sexta-feira, 9 de agosto de 2024

Dia dos Pais: empresa de chocolates artesanais quer ampliar as vendas em 8%


O Dia dos Pais será comemorado no próximo domingo (11/08). A data festiva deve movimentar R$ 458 milhões em compras e presentes em todo o Paraná; incluindo as aquisições nas lojas de shoppings, de rua, dos bairros e na internet.

A estimativa é da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR) e do Sebrae-PR que fez uma sondagem e identificou que 56% dos filhos planejam presentear os pais em 2024, ante 53,9% no ano anterior.

O valor médio das lembranças deve ficar em R$ 136,08; queda de 1,1% em relação a 2023. Roupas e calçados, perfumes e cosméticos, comidas e bebidas devem ser os itens mais procurados.

Opções
De olho nesta data - que é a quarta mais importante do ano para o varejo - a D’Fuhrmann Chocolates elaborou catálogo único para agradar aos diferentes paladares e bolsos. A marca curitibana especializada em chocolates artesanais finos tem kits prontos a partir de R$ 56.

Outra alternativa envolvem as cestas de presentes (partindo de R$ 96) que vem acompanhadas com vinhos, espumantes, licores, mini whisky, trufas, cervejas, bombons de pudim e barras que podem ser personalizadas, com a frase desejada ou escolhida, e em embalagens selecionadas.

Já a infinidade de guloseimas como bolas de futebol, chuteiras, gravatas, charutos, instrumentos musicais e de trabalho – todas feitas com chocolate ao leite e que harmonizam com cada cesta de presente – vêm em formatos exclusivos.

“Nosso ticket médio neste período deve ser de R$ 110. Com a variedade de opções e preços atrativos, devemos ampliar as vendas no Dia dos Pais em 8% em relação ao ano passado. Para atender a demanda e fazer as entregas no prazo, o agendamento deve ser feito até o dia 9”, explica a diretora administrativa da D’Fuhrmann Chocolates, Ana Cecília Dembiski Erbano.


Comportamento de consumo
Segundo a pesquisa da Fecomércio PR e do Sebrae-PR, os consumidores estão cada vez mais informados antes de fazerem as compras. A maioria (75,6%) realiza pesquisa de preço, principalmente pela internet (50,2%).

Entretanto, o fator preço não é o que determinará a decisão de compra. A qualidade do produto (30,5%) vem em primeiro lugar. O atendimento do vendedor é outro ponto determinante, com 20,7%. Somente depois os aspectos relacionados a preço são avaliados: promoção (15,3%), preço baixo (11,8%) e desconto (10,3%).

Entregas no radar
A entrega e o valor do frete estão ganhando importância, com aumento de 3,4 pontos percentuais, passando de 2% para 5,4% em relação ao ano passado.

“Esse serviço traz muita comodidade. Receber as compras em casa e do jeito que foi combinado facilita a vida das pessoas. Porém, quem não cumpre os prazos de entrega fica marcado pelo consumidor, que certamente vai preferir aquelas empresas que cumprem o que prometem. Por isso, a qualidade da entrega também está sendo muito avaliada nos últimos anos”, complementa Ana Cecília Dembiski Erbano.

A sondagem da Fecomércio PR e do Sebrae-PR ouviu 373 pessoas entre os dias 3 e 10 de julho, em diferentes bairros de Curitiba.

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