sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Colóquio de Moda tem noite de lançamento de livros e concerto

Mais de quinze títulos serão lançados em Curitiba

Os amantes da moda terão uma noite de lançamento de mais de quinze livros da área, na próxima quinta-feira, 03, a partir das 20h30, dentro do 11° Colóquio de Moda, na Universidade Positivo, em Curitiba (PR). Entre os títulos, estão "Moda e Revolução nos anos 1960" e "História da Moda - Livro para colorir". A noite será embalada pelo concerto do maestro e compositor paranaense Rogério Krieger e a Orquestra da Câmara.

Organizado pelo curso de Design da Escola de Comunicação e Negócios da Universidade Positivo, em parceria com a Associação Brasileira de Estudos e Pesquisa em Moda (ABEPEM), o 11° Colóquio de Moda acontece de 2 a 5 de setembro e promove o encontro acadêmico de estudiosos e profissionais do universo da moda.

Inscrições e mais informações sobre as atividades e a lista completa de livros estão no site do Colóquio:www.coloquiomoda.com.br.

Livros a serem lançados:

- "Cultura do perfume, cultura da moda e outros acordes", dos autores Antônio Nolasco, Carol Garci, Christine Ferreira Azzi, Cristine do Carmo Schmidt de Moraes, Cláudio Luiz Rubino, Fausto Viana, Isabela Monken Velloso, Letícia de Sá Nogueira, Lucas Miranda Nascimento, Maria Alice Ximenes Crus, Patrícia Ferreira Moreno, Priscilla de Paula.
Sinopse: Sinopse não disponível.

- "História da Moda - Livro de colorir", de Marcio Alek.
Sinopse: O leitor pode interagir com as principais mudanças que ocorreram no modo de se vestir com o passar dos séculos. Para cada época o leitor vai encontrar um traje típico que representa o momento histórico vivido, e vai ter a liberdade de pintar livremente e pesquisar sobre diferentes épocas para conhecer mais sobre a área.

- "Indicadores de sustentabilidade e a indústria do vestuário", dos autores Silvia Mara Bortoloto Damasceno Barcelos e Antonio Carlos de Francisco.
Sinopse: O livro discute a sustentabilidade como ferramenta e diferencial dentro de empresas e organizações. Com exemplos internos de grandes personalidades e entidades que trazem princípios de sustentabilidade em suas diretrizes.

- "Termos básicos para a catalogação de vestuário", de Michelle Kauffmann Berarussh.
Sinopse: Sinopse não disponível.

- "Moda e publicidade no Brasil nos anos 1960", de Maria Cláudia Bonadio.
Sinopse: A doutora Maria Claudia Bonadio baseia sua obra nas principais tendências e evoluções econômicas no mercado da moda a partir da segunda metade do século XX. Em forma de linha cronológica ela oferece a contextualização do momento histórico vivido na época.

- "Tenho dito: histórias e reflexões de moda", de João Braga.
Sinopse: O livro trata de moda-teórica, composto por quinze artigos da revista dObra[s]. Traz reflexões sobre diversos assuntos, entre eles "sapatos como forma de distinção social", "o luxo em treze palavras: entendimentos e conceituações" e "cinema e moda".

- "Um alfaiate no Palácio do Catete; histórias de José de Cicco, o mestre das tesouras no país dos elegantes", de Gustavo Camargo.
Sinopse: "Um alfaiate no Palácio do Catete" conta a história de José De Cicco. O conhecido "alfaiate dos presidentes" era o responsável exclusivo pelo guarda-roupas de Getúlio Vargas e vestiu notáveis nomes da história brasileira. Em forma de diário, o livro relata a rotina de pesquisa e as conclusões do autor.

- "As vestes da Boa Morte", de Renata Pitombo Cidreira.
Sinopse: O livro trata de costumes, características e do simbolismo nas tradições religiosas do Candomblé. "As Vestes da Boa Morte" aborda a representatividade e os significados de cada peça de roupa e acessórios nesta tradição.

- "Ensaios em Design - Práticas interdisciplinares", de Cassia Letícia Carrar Domicinao.
Sinopse: A coleção "Ensaios em Design" nasceu em 2010, com a proposta de apresentar e discutir as multifacetas do design apresentadas pelos diversos colaboradores. O quinto volume, "Ensaios em Design - Práticas Interdisciplinares", traz, entre outros, textos sobre ferramentas do design no projeto e design sonoro.

- "Ronaldo Fraga: caderno de roupas, memórias e croquis", de Ronaldo Fraga.
Sinopse: O livro retrata as principais inspirações e reflexões do estilista Ronaldo Fraga do ano de 1996 até 2012. Com textos de Cristiane Mesquita e Costanza Pascolato, o autor retrata de forma pessoal a criação de cada coleção, creditando memórias ou referências externas.

- "Moda sustentável", de Alison Gwilt.
Sinopse: O livro serve como guia prático para a produção de forma sustentável passo a passo. Baseada no seu dia-a- dia na indústria da moda, a autora dá conselhos e alternativas de práticas que podem otimizar sua produção e consumo de forma sustentável.

- "Colóquio de moda, 10 anos contados por quem fez acontecer", de Maria de Fátima Mattos e Kathia Castilho.
Sinopse: A obra é uma compilação de relatos dos principais organizadores das 10 primeiras edições do Colóquio de Moda, cada um usa um capítulo para contar sobre o evento, as reflexões e uma somatória do seu aproveitamento.

- "Memórias e Museus", de Márcia Merlo.
Sinopse: O livro é o resultado de discussões realizadas por diversos autores e pesquisadores de design, artes, indumentária, moda e museus, abordando o conceito de memória física e o papel dos museus para a conservação de patrimônio.

- "Utopia da sustentabilidade e transgressões no design", de Leila Lamgruber Queiroz.
Sinopse: A autora discute o momento do surgimento do conceito de sustentabilidade, e a sua importância para o pensamento do mundo contemporâneo sobre o uso de materiais. Na obra, ela discute como fatores econômicos, sociais e culturais podem influenciar a linha de produção contemporânea.

- "Moda e revolução nos anos 1960", de Maria do Carmo Teixeira Rainho.
Sinopse: A obra considera a potência da moda e a sua revolução nos anos 1960 como responsáveis por mudanças sociais como costumes culturais, relações de gênero e sexualidade. A autora usa como base os editoriais de moda durante dez anos do jornal carioca Correio da Manhã.

- "O Brasil da joia, design e arte", dos autores Silvia C S Rocha e Paulo Rocha.
Sinopse: Sinopse não disponível.

- "Indumentária e Moda: caminhos investigativos", dos autores Ivana Guilherme Simili e Ronaldo Salvador Vasques.
Sinopse: O livro é estruturado como um desfile de teorias e pensamentos básicos sobre a origem e o desenvolvimento da moda, levantando questionamentos e analisando diferentes visões e opiniões sobre as diferentes fases de sua história.

- "Entre amigas - Livros para colorir", de Maria Alice Ximenes.
Sinopse: O livro dá ao leitor a oportunidade de integrar a narrativa. De forma simples, retrata rotinas e pensamentos cotidianos do universo feminino, dando espaço para a pintura de estampas e padronagens, além de poder complementar o cenário.

- "Corset - interpretações da forma e da construção", de Ana Laura Marchi Berg.
Sinopse: Este livro trata da história e do atual universo dos corset, uma antiga peça de baixo que ganhou espaço em diferentes estilos por ser uma ferramenta para definir formas e contornos. Quase de forma poética, o livro conta toda a trajetória da peça e seu processo de criação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário