terça-feira, 10 de junho de 2014

O Veterano Português


Conheça os segredos do Pastel de Belém, o doce mais vendido na Doce Fado


O pastel de Belém é provavelmente o quitute mais conhecido da culinária ibérica e um dos mais vendidos na Doce Fado – padaria e doçaria portuguesa. A receita do pastelzinho é do século XIX e surgiu da tentativa de subsistência, os monges dos mosteiros dos Jerônimos, em Belém, um bairro de Lisboa em Portugal, começaram a vender pasteis doces que rapidamente se tornaram famosos os pasteis de Belém.

O docinho é assado em formas originais de Portugal que remetem a uma empada e preparados de forma artesanal. Por dia, na Doce Fado no Mercado Municipal são vendidos 350 pasteizinhos de Belém com 60 gramas, no valor de R$ 4,50. Os ingredientes são basicamente ovo, leite, farinha de trigo, amido, açúcar, limão e canela, porém o toque especial do chef é o grande segredo. “O pastel de Belém é a razão que move o nosso trabalho, é a grande vitrine’’, afirma Paulo Cordeiro, sócio e chef confeiteiro da Doce Fado.


Sobre a Doce Fado

Acaba de chegar a Curitiba (PR) a mais nova padaria e doçaria tradicional portuguesa: a Doce Fado. A empresa é resultado da união das famílias Cordeiro e Galvão (tradicionais no segmento em Portugal) à família Romanelli - atuante na área de indústria de alimentos no Brasil há mais de 60 anos. A primeira loja foi recém inaugurada no Mercado Municipal, um dos pontos de referência em produtos alimentícios na cidade, trazendo um pouco de Portugal para a capital paranaense.

O cardápio da Doce Fado é variado, composto por mais de 30 opções entre doces, salgados e pães, destacando-se o pastel de Belém, o pastel de Santa Clara, o travesseiro de Sintra, o tachinho do Abade o toucinho do céu, a empada e o bolinho de bacalhau, bem como o pão tradicional, com as variações de nozes com alecrim, de azeite e azeitonas pretas e de calabresa. Para manter a tradição e o sabor original das receitas, os ingredientes são todos portugueses e a cozinha é comandada por chefs confeiteiros vindos direto de Portugal, que elaboram todos os produtos de forma artesanal. A loja também oferece importados portugueses, incluindo vinhos, azeites especiais e licores, como o Beirão, a Ginjinha de Óbidos e de amêndoas amargas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário