quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Mercado de advogados além do que se vê

Profissionais do direito atuam em diversas áreas, como liderança, gestão e estratégia

Quem está no mercado de trabalho sabe a importância de se adaptar e se reinventar na profissão. Ainda mais que o mercado de gestão e carreira exige profissionais experientes e que apresentem novas visões.

São profissionais com uma gama de aptidões bem extensa, que apresentem os requisitos técnicos de cara área específica, mas também saibam se relacionar, levantar idéias e argumentos para outros assuntos e que tenham habilidade para aprender e dominar novas áreas.

Muitos profissionais que possuem essa visão estratégica e também conhecimento técnico acabam abrindo seu próprio negócio ou assumem uma posição de liderança dentro de uma instituição.

Segundo o diretor regional da Business Partners Consulting, Carlos Contar, qualquer profissão requisita profissionais com diversas habilidades. “O profissional deve ter um perfil estratégico, pró-ativo e com pleno entendimento dos negócios das organizações em que ele atua.”

A área de advocacia é um exemplo disso. Há um aumento no número de advogados no mercado e não há demanda para isso. Esses profissionais sentem a necessidade de inovar para crescer na carreira e acabam atuando internamente como líderes, gestores e estrategistas de algumas empresas.

“Os profissionais da área jurídica estão cada vez mais alinhados e focados ao negócio da empresa, trabalhando através de suas atribuições e responsabilidades de forma mais estratégica, generalista e com foco em gerar resultados positivos em curto prazo para as organizações”, afirma Carlos Contar.


CarlosContarBaixa.JPG

Essa nova possibilidade de atuação, além de contribuir para a experiência do advogado, forma um profissional diferente daquele que atua somente em escritórios. “Apesar de ambos possuírem a mesma formação técnica, os profissionais que atuam em empresas na maioria das vezes irão controlar escritórios terceirizados. Assim desenvolvem habilidades relacionadas à gestão de projetos e de relacionamento interpessoal bastante apurado”, ressalta Contar.


O consultor coloca os assuntos de meio-ambiente, direito comercial e fusões/aquisições dos negócios em ênfase como os mais cotados para atuação do advogado. “São mercados que estão mais em evidência atualmente, mas isso não quer dizer que demais áreas não tenham força. Eu colocaria mais como uma expansão de área de atuação do que um fortalecimento isolado.”

Para finalizar, Carlos ressalta que não só a advocacia apresenta as novas áreas de atuação. “Essa atualização das profissões se dá pela velocidade de crescimento das empresas, que nos dias atuais, deve ser mais consistente para garantir a sobrevivência no mercado de ambas”, conclui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário