgado, impedindo a adequada absorção dos alimentos.
Para facilitar o entendimento sobre o tema, acontecerão, duas palestras no dia 5 de outubro. Na primeira, às 17h, o nutricionista, naturopata e sanitarista, Javier Andrés Vilanova, apresentará aos participantes a palestra “Conhecendo os protagonistas na origem e no agravamento da doença celíaca”. A palestra tem como objetivo refletir e identificar, de forma clara e simples, algumas das práticas, no dia a dia das pessoas, que podem levar a essa doença e a outras relacionadas.
Paralelamente, Vilanova apresentará um panorama dos setores industrial, tecnológico e agrícola ― que participam de forma direta com ingredientes e elementos de clara identidade patológica degenerativa. A prevenção e a redução, de forma parcial, dos níveis de incidência da doença também serão abordadas durante a palestra. Vilanova participa, nos últimos 20 anos, de dezenas de eventos técnicos, científicos e acadêmicos na França, Alemanha, Canadá, Israel, Holanda, Suíça, Áustria e Estados Unidos.
Em seguida, ainda dia 5, às 18h, a palestrante e nutricionista clínica funcional, Danusa Yanes, irá conversar com os convidados sobre “Como envelhecer com saúde”. A palestra irá abordar a luta pelo envelhecimento saudável, os benefícios de aderir a uma alimentação saudável, de que formas as escolhas de hoje determinam a saúde no futuro e as estratégias para um envelhecimento saudável. Além das palestras, o público poderá participar também, durante o evento, de cursos de culinária sem glúten. Os cursos acontecerão durante todos os dias da Vivercom, nos seguintes horários: às 14h30; às 16h30; às 18h30; e às 20h30 (no domingo, o curso das 20h30 não será ministrado).
Nenhum comentário:
Postar um comentário