terça-feira, 30 de junho de 2015

Ernesto Ristorante completa 4 anos


Comandado pelo chef Dudu Sperandio, o empreendimento curitibano deu uma nova cara para a gastronomia italiana no Paraná

Em junho de 2011, era inaugurado oficialmente em Curitiba o Ernesto Ristorante, empreendimento gastronômico que surgiu com a proposta de modernizar e dar uma nova cara para a culinária italiana na capital paranaense. Quatro anos depois, a casa, comandada pelo jovem chef Dudu Sperandio, acumula diversos prêmios e clientes fiéis.

Antes de inaugurar o Ernesto Ristorante, Dudu Sperandio passou por países como Portugal, Espanha, Itália, França, Suíça e Holanda, para ter contato com os principais conceitos da gastronomia mundial. “Meu sonho era voltar para o Brasil preparado para tudo. Por esse motivo, rodei o mundo em busca de conhecimento e experiências”, detalha. Todo esse conhecimento de mercado transformou o Ernesto Ristorante em um grande fenômeno da gastronomia paranaense.

No restaurante, ao longo dos anos o público teve a oportunidade de saborear diversas releituras de clássicos da gastronomia italiana, entre elas o ravioli de abóbora ao molho de queijo de cabra com nozes caramelizadas e ervas frescas; o tagliatelle a carbonara com guanciale da salumeria montebello; o mignon grelhado acompanhado por funghi porcini e risoto cremoso de beterraba com grana padano; a Julienne de palmito pupunha fresco com fonduta de taleggio e pesto clássico; a mezzaluna de foie gras com manteiga dourada e redução de frutas vermelhas; o fettuccine de espinafre com camarões, polvo e cauda de cavaquinha ao molho de tomate levemente picante; e o Escalope de língua grelhada com saladinha de folhas de salsão, tomates, alcaparras e molho agridoce.

“O Ernesto Ristorante é a realização de um sonho. É na cozinha do restaurante que eu coloco para fora toda a minha criatividade e conhecimento. Em poucos anos, a casa se transformou em um dos principais endereços da gastronomia italiana em Curitiba, conquistando vários prêmios e, principalmente, o exigente público curitibano. Isso me deixa muito orgulhoso e mostra que o nosso trabalho é muito bem feito, atingindo níveis de excelência como aqueles que eu via e admirava fora do Brasil”, comemora o chef.

Hoje, a casa conta com o selo Marchio Ospitalità Italiana, concedido pelo governo italiano para restaurantes que valorizam a gastronomia da “velha bota” ao redor do mundo. Realizada por um Comitê de Certificação formado por diversas autoridades italianas, a avaliação aborda inúmeros critérios, entre eles a obrigatoriedade do cardápio escrito, também, em italiano e que contenha 51% dos pratos e receitas baseados na tradição italiana.

“Além disso, é necessário que o empreendimento tenha pelo menos um integrante da equipe que saiba se relacionar com o público italiano; apresente um ambiente com elementos da identidade italiana; e conte com uma carta de vinhos composta por no mínimo 30% de rótulos italianos e com origem reconhecida. Ou seja, é um processo intenso que avalia profundamente os empreendimentos”, completa Dudu Sperandio.

O Ernesto Ristorante fica na Rua Myltho Anselmo da Silva (nº 1483), no bairro Mercês. O restaurante funciona de terça a sexta, a partir das 19h30. Mais informações pelo telefone (41) 4141-5477 ou no site www.dudusperandio.com.br/ernestoristorante/.


Prêmios recebidos

§ Chef do Ano 2014 – Escolha do Público (DuduSperandio) – Veja Curitiba Comer & Beber 2014/2015

§ Melhor Restaurante Italiano (Ernesto Ristorante) – Veja Curitiba Comer & Beber 2014/2015

§ Chef do Ano 2013 (DuduSperandio) – Veja Curitiba Comer & Beber 2013/2014

§ Melhor Restaurante Italiano (Ernesto Ristorante) – Veja Curitiba Comer & Beber 2013/2014

§ Melhor Entrada (Carpaccio de haddock com folhas de rúcula – Ernesto Ristorante) – Prêmio Bom Gourmet 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário