quinta-feira, 2 de outubro de 2014
A Cia. do Abração apresenta
V PEQUENO GRANDE ENCONTRO DE TEATRO
PARA CRIANÇAS DE TODAS AS IDADES
Espaço para mostrar, refletir e repensar o teatro para crianças
A Cia. do Abração promove entre os dias 7 a 20 de outubro o V Pequeno Grande Encontro de Teatro Para Crianças de Todas as Idades – Edição Latino Americana, patrocinado pela CAIXA, com a parceria do Teatro Guaíra. O evento é uma oportunidade de compartilhar a produção teatral de companhias curitibanas, nacionais e internacionais, direcionada ao público de todas as idades.
O Pequeno Grande Encontro de Teatro Para Crianças de Todas as Idades – Espaço para Mostrar, Refletir e Repensar o Teatro para Crianças, agora na proposta ampliada de sua QUINTA EDIÇÃO, tem a finalidade de promover a qualidade artística desenvolvida pelos grupos teatrais que se dedicam ao fazer teatral dirigido a crianças de todas as idades, através de apresentações teatrais, palestras e mesas-redondas, proporcionando intercâmbio das pesquisas em novas dramaturgias dirigidas a este público.
O Auditório SALVADOR DE FERRANTE – GUAIRINHA abrigará entre os dias 7 a 19 de outubro de 2014, 24 apresentações de 9 espetáculos diferentes, de 8 companhias de: Curitiba, Porto Alegre, Rio de Janeiro e Argentina.
Neste ano, o Pequeno Grande Encontro de Teatro Para Crianças abriu a sua programação para grupos latino-americanos, além de homenagear um dos ícones do Teatro para Infância e Juventude: Ilo Krugli, da Companhia Vento Forte, de São Paulo. Foram convidadas uma Companhia do Rio de Janeiro, quatro Companhias de Curitiba, uma Companhia Gaúcha e duas companhias latino-americanas.
As outras atividades paralelas, como mesas-redondas e palestras acontecerão na sede da Cia. do Abração, em duas segundas-feiras, 13 e 20/10, complementando a programação deste evento.
Dentre a programação prevista, a mostra de espetáculos terá 100% de ingressos gratuitos, revertendo à população produtos culturais de qualidade. Além disto, dividir os resultados de pesquisa gratuitamente à população, através de palestras, mesa redonda, espaço de discussão via web e registro em áudio visual garante ao Pequeno Grande Encontro e seus incentivadores, sua vocação social.
Esta QUINTA EDIÇÃO tem o patrocínio da CAIXA, através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Curitiba e os apoios do TEATRO GUAIRA e da ATINJ/PR – Associação de Teatro para Infância e Juventude do Paraná.
Na sua quinta edição, o evento pretende voltar atenções ao teatro feito para crianças, propondo a criação de um novo espaço, onde se possa mostrar, refletir e repensar esta linguagem, mantendo uma pesquisa contínua sobre este ramo do fazer teatral; disseminando novos pensadores, fazedores e pesquisadores sobre o teatro direcionado à criança, bem como para renovar e fortalecer a formação de plateia deste segmento.
Fabiana Ferreira, produtora cultural da Cia do Abração, comenta que o mote do evento é um desejo desde a fundação da companhia. “Curitiba é palco e vitrine de grandes montagens teatrais, mas percebe-se que a cidade já não dispõe de uma atenção especial ao teatro que se faz para crianças, como o fazia em outros tempos”. Segundo Fabiana Ferreira, este evento também marca a participação da ATINJ PARANÁ - Associação de Teatro para Crianças e Juventude do Paraná, fortalecendo este segmento artístico de fundamental importância para a sociedade.
A diretora da Cia do Abração Letícia Guimarães acrescenta que é preciso pensar no ser criança como um estado de sensibilidade, não como segmento de mercado, mas divulgar o “estado criança” para todas as idades. “O Pequeno Grande Encontro de Teatro para Crianças pretende contribuir à formação do “homem novo”, imbuído de mais amor e respeito à sociedade. Acreditamos na mudança do ser humano através do afeto”, comentou a diretora.
O diferencial desta 5ª edição está na sua abrangência. Este ano, o V Pequeno Grande Encontro de Teatro Para Crianças de Todas as Idades reunirá grupos de pesquisa da cidade e também traz importantes grupos de outros estados, Rio grande do Sul, Rio de Janeiro e dois grupos, de experiência internacional, da Argentina.Desta forma, o evento possibilita a discussão e reflexão acerca da arte-educação e da produção cultural de qualidade dirigida à infância, que é encarada como um trabalho sério de pesquisa com fins de formação e socialização dos indivíduos.
O V Pequeno Grande Encontro de Teatro Para Crianças de Todas as Idades conta com a participação dos grupos: Companhia do Abração - Curitiba; Companhia Pé no Palco - Curitiba; Cia. Regina Vogue – Curitiba, Cia. TupiPererê – Curitiba, Cia. Lumbra de Teatro - RS; Cia. Pop de Teatro Clássico – Rio de Janeiro; Cia. El Chon Chon – Argentina e Grupo de Teatro Buenos Aires – Argentina.
Nesta edição do Pequeno Grande Encontro de Teatro para Crianças, será lançado o Troféu ILO KRUGLI de Teatro para Infância e Juventude, homenageando um dos mais importantes fazedores de Teatro dirigido a crianças do Brasil. O homenageado também será um dos palestrantes da programação do Festival. Além de homenagear este ilustre personagem da história do teatro para crianças no Brasil, o prêmio busca valorizar o artista engajado neste fazer teatral específico. O lançamento deste troféu será realizado na ocasião da abertura do festival, em seguida do espetáculo de abertura o FLAUTISTA DE RAMELIM, da Cia. do Abração, de Curitiba.
Pensar a Arte
O V Pequeno Grande Encontro de Teatro Para Crianças de Todas as Idades atingirá crianças, artistas, arte educadores, estudantes de teatro e pedagogos, que juntos, refletirão sobre a necessidade de se pensar e produzir um teatro de qualidade para um público tão especial. Às crianças serão oferecidas várias possibilidades de produtos culturais, para que possam amadurecer a sua visão, contrapondo o conhecido com o desconhecido, despertando assim, a sensibilidade para perceber-se, perceber o outro e perceber o mundo que as rodeia.
As apresentações e demais ações acontecerão de 7 a 20 de outubro, de terça a domingo no Auditório Salvador de Ferrante – Guairinha, com entrada franca. O evento contará também com mesa-redonda e palestras dos convidados Gabriel Guimard – SP, ator, diretor e arte-educador, Ricardo Shöpke - RJ, ator, diretor e crítico teatral, Maria Inés Falconi, diretora, autora e Presidente da ASSITEJ Internacional - Argentina. Estas ações acontecerão na Cia. do Abração, às segundas feiras, com entrada franca.
APRESENTAÇÕES
DATA: De 7 A 19/10/14– de terça a domingo.
HORÁRIOS: De Terça a Sexta:- APRESENTAÇÕES DIRIGIDAS A ESCOLAS
Sábados às 16h
Domingos: às 11h e 16h – Apresentações abertas ao público
LOCAL: Guairinha – Rua XV de Novembro, nº 971 - Centro
Curitiba - PR, 80510-030 Fone: (041) 3304-7900 / 3304-7999
ENTRADA: FRANCA
PALESTRAS E MESAS REDONDAS
QUANDO:
13/10, das 14h às 15h, “O teatro e a educação”, Com Gabriel Guimard – São Paulo/SP
13/10, das 15 às 16h “A poética da artesania do teatro para crianças”, com Ilo Krugli – São Paulo
20/10, das 14h às 15h, “A crítica no Teatro para Infância e Juventude”, com Ricardo Shöpke – Rio De Janeiro/RJ, e
20/10, das 15 às 16h, “A experiência do Intercâmbio e Cooperação da ASSITEJ INTERNACIONAL”,
com María Inés Falconi – Argentina
LOCAL: Sala Raul Cruz - Cia do Abração - Curitiba - PR
INFORMAÇÕES: Fone: (041) 3362-9595
ENTRADA: FRANCA
COMPANHIAS PARTICIPANTES
COMPANHIA DO ABRAÇÃO: A Cia do Abração é um espaço de arte e cultura, fundado em 2001, por Fabiana Ferreira e Letícia Guimarães e tem como proposta principal a pesquisa e produção teatral para todas as idades, esteados em dramaturgia própria e difundidas como espetáculos de repertório. Sua proposta estética está alicerçada na fusão de linguagens artísticas elaborada em investigações advindas de processos colaborativos. Além da dança e das artes visuais, trabalha e investiga as técnicas de manipulação de objetos, mímica, produção sonora e conhecimentos da antropologia.
COMPANHIA PÉ NO PALCO: Fundada em 1995 por Fátima Ortiz o Pé no Palco Atividades Artísticas. Criação da companhia estável - Círculo de Encenação e Pesquisa e consolida quatro segmentos de atividades: Cursos Livres de Teatro, Círculo de Encenação e Pesquisa, Ação em Valores Humanos e Workshop, Cursos e Eventos.
COMPANHIA REGINA VOGUE: A Companhia de Teatro Regina Vogue abrange toda a complexidade de ideias, iniciativas e equipes que movimentam, criam, montam, pesquisam e produzem peças teatrais, abrangendo o Espaço Teatro Regina Vogue, a Regina Vogue Produções, a MESSE Produções Artísticas e o CENTEC – Centro de Estudos de Teatro para Crianças. Desde seu início, há 22 anos, a Cia. de Teatro Regina Vogue já produziu mais de 40 espetáculos, sempre primando pela qualidade e pertinência dos temas por eles abordados. O CENTEC visa à investigação e ampliação das linguagens utilizadas no teatro para crianças.
COMPANHIA TUPIPERERÊ: O TUPIPERERÊ é um grupo formado por atores e músicos brincantes. Atualmente tem no repertório quatro musicais e com eles saem Brasil a fora encantando crianças de todas as idades. O Histórias de Brincar, o primeiro dos musicais teve a participação de Bia Bedran com algumas canções, e ela se tornou a madrinha do grupo. Já participou de diversas apresentações, entre elas no Encontro da pedagogia da Subjetividade em Tigre na Argentina. O grupo se prepara para lançar seu primeiro álbum com histórias e canções. Além disso são co-autores do Material "Além das Notas" da editora Opet onde concorreram ao prêmio Jabuti em 2013.
CIA. POP DE TEATRO CLÁSSICO – Rio de Janeiro/RJ: foi fundada em 1999 e tem seus princípios fundados no propósito de montar textos clássicos da dramaturgia nacional e estrangeira, buscando a comunicação com o espectador através de duas vertentes principais: o clássico, visto como qualidade dramatúrgica assegurada, e o popular, tratado como a possibilidade de um público amplo ver no teatro encenados seus anseios e necessidades fundamentais.
CIA EL CHONCHÓN - CÓRDOBA/AR : Chonchón: refere-se a uma espécie de lamparina com a qual os camponeses iluminavam suas casas e caminhos.
Seu trabalho profissional se inicia em 1979, no Chile. Hoje, radicados em Cordoba, Argentina, El Chon Chon tem ministrado oficinas de animação de bonecos e apresentado seu trabalho por diversos países, como Chile, Argentina, Perú, Colombia, Ecuador, Uruguay, Brasil, México, Estados Unidos, Portugal, Italia e Espanha.
CIA LUMBRA - RS: Fundada no ano 2000, pelo pesquisador, cenógrafo e encenador Alexandre Fávero. É especializada na pesquisa e experimentação de linguagens e técnicas do teatro de animação e tem por objetivo a difusão e a popularização desse gênero de teatro. Pesquisa temas ligados à cultura brasileira para suas encenações. A Cia tem participado de vários festivais de teatro pelo Brasil ministrando vivências e realizando experiências que unem a arte, a ciência, a filosofia, a psicologia e o sobrenatural. O aprofundamento teórico e técnico das produções tem seu reconhecimento através de convites para a participação em festivais internacionais, prêmios no RS, SC e RJ e a projeção artística no teatro, no cinema, na televisão, nas empresas e instituições de ensino do território nacional. Dentre suas ações para a difusão da arte do teatro de sombras está o espaço virtual: www.clubedasombra.com.br
GRUPO DE TEATRO BUENOS AIRES - ARGENTINA: Nasce em 1983, com o apoio da Universidade Popular de Belgrano. Ao longo destes anos (1983-2014), o GTBA estreou vinte e cinco espetáculos para crianças. A busca sempre foi a de um teatro de autor, com conteúdos que atendam aos interesses profundos da criança, com temáticas reconhecíveis às suas experiências e nível de amadurecimento, em que as possibilidades de identificação sejam as regras que guiam nossas ações.
RESUMO DOS ESPETÁCULOS DO FESTIVAL
O FLAUTISTA DE RAMELIM – DIA 7/10, às 10h, às15h e às 20h e DIA 08/10, às 10h e às 15h
Cia. do Abração, Curitiba/PR
Sinopse - Inspirada num dos contos mais populares da literatura universal, a Cia. do Abração coloca em cena o espetáculo para crianças de todas as idades “O Flautista de Ramelim”. A história é narrada, em forma de cordel, numa barraquinha de feira no interior do nordeste brasileiro. Na nossa história, Ramelim, uma pequena cidade do sertão nordestino, é infestada por ratos. Após várias tentativas fracassadas, o prefeito Raimundo, pressionado pelos cidadãos ramelinenses, contrata o flautista Joaquim para exterminar os ratos. O espetáculo ressalta temas relacionados à Política e à Valorização do Artista e da Criança na sociedade.
Ficha técnica
Direção e dramaturgia: Letícia Guimarães
Elenco: Simão Cunha
Cenografia: Blas Torres
Figurinos: Ailime Huckembeck
Adereços: Taissa Brevilheri
Sonoplastia: Alison Siqueira
Classificação – Livre
O CAMINHO DOS GIRASSÓIS - DIA: 09/10, às 10h e às 15h
Cia. Pé no Palco, Curitiba/PR
Sinopse - Flora e Gabriel estão crescendo. A coruja senhora dos sonhos e o beija-flor mensageiro das inspirações celebram o dia-a-dia das crianças. O sol gira e com ele a pressa e os compromissos: O corre-corre na família, hora pra tudo na escola e uma cidade que cresce engolindo paisagens, casarões e seus jardins.
As flores estão em perigo, mas as palavras mágicas que foram plantadas pelas crianças junto com as sementes anunciam que o caminho dos girassóis será preservado. A sabedoria dos jardineiros e os sonhos de Flora e Gabriel anunciam um mundo melhor!
Ficha Técnica
Texto e Direção Fátima Ortiz
Direção de Produção Daniel Valenzuela
Elenco Pedro Bonacin, Julyana Spriscigo, Flora Vieira Chagas, José Augusto Bergossi
Iluminação Beto Bruel
Cenário Fernando Marés
Figurinos e Adereços Carmen Rodriguez
Composição Musical Rosy Greca
Empreendimento Pé no Palco E Mataveri Cultural
Classificação – Livre
LOS CÓMICOS DEL NOVECIENTOS - DIA: 10/10, 10h e às 15h
Grupo El Chonchón Córdoba/AR
Sinopse -“Los Cómicos del novecientos” é uma homenagem que o Grupo El Chon Chon faz aos comediantes do cinema mudo. Personificado por bonecos de luva, Charles Chaplin, Buster Keaton, Harold Lloys, Ben Turpin, Laurel e Hardy são alguns personagens que aparecem fazendo das suas, em distintas pantomimas que compõem o espetáculo. As cenas são musicadas com melodias próprias do cinema mudo e a cena é branca, preta e cinza. Ficha técnica
Direção : Héctor Di Mauro e Miguel Oyarzún
Elenco: Miguel Oyarzún e Rocio Oyarzún Rodriguez
Técnica: Bonecos de luva
Classificação – Livre
SACY PERERÊ – A lenda da Meia Noite - DIAS: 11 e 12/10, sábado às 16h e domingo às 11h e às 16h
Teatro Lumbra, Porto Alegre/RS
Sinopse – Um aventureiro, em viagem com seu cavalo, é apanhado de surpresa pelo Sacy Pererê. O perneta faz tantas diabruras que o homem cai e perde os sentidos. Acorda no dia seguinte sem nada. Ao chegar a um vilarejo próximo encontra ajuda e consegue descobrir quem era a criatura e como caçá-la. O homem caça o diabinho e prende-o em uma garrafa, obrigando-o a devolver todos os pertences perdidos. Antes de seguir viagem, por um descuido, o aventureiro solta o Sacy, que foge dando uma grande gargalhada.
Ficha técnica
Direção e concepção: Alexandre Fávero
Atuação, Cenotécnica, Contra-regragem, Manipulação e Operação de Luz: Alexandre Fávero e Flávio Silveira
Direção Musical, Trilha Sonora Original e Arranjos: Bebeto Alves
Classificação – Livre
OS FANTÁSTICOS EQUILIBRISTAS - DIA: 14/10, às 10h e às 15h
Cia. Regina Vogue, Curitiba/PR
Sinopse - "Afinal, o que é equilíbrio?" Se você tem resposta para isso, te lanço uma outra: O que você realmente quer ser quando crescer? Quantas respostas teremos ao longo da grande aventura da vida...
Ficha técnica
Realização: Cia. Regina Vogue
Direção: Mauricio Vogue
Elenco: Renet Lyon, Nathan Milleo Gualda, Maicon Clenk
Classificação – Livre
HISTÓRIAS DE BRINCAR - DIA: 15/10, às 10h, às 14h e às 15:30h
Cia. Tupipererê, Curitiba/PR
Sinopse – O Musical faz alusão à memória da infância. Numa caixa recheada de brinquedos e livros, contam e cantam histórias que remetam ao tempo onde a criança era mais criança. Quando ela tinha tempo para as rodas de pião, soltar pipa, cata-vento, e seu movimento era livre sem a pressão da tecnologia dos dias de hoje. Brinquedos cantados, adivinhas, parlendas, jogos de repetição ou acumulativos são o recheio da obra.
Ficha técnica
Direção – Tina de Souza
Direção Musical – Daniel Arenhart
Elenco – Guga Cidral e Raquel Stapassoli
Músicos – Daniel Arenhart, Samuel Petean e Rodrigo Fonseca
Cenários e Figurinos – Patricia Souto
Bonecos gigantes – Ricardo Garanhani
Iluminação – Luiz Nobre
Classificação – Livre
ARANHA ARRANHA A JARRA A JARRA ARRANHA - O TRAVA LÍNGUA - DIA: 16/10, às 10h e às 15h
Cia. Pop de Teatro Clássico, Rio de Janeiro/RJ
Sinopse - A montagem de A ARANHA ARRANHA A JARRA A JARRA ARRANHA O TRAVA-LÍNGUA segue estes princípios. Sendo os trava-línguas uma parte extremamente rica da nossa cultura popular, a peça traz histórias simples que são compreendidas por todos. Ao mesmo tempo em que chama atenção para a riqueza da nossa língua, ampliando o vocabulário das crianças pela alegre repetição que fazem dos trava-línguas, desenvolve sua imaginação, através da mímica dos atores que são estimuladas a adivinhar.
Ficha técnica
Elenco: Marcella Dale e Marcela Stephanie Pereira Coelho
Direção e Dramaturgia: Demetrio Nicolau
Direção de Movimento: Nara Keiserman
Cenário: Companhia Pop
Figurinos: Teca Fichinski
Direção Musical: Demetrio Nicolau
Caracterização: Mona Magalhães
Assistente de Direção: Helena Borschiver
Iluminação: Demetrio Nicolau
Fotografia: Guga Melgar
Produção: Maravilha Criações & Produções Artísticas Ltda
Realização: Companhia Pop de Teatro Clássico
Classificação – Livre
CHAU SEÑOR MIEDO - DIA: 17/10, às 10h, às 15h
El Grupo de Teatro Buenos Aires – Argentina
Sinopse - Carlos e Graciela são dois irmãos. Uma noite, na hora de dormir, Graciela se assusta e busca proteção em Carlos, que logicamente, já está dormindo. A partir deste momento, Carlos, que em princípio se mostra valente tirando sarro pelas bobeiras da sua irmã, começa também a sentir medo, a imaginar duendes e fantasmas. Os dois tentam lutar contra o medo com diferentes e ineficientes rituais, canções e contos que os leva a descobrir que estando juntos podem imaginar histórias tão disparatadas que o medo se assusta e se vai.
Ficha técnica
Dramaturgia: María Inés Falconi
Música: Martín Bianchedi
Elenco: Mercedes Celeste Martínez e Javier Alejandro López Galván
Direção Geral: Carlos de Urquiza
Classificação – Livre
A BELA E A FERA - DIAS: 18 e 19/10, sábado às 16h e domingo às 11h e às 16h
Cia. do Abração, Curitiba/PR
Sinopse - O espetáculo reconta o clássico, através de uma trupe carnavalesca, enfatizando a pureza como possibilidade da beleza.
Ficha técnica
Realização: Cia. do Abração
Direção: Letícia Guimarães
Dramaturgia: Criação coletiva sob a supervisão de Letícia Guimarães
Coreografia: Fabiana Ferreira
Cenografia: Blas Torres
Adereços: Blas Torres e Taissa Brevilheri
Figurinos: Ailime Huckembeck
Iluminação: Anry Aider
Sonoplastia: Alisson Siqueira
Elenco: Kamila Ferrazzi, Karin Oniesko, Simão Cunha, Edgard Assumpção e Juliana Cordeiro
MESA – REDONDA:
Serão realizados dois encontros de discussão entre as Companhias participantes e público interessados no fazer teatral dirigido à criança. Estes encontros acontecerão nas segunda-feira, dias 13 das 16h às 17h e 20/10,das 16h às 17h, na Sala Raul Cruz, da Cia. Do Abração e terá a mediação de profissionais da ATINJ/PR. Entrada franca.
PALESTRAS:
13/10, das 14h às 15h: “O teatro e a educação”, com Gabriel Guimard - ator, palhaço, diretor da companhia de teatro Megamini da Cooperativa Paulista de Teatro e pesquisador das artes para infância. Trabalhou durante 5 anos na cia. francesa Philippe Genty. É fundador da Rede Cultura Infância e um dos fundadores do Centro de Referência do Teatro para Infância, do Fórum Permanente de Culturas Populares e do Fórum Paulista Cultura da Criança. É idealizador do Portal Cultura Infância.
13/10, das 15h às 16h: “A poética da artesania do teatro para crianças” com Ilo Krugli - diretor, ator, artista plástico e escritor. Uma das principais figuras do teatro para crianças no Brasil é também o fundador de um dos mais importantes grupos teatrais da história artística do Brasil – A Cia Vento Forte.
20/10, das 14h às 15h: “A crítica no Teatro para Infância e Juventude” com Ricardo Shöpke – Atuou como crítico de teatro infantil e juvenil no Jornal do Brasil, enviado especial na cobertura dos mais importantes festivais de teatro do país, como o Festival de Curitiba, MITA, FITO, MITI, Festival Internacional de Teatro de São Paulo, entre outros. Atualmente é crítico especializado e curador de festivais de teatro.
20/10, das 15h às 16h: “A experiência da Política de Intercâmbio e Cooperação da ASSITEJ INTERNACIONAL”, com María Inés Falconi - É escritora e dramaturga argentina. É coordenadora de oficinas de Expressão Teatral para crianças e jovens da escola de Teatro da Universidade Popular de Belgrano. Dirige o projeto de autogestão e montagem do Teatro-Taller La Mancha para jovens. Tem participado como palestrante em seminários sobre dramaturgia Infantil na Universidade Popular de Belgrano, na Universidade Central de Caracas, na Universidade de Maracaibo – Venezuela, na República de El Salvador dentre outros. É representante da ASSITEJ INTERNACIONAL – Associação Internacional de Teatro para Infância e Juventude.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário