sexta-feira, 12 de junho de 2015

Nova técnica de cirurgia no tornozelo diminui sofrimento dos pacientes

Hospital VITA Curitiba (Crédito:Rafael Danielewicz/Central Press)

Lesões comprometem articulação e qualidade de vida

Poucos serviços de ortopedia e traumatologia do Brasil realizam a artroplastia (prótese) total do tornozelo. Pouco difundida, a técnica, que chegou recentemente ao Brasil, é indicada para pacientes com lesões traumáticas, principalmente causadas por acidentes de trânsito, degenerativas e condições sistêmicas, como artrite reumatoide e hemofilia. A cirurgia, que vem sendo desenvolvida e realizada há cerca de 20 anos, já está na terceira geração de próteses, mas no Brasil foi autorizada pela Anvisa somente em 2012.

Segundo o médico do Hospital VITA Curitiba, Dr. João Luiz Vieira da Silva, especialista em ortopedia e traumatologia, membro do Serviço de Cirurgia do Pé e do Tornozelo do Hospital VITA Curitiba, chefe do Grupo de Cirurgia do Pé e Tornozelo da UFPR e professor do curso de Medicina da Universidade Positivo, todas as pessoas estão sujeitas a problemas no tornozelo. Porém, os hemofílicos estão mais suscetíveis, já que apresentam muitos problemas articulares, como dor e diminuição da mobilidade articular, principalmente nos joelhos, cotovelos e tornozelo. A artroplastia de tornozelo tem a finalidade de resolver esses problemas que atingem esse grupo.

De acordo com o especialista, a cirurgia no tornozelo da pessoa com hemofilia é mais complexa que as realizadas em pacientes que não possuem a doença, pois agrega maior risco de sangramento. "Além disso, a articulação é mais comprometida e as lesões ósseas são mais graves. O maior risco, no entanto, é em relação à cicatrização, que, por ser mais difícil em portadores de hemofilia, pode acarretar em infecções", explica.

Dr. Vieira da Silva adquiriu expertise em Artroplastia do Tornozelo na Universidade de Kiel, uma das mais tradicionais da Alemanha, em conjunto com Dr. Bruno A. Bonacin Moura, ortopedista do Hospital VITA Curitiba. Segundo o especialista, esta forma de prótese tem a finalidade de diminuir o sofrimento dos pacientes hemofílicos portadores de artropatia grave dos tornozelos, melhorando a qualidade de vida.

Nesta sexta-feira (12), será realizado, no Hospital VITA Curitiba, o segundo caso de artroplastia total do tornozelo em paciente hemofílico no Brasil. A equipe cirúrgica, liderada pelo Dr. João Luiz Vieira da Silva, será composta também pelos médicos Dr. Bruno A. B. Moura e Dr. Luciano R. L. Pacheco. De acordo com Vieira da Silva, o primeiro caso, realizado, por esta mesma equipe, há um ano no Hospital de Clínicas da UFPR, trouxe um enorme benefício ao paciente, recuperando, em muito sua qualidade de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário