quarta-feira, 8 de julho de 2015

Porto a Porto recebe o executivo Julio Fernandes, da Vinícola Justino’s Madeira




O português conduzirá duas degustações de vinhos Madeira em Curitiba.

A importadora Porto a Porto traz a Curitiba o executivo Julio Fernandes, diretor comercial da Vinícola Justino’s Madeira, uma das mais antigas vinícolas produtoras do português fortificado Vinho da Madeira. No dia 11 de julho, sábado, haverá uma degustação harmonizada na Associação Brasileira de Sommeliers – Regional Paraná (ABS-PR), às 15h30. No dia 13 de julho, segunda-feira, às 19h15, a degustação acontecerá no Centro Europeu. Em ambos os eventos, conduzidos por Julio Fernandes, serão apresentados os diferentes estilos desse vinho, que vai de seco a doce. Cinco serão degustados: Madeira Justino’s Sercial (seco) 10 anos, Madeira Justino’s Verdelho (meio seco) 10 anos, Madeira Justino’s 10 anos, Madeira Justino’s Colheita 1997 e Madeira Justino’s Malmsey (doce) 10 anos.

A Vinícola Justino’s Madeira está estabelecida na Ilha portuguesa desde 1870 e é considerada uma das mais antigas da região. Ocupa uma posição de destaque nos mercados internacionais, pois em 1993 se associou a um dos maiores grupos franceses de produção e distribuição de bebidas. Foram construídas novas instalações com o objetivo de melhorar a vinificação, produção e envelhecimento do vinho, de modo a conjugar os métodos tradicionais com a mais avançada tecnologia disponível.

Curiosidade: Vinho Torna a Viagem

Nos primórdios da história vinícola da Ilha da Madeira, os toneis de vinhos eram transportados nos porões dos navios durante as longas viagens marítimas. As temperaturas lá embaixo chegavam aos 60 graus e quando acontecia de o vinho retornar à Europa, verificava-se que ele era muito melhor do que aquele enviado no começo da viagem, pois as altas temperaturas e o balançar do navio acabaram conferindo características únicas e interessantes à bebida. A partir de então, toneis de Vinho Madeira eram despachados para uma voltinha de navio unicamente para enriquecer em aromas e sabores. Esse vinho ficou conhecido como Vinho da Roda ou Torna a Viagem. Hoje a mesma situação é simulada por dois processos de envelhecimento: Canteiro e Estufagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário