terça-feira, 30 de junho de 2015

Aulas de física com lançamento de foguetes


Estudantes do Ensino Médio saem da sala de aula para uma experiência ao ar livre sobre a terceira Lei de Newton

Trezentos alunos da primeira série do Ensino Médio e dezenas de professores se reuniram, no último sábado, no Colégio Positivo Júnior, em Curitiba, para uma aula de física diferente. Fora de sala de aula, os estudantes foram desafiados a comprovar a terceira Lei de Newton (a toda ação corresponde uma reação, com a mesma intensidade, mesma direção e sentido contrário), não apenas construindo seus próprios foguetes, mas lançando-os no espaço. Os projéteis foram construídos com materiais recicláveis, como garrafas pet.

Para o coordenador da área de Física do Ensino Médio do Colégio Positivo, o professor José Motta, o funcionamento do foguete pode ser explicado por meio de uma analogia com um balão (bexiga) de ar que está inflado e será abandonado sem ter sido amarrado: "uma vez cheio e solto, o ar é liberado e, então, o balão se desloca no sentido contrário ao movimento do ar ao sair do balão. Um foguete, ao ser disparado para o espaço, funciona exatamente como um balão. O foguete leva um combustível sólido ou líquido, que é queimado e descarregado continuamente a partir de uma câmara de combustão que expele gases em uma abertura devidamente posicionada. A reação em função da saída dos gases por essa abertura é o que proporciona o deslocamento do foguete no sentido contrário ao movimento desses gases", explica.

Além de incentivar os estudantes a aplicar conceitos da Física na solução de problemas, a atividade estimula a curiosidade e o uso do raciocínio lógico e promove o espírito de cooperação e a interação entre os alunos. O trabalho foi avaliado em diversos itens - entre eles, a criatividade e qualidade do foguete, a altura mínima alcançada pelo foguete e o preenchimento de um relatório com dados e cálculos corretos, a respeito do conteúdo trabalhado em sala de aula e aplicado na prática.

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