sexta-feira, 18 de setembro de 2020

Amigos do HC completam 34 anos de história



Uma das mais tradicionais instituições de Curitiba, a Associação dos Amigos do Hospital de Clínicas comemora os seus 34 anos buscando reinventar-se em meio ao novo cenário e relembrando suas mais recentes conquistas em benefício dos pacientes do Hospital de Clínicas da UFPR, seus familiares e acompanhantes de tratamento. Celebrado nesta sexta-feira (18), o aniversário também marca os 4 anos do Programa Dedica dos Amigos do HC, que atende crianças e adolescentes vítimas de violências graves e gravíssimas.

Diferente dos anos anteriores, devido à pandemia, neste ano os Amigos do HC não comemorarão com o tradicional Barreado de Aniversário. Porém, serão realizados os eventos on-line “Tudo vai ficar bem” e “Queijos e Vinhos”, restritos aos seus colaboradores, conselheiros e convidados. Para quem quiser celebrar e apoiar os Amigos do HC, será aberto ao público o Jantar Delivery V Noite Italiana, no dia 26 de setembro. O jantar será preparado pelo chef de cozinha Eudemar Cavalcanti e terá toda a renda revertida para a campanha “Construindo o Amanhã”, em prol da revitalização do Serviço de Infectologia do Hospital de Clínicas com a implementação de um sistema de ventilação indicado para locais de tratamento de doenças infectocontagiosas como a Covid-19.

Apenas este ano, os Amigos do HC já realizaram grandes conquistas dentro do Hospital de Clínicas. A nova sede do Serviço de Psiquiatria e as revitalizações da Central de Agendamento, a porta entrada do hospital para consultas, exames e internações; as novas instalações da Clínica Cirúrgica 2 para os internamentos pré e pós-operatório de Otorrinolaringologia, Neurocirurgia e Oftalmologia; dos Ambulatórios de Especialidades Pediátricas; além do apoio e atendimento às necessidades do hospital durante a pandemia que são apenas alguns exemplos desse trabalho.

Para o presidente dos Amigos do HC, Pedro de Paulo Filho, as conquistas representam o resultado do propósito da Associação em melhorar a qualidade do atendimento aos pacientes, seus familiares e acompanhantes e mais motivos para comemorar. “Mais um ano que estivemos juntos. Valorizando e melhorando nosso Hospital de Clínicas. A você que nos ajudou registro que esse agradecimento, que não é meu. É de milhões de pacientes atendimentos, familiares e acompanhantes. Nós melhoramos juntos o hospital e juntos continuaremos melhorando”, agradece o presidente.

Sobre os Amigos do HC

Há 34 anos, um grupo de amigos percebeu que poderia contribuir para melhoria da qualidade do atendimento, assistência à saúde e com a formação dos profissionais de saúde dentro do Complexo Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná. Assim, no dia 18 de setembro de 1986, nasceu em Curitiba a Associação dos Amigos do Hospital de Clínicas da UFPR (AAHC), carinhosamente chamada por todos de Amigos do HC.

A Associação é uma Organização da Sociedade Civil (OSC) sem fins lucrativos que se dedica à promoção da saúde pública, tendo como foco a melhora na qualidade do atendimento aos pacientes, familiares e acompanhantes de tratamento do Complexo Hospital de Clínicas, que é composto pelo Hospital de Clínicas e pela Maternidade Victor Ferreira do Amaral. O Complexo HC conta com 3.500 funcionários, entre médicos, profissionais de saúde e demais áreas, além da atuação de mais de 330 professores e 600 residentes da área de saúde. Em 2019, foram realizados mais de 1,3 milhão de atendimentos.

Além da dedicação ao Complexo HC, desde 2016, os Amigos do HC também prestam assistência gratuita a crianças e adolescentes vítimas de violência grave e gravíssima por meio do Programa DEDICA – Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente. Atualmente, o DEDICA realiza cerca de seis mil atendimentos por ano, sendo aproximadamente 300 pacientes por semana. Os casos são encaminhados pelo Complexo HC, Ministério Público, Vara da Infância, Conselhos Tutelares, Delegacias e outros centros de atendimento. O Programa oferece assistência psicológica, social, proteção legal, psicanalítica e médica, sendo modelo nacional de atendimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário