Ação será realizada no VITA Batel Crédito:Rafael Danielewicz/Central Press |
Os voluntários do grupo Doadores D’Alegria visitam pacientes do Hospital VITA Batel neste sábado (11). O projeto, realizado desde 2013 no Hospital, tem o objetivo de promover ações humanizadas, através de atividades que valorizem as emoções, crenças e peculiaridades dos indivíduos. A ideia da ação é proporcionar a quem está internado um cuidado além da doença, agregando qualidade na atenção a pacientes e familiares. O projeto conta com o apoio da equipe de Psicologia do hospital e acontece entre 11h e 13h.
As atividades são desenvolvidas nas alas de internação e UTIs, a partir da interação com os "clows". A participação, ou não, fica a critério do paciente e é respeitada pelos voluntários. Dentre as brincadeiras estão a utilização de músicas, histórias, bexigas e outras atividades que exploram novas formas de comunicação, sempre trabalhando com técnicas e métodos de improviso, trazendo o riso e a alegria ao ambiente. A próxima visita do grupo acontecerá no dia 09 de maio no Hospital VITA Curitiba.
Doadores D'Alegria
O grupo foi formado em 2009, na Primeira Igreja Batista de Curitiba, com o objetivo de levar a alegria e o amor de Deus aos pacientes hospitalizados, bem como a seus familiares e à equipe de saúde através da "arte do clown". Todos os participantes têm atuação voluntária.
Clown
É uma espécie de palhaço, que une seu humor sutil, inocência e pureza aos acontecimentos da vida e do cotidiano, levando riso, alegria, diversão, mas também reflexão àqueles que os encontram. Difere do estereótipo visual de palhaço, já que cada um possui suas vestes, os "clowns" são alternativos, mas não exagerados. Ou seja, sem perucas enormes e coloridas e com maquiagens assustadoras, mas com uma combinação simples de trajes e maquiagens que aproximam o "clown" de seu público.
Nenhum comentário:
Postar um comentário