terça-feira, 1 de novembro de 2011

Renata Xu na 2ª Semana de Moda de Curitiba


Ela é jovem – muito jovem – mas domina o mercado de moda com tecnologia e conhecimento como poucos profissionais. Para falar de novas coleções e dos novos caminhos dos mercados que a moda e seus desdobramentos têm, Renata Xu, do Marketing da Vicunha Têxtil, estará em Curitiba, como convidada do fórum da 2ª Semana de Moda de Curitiba. Já adianta que a carreira de estilista no Brasil não é fácil, mas que seguir os sonhos nunca é. Vale a pena ouvir (ler) esta jovem e forte profissional:

1 - É fácil ser jovem estilista no Brasil? Sim, não? Por quê?
O mercado de moda brasileiro tem crescido muito e ganhado reconhecimento internacional, e isso permite que mais oportunidades surjam para jovens estilistas, mas cabe ao designer saber aproveitar cada oportunidade que lhe é concedida.

2 - O que mais chama a sua atenção nos trabalhos dos jovens estilistas?
Jovens estilistas trazem sempre um frescor para a moda, são novos olhares que mantêm o ritmo do movimento das tendências. Tem muita gente nova fazendo trabalhos incríveis por todo o país, e isso me inspira muito no meu trabalho de pesquisa. A capacidade de inovação que esses jovens têm ligado ao profissionalismo de uma geração que tem a disposição informação e ótimos cursos é o que os torna mais diferentes e o que me atrai em seu trabalho.

3- O trabalho que fazem é inovador (com novo olhar e leitura) ou muitos repetem modelos consagrados aqui ou fora do país?
A moda por si só entra num ciclo de repetição, onde velhas formas são interpretadas de novas maneiras, é aí que mora a inovação, na capacidade de fazer com que uma silhueta clássica seja transformada em algo nunca visto antes. Tem muitos novos estilistas que têm essa habilidade, e outros nem tanto.

4 - Qual o mercado para eles?
O mercado interno nacional tem crescido muito, e investir em sua própria marca é o sonho de 10 entre 10 estilistas, mas para isso é necessário visão de administração de marca, marketing, etc. Porém, nem todos os estilistas tiveram essas matérias em sua formação, o que pode dificultar um pouco esse caminho. Mas todas as possibilidades de trabalho devem sempre ser consideradas, um verdadeiro designer deve ser capaz de transitar com sucesso e tranquilidade do high fashion ao mainstream.

5- Na tua opinião, qual o perfil de sucesso do jovem estilista?
Não acredito que exista um perfil exato, mas algumas qualidades são imprescindíveis para aqueles que começam uma carreira na moda, o talento obviamente é necessário, mas fazer belos croquis não vai levar o estilista a lugar nenhum se ele não for persistente, paciente, rápido e/ou sem investir em seu marketing pessoal. É necessário que o jovem estilista esteja sempre atento ao que está acontecendo em tudo, que tenha um belo portfólio, que não perca nenhuma boa oportunidade de mostrar seu nome, e que não desista de tentar levar seu sonho a frente.

6 - Percebe-se que arquitetos e estudantes de artes direcionam os trabalhos para a área da moda. Isso é bom?
Acho que isso divide opiniões. Eu particularmente não vejo problema algum. Quanto mais jovens talentos mostrando coisas belas, independente de quais cursos fizeram, melhor para a moda brasileira.

7 - Qual será o tema da tua exposição no Fórum da Semana de Moda de Curitiba? Fale um pouco sobre o mesmo.
Sou pesquisadora de moda da Vicunha Têxtil S/A, e a cada coleção fazemos uma apresentação das principais tendências para o jeanswear, no evento falarei sobre Inverno 2012, o que será tendência em moda, comportamento, lavagens, shapes, etc. Espero que todos gostem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário