quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Cuidados especiais no Verão

• Tome sol como se deve, no horário até as 10 horas da manhã e após as 16horas. Não compre bronzeador barato para não correr o risco de queimar demais. Passe protetor solar antes de sair de casa, com no mínimo 20 minutos antecedência, sem esquecer dos lábios que são sensíveis e precisam de muita proteção.

• Não fique o dia inteiro só “beliscando” na praia. Faça sempre uma refeição rica em proteínas, carboidratos, muita salada e frutas.

• Não esqueça do boné, chapéu ou presilhas para prender e proteger seus cabelos pois o sol retira a proteção natural dos fios, ressecando a superfície dos fios do cabelo.

• Nada de fazer “faxina” na praia, apertar cravos, clarear o buço ou tirar pelos com pinça à beira mar. A pele fica sensível e pode provocar inflamações e manchas. Ah, limão mancha viu?!

• Beba muita água, pois você irá transpirar muito com o calor. Evite bebidas alcoólicas até altas horas você vai acabar ficando com ressaca e perdendo o melhor da praia, no dia seguinte. O excesso de álcool contribui para a formação de radicais livres, vilões que aceleram o envelhecimento precoce.

• Não abandone a ginástica. Foram dias de trabalhos suados na academia. Deixe a preguiça de lado e mexa-se, caminhe pela praia, passeie de bicicleta, mergulhe, faça hidroginástica ou nade pelo menos meia hora por dia para queimar as calorias.





Existe muita diferença entre expor-se ao sol na praia, na montanha, na piscina ou na neve.



Na praia a radiação solar vem de todos os lados e é por isso que à beira mar as queimaduras são mais fortes.

Nas montanhas os raios ultravioleta chegam mais rápido por causa da altitude- e os efeitos são mais intensos.

Na piscina a tendência é queimar menos, por não existir fatores que aumentem a radiação solar.

Na neve o perigo é duplo, pois ela reflete 85% dos raios, mais a altitude da montanha resultando em fortes queimaduras onde o corpo estiver descoberto ou sem proteção.

* Publicado na Revista AutoEstima Dezembro 2000, nº 01.

Nenhum comentário:

Postar um comentário