sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Desculpe, não ouvi



Livro conta a experiência de jornalista que perdeu a audição na infância e passou por um implante coclear

No dia 8 de novembro, às 17 horas, a jornalista Lakshmi Lobato lança em Curitiba, na Academia Hype Fitness o livro Desculpe, não ouvi!

A obra conta a história de Lak, que perto de completar 10 anos de idade, perdeu a audição enquanto dormia. Lakshmi Lobato nasceu sem nenhuma característica diferente da maioria das crianças. Um dia, a poucas semanas de completar 10 anos, acordou surda. Havia perdido a audição, subitamente, durante a noite. O diagnóstico: perda bilateral, profunda e irreversível. Diante dessa sentença, com a qual teve que lidar aos 10 anos de idade, pensou: "a vida vai ter que continuar".

"Eu nunca utilizei a língua de sinais. Meu idioma materno é o português falado e escrito. Não tenho qualquer identificação com a LIBRAS e, por isso, não escrevo sobre ela. Durante 26 anos, fui usuária exclusiva da leitura labial. Essa era a minha forma de comunicação e foi suficiente para que eu estudasse e me formasse em publicidade e propaganda", afirma Lak.

E a jornada da escritora não parou por aí. Ela estudou espanhol em Madrid e francês, no Brasil, casou e atualmente trabalha com comunicação interna em São Paulo.

O sentido da audição

"No entanto, à revelia de todas as minhas conquistas, eu sentia falta de ouvir. Sempre fui uma pessoa extremamente auditiva. O som me inspira, me motiva, me dá prazer", diz Lak. O tempo foi passando e mais de vinte anos depois de perder a audição, Lak se deparou com uma tecnologia que talvez pudesse devolver sua capacidade de ouvir: o implante coclear.
"Em outubro de 2009, então com 32 anos de idade, fui submetida à cirurgia do Implante Coclear, no ouvido esquerdo. Como a minha cóclea não estava em bom estado, o resultado não foi considerado um sucesso do ponto de vista médico, mas foi um sucesso do ponto de vista emocional. Eu ouvia os sons ambientes e era capaz de discriminar a maioria deles, mas ainda dependia da leitura labial. Mesmo assim, amei o resultado", conta ela.
Três anos depois, Lak fez uma nova cirurgia, no ouvido direito, que teve o resultado perfeito. "Hoje sou capaz de ouvir música, de entender uma conversa sem ler os lábios das pessoas, fazer breves ligações ao telefone", conta, emocionada.

De blog a livro

Por conta da redescoberta do mundo, Lak decidiu contar sua história na internet, num blog chamado “Desculpe, não ouvi!”, onde relata sua experiência de vida e troca informações sobre os grupos a que pertence: surdos oralizados e usuários do implante coclear e outras tecnologias auditivas. Graças ao sucesso do blog em divulgar um assunto pouco conhecido pela maioria, através de uma narrativa sensível e poética, sem vitimização, nasceu a ideia de transformar este blog em livro.
Desculpe, não ouvi! é um livro para ler com um sorriso no rosto e os ouvidos bem atentos para um universo sonoro que nos rodeia.

Sobre Lak Lobato

Carioca de 37 anos, criada em São Paulo e formada em Comunicação Social pela Universidade Anhembi Morumbi, a autora do blog “Desculpe, não ouvi! “ é surda oralizada desde os 10 anos e usuária do implante coclear bilateral depois de mais de duas décadas de silêncio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário