Com uma temática voltada para a produção cênica realizada por mulheres, a Ave Lola Espaço de Criação inaugura seu novo teatro com a 4ª Mostra Ave Lola - O Teatro das Mulheres, realizada entre os dias 29 de março e 09 de abril. A programação conta com cinco espetáculos, sendo duas estreias nacionais de companhias de Minas Gerais e do Rio de Janeiro (com uma coprodução francesa), além de música, artes visuais e debates sobre arte.
Este evento faz parte da programação de mostras especiais do Festival de Curitiba. É interessante citar que a temática da 4ª Mostra Ave Lola está alinhada com a curadoria da mostra oficial do festival deste ano, que tem como um de seus quesitos o tema “Mulheres e Identidade”.
Inauguração do novo espaço
Com a obra “O Malefício da Mariposa”, a trupe Ave Lola iniciou sua carreira teatral há cinco anos. Este espetáculo ganhou uma nova montagem, que será apresentada na inauguração do novo espaço da companhia, seguida de mais quatro apresentações em horário diversos.
A Ave Lola apresentará também seu espetáculo mais recente, “Nuon”, que estreou na mostra oficial do festival do ano passado, chamando a atenção pelo tom poético utilizado para tratar de um episódio cruel da história da humanidade, a guerra do Camboja.
Três companhias convidadas farão parte da mostra. A nova sede da Ave Lola recebe as estreias nacionais de dois espetáculos: a comédia “BUMM”, do Arande Coletivo de Belo Horizonte (MG), com direção de Inês Peixoto; e o infantil “SOLI - O aniversário inesperado”, uma coprodução da Farândola Teatro (França) e Cia. Dos Bondrés (RJ). A companhia carioca também apresenta a comédia “EPA! Estudos para quase nada”, com direção de Fabianna Mello Souza. Os ingressos começarão a ser distribuídos no local uma hora antes de cada espetáculo.
Artes em discussão
O debate “Encontro de Mulheres de Teatro”, realizado em 05 de abril, propõem um bate-papo sobre o lugar da mulher no teatro contemporâneo com as artistas Inês Peixoto, Lydia Del Picchia e Gilma Oliveira (do Grupo Galpão, de Belo Horizonte, MG), Fabianna de Mello e Souza, da Cia. Os Bondrés, sob a mediação de Ana Rosa Tezza, da Trupe Ave Lola.
Antes do bate-papo, será exibido o documentário “Mulheres de Teatro”, que conta a trajetória de sete mulheres que consolidaram as suas carreiras na cena teatral curitibana. A cantora e compositora Karla Izidro fará o encerramento do encontro com uma apresentação musical.
No dia seguinte (06 de abril), os artistas visuais paranaenses André Coelho e Sandra Hiromoto que possuem obras em muros de Curitiba, participam do bate-papo “As artes visuais e a cidade - o processo de criação do artista”.
Pague quanto vale
Todos os cinco espetáculos da 4ª Mostra Ave Lola têm o valor do ingresso a critério do espectador, por meio do sistema “Pague Quanto Vale”, uma iniciativa da Trupe Ave Lola que pela primeira vez será utilizada no Festival de Curitiba, inclusive por outros grupos teatrais. Os debates têm entrada franca.
Como uma prática constante do espaço, a Ave Lola conta com uma cozinha para servir ao público antes e após as atividades da mostra. Com um cardápio fixo preparado para o evento, a companhia teatral acredita que a culinária gera valor e relação entre o público, as obras e os artistas que frequentarão o local neste período.
Nenhum comentário:
Postar um comentário