Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), divulgados recentemente na revista The Lancet Global Health Journal, baseado em um acompanhamento feito em 2016, com 1,9 milhão de pessoas em 168 países, o Brasil ocupa o 5º lugar entre os mais sedentários, com 47% da população adulta inativa.
O patamar para ser considerado ativo leva em conta 150 minutos de exercício moderado ou 75 minutos de prática intensa por semana, sendo que uma caminhada a passos rápidos já supriria a necessidade diária de movimento.
“O exercício é a mola mestra para uma vida mais saudável e com qualidade”, explica o cardiologista Costantino Costantini, diretor do Hospital Costantini, que reforça com a organização da Caminhada do Coração a necessidade de se virar o jogo contra o sedentarismo. “Os exercícios físicos servem para redução da gordura corporal, melhorando índices relacionados à pressão arterial, diabetes e demais fatores com influência direta nas cardiopatias, que são as doenças que ainda mais matam no mundo todo”, alerta.
Costantini ressalta que a maioria dos óbitos relacionados aos problemas cardiovasculares poderia ser evitado com medidas simples, como deixar de ser inativo e evitar a ingestão de bebidas alcoólicas e cigarros.
Serviço:
14ª Caminhada do Coração
Data: 30 de setembro
Horário: 9 horas - saída da Praça do Japão e chegada no Parque Barigui
Participação gratuita e sem inscrição.
Nenhum comentário:
Postar um comentário