quinta-feira, 25 de junho de 2015

Céu Vermelho e Cia do Abração apresentam


Histórias Brincantes de Muitos Amigos

Tarsila do Amaral, Cecília Meireles e Tom Jobim em espetáculo para Crianças de Todas as Idades

No próximo final de semana, dias 27 e 28 de junho, acontecem as últimas apresentações da temporada da peça Histórias Brincantes de Muitos Amigos. O espetáculo narra o encontro fictício de Tarsila do Amaral, Cecília Meireles e Tom Jobim num quintal imaginário.

Tarsila, envolvida pelo universo das cores, quer ser pintora e brinca com as cores. Cecília brinca de construir palavras, cria sonhos e quer ser poeta. Tom descobre o mundo através dos sons e seus dedos inventam tons. Três grandes nomes da cultura nacional envolvidos por brincadeiras que levam à arte, apresentando com sensibilidade e poesia a amizade e a alegria de conviver juntos num mesmo quintal, num lugar chamado Brasil.

O espetáculo quer deixar nas crianças a poesia. Quer trazer a importância do brincar, do inventar, do criar e transformar. Cecília, Tom e Tarsila foram crianças um dia, tiveram medos, desenharam com giz, tomaram banho de chuva e refresco de uva, machucaram joelhos, se olharam no espelho e foram muito felizes.

É no quintal da infância de três crianças que muitas histórias brincantes acontecem, através das poesias construídas por Cecília, a menina combinadora de palavras, o menino Tom com seus ouvidos abertos para os sons e a Tarsila criadora de formas e cores vibrantes. O quintal que se mistura compõe um grande Brasil de muitos tons e tantas tintas. Os três amigos descobrem o que é ser amigo, o valor da amizade e como é difícil crescer sem perder esse quintal.

Assim, Histórias Brincantes é uma história de saudade, num mundo onde as pessoas valorizam cada vez menos o afeto, a verdade e a amizade, estas três almas chamadas Tarsila, Tom e Cecilia brincam num quintal que queremos resgatar. Pintam, bordam, cantam e recordam numa infância que se depender da Cia do Abração, permanece a vida inteira e vai além, deixando pra quem passar por este mundo um quintal florido, cheio de música, poesia, tinta e amor!

A diretora Letícia Guimarães acrescenta que o espetáculo é o 12º texto dirigido à criança produzido pela Céu Vermelho, em parceria com a Cia. Do Abração. Com elenco fixo, o trabalho teatral apresenta uma unidade de linguagem consoante com a filosofia do grupo. “O espetáculo começou a ser concebido no ano passado. Já neste ano, foram discutidos temas e caminhos estéticos. O trabalho de investigação veio através de artistas brasileiros da música, da poesia e das artes plásticas: Tom Jobim, Cecília Meireles e Tarsila do Amaral”, comenta a diretora.

A arte para crianças recria um novo olhar e através deste espetáculo é possível resgatar a essência, provocar os sentidos, desenhar caminhos e criar o gosto pela arte. Fundamental para a preservação da arte é o apoio dos patrocinadores. O Positivo apoia os projetos da Cia do Abração à longa data. História Brincantes de Muitos Amigos tem o incentivo pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Curitiba.

A temporada de apresentações iniciou no dia 13 e permanece até dia 28 de junho, na Sala Simone Pontes, na sede da Cia. do Abração, sábados às 16h e domingos às 11h e às 16h. Ingressos a R$ 10 e R$ 5. Reservas pelos telefones: 41 3362-9438 e 41 3362-9595.

Céu Vermelho e Cia. do Abração

O espaço cultural da Cia. do Abração comemora neste ano 14 anos de atividades, junto a Céu Vermelho. A noção “teatro para todas as idades” vem sendo investigada por ambas, com o intuito de promover um teatro sem fronteiras de idades. Propor um estado que seja sensível a compreensão da arte a partir da infância.


Equipe Técnica

Direção: Letícia Guimarães

Dramaturgia: Criação coletiva sob a supervisão de Letícia Guimarães

Cenografia e Iluminação: Blas Torres

Figurinos e Adereços: Guga Cidral

Sonoplastia, composição e direção musical: Karla Izidro

Elenco: Edgard Assumpção, Juliana Cordeiro e Karin Oniesko

Uma realização da Céu Vermelho, em parceria com a Cia. do Abração

Nenhum comentário:

Postar um comentário