sexta-feira, 24 de julho de 2015

Quatro dicas para reduzir a conta de luz no inverno

Luciano Carstens
(Bruna Zembuski / Central Press)

Um dos gastos que tem feito muita diferença no orçamento dos brasileiros, nos últimos meses, é a conta de luz. A cada mês, uma nova surpresa - e isso não é apenas devido ao aumento da tarifa, mas também à chegada do inverno, que requer o uso de aquecedores, chuveiros elétricos, secadores, entre outros aparelhos elétricos.

Para quem viajou nas férias e espera receber uma conta bem menor no próximo mês, a surpresa também pode ser desagradável. O engenheiro eletricista Luciano Carstens, diretor do Núcleo de Ciências Tecnológicas e Exatas da Universidade Positivo, afirma que, para acertar na economia, é essencial entender o funcionamento dos aparelhos eletrônicos da residência, já que a maioria deles consome energia mesmo desligados.

O especialista dá algumas dicas práticas para o dia a dia e, especialmente, para enfrentar o inverno sem desembolsar mais no final do mês:

1. O modo stand by também consome energia! O modo de espera ou stand by de equipamentos eletrônicos não impede o consumo de energia elétrica. Inclusive, o gasto pode ser bem alto: todos os aparelhos de uma residência, em modo de espera, podem representar até 12% da conta de luz.

2. Quando viajar, desconecte os aparelhos da tomada. Microondas, fornos elétricos, televisores, receptores de tv a cabo, modem de internet, computadores, impressoras, máquinas de lavar, aparelhos de DVD, vídeo games, home theaters são consumidores silenciosos de energia. Quando for viajar, ou não estiver usando os aparelhos, desconecte-os da tomada.

3. Carregadores consomem energia - sempre! Celulares, tablets e notebooks são cada vez mais comuns no dia a dia de todos, assim como seus carregadores. Porém, estes podem ser verdadeiros vilões na conta de luz. Estes acessórios simplesmente consomem energia, mesmo quando não estão efetuando a recarga. Por isso, lembre-se de desconectá-los da tomada quando não estiverem cumprindo sua função.

4. Ajuste a temperatura do refrigerador para a posição inverno ou de mínimo consumo. Diminuir a potência do refrigerador no período de inverno e de férias vai ajudar a reduzir a conta de luz no fim do mês. O compressor do refrigerador trabalha menos, gasta menos energia e seus alimentos serão mantidos na temperatura adequada da mesma forma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário