terça-feira, 29 de setembro de 2015

Livro de fotos e poesia terá sessão de autógrafos no Canal da Música



Retratos – A Vida de Um Momento reúne poesias de Guilherme Cardoso e fotos de Thiago Cavalieri. Lançamento será no dia 14 de outubro

O livro “Retratos – A Vida de Um Momento”, que será lançado no dia 14 de outubro, no Canal da Música, em Curitiba, tem dupla autoria. Reúne poesias de Guilherme Cardoso e fotos de Thiago Cavalieri. A organização, revisão e prefácio são do jornalista Adilson Fabris e o texto da contracapa é de Henrique Fontoura. O livro tem 94 páginas, que contém 42 poesias acompanhadas, cada uma delas, de uma fotografia em PB. É uma produção independente, bancada totalmente pelos autores. Foram impressos 300 exemplares do livro, que estarão à venda no dia do lançamento.

Cardoso diz que a proposta foi aliar a linguagem visual da foto ao texto poético. “Existe uma inter-relação entre foto e poesia, mas esta conexão nunca é muito evidente. Às vezes torna-se até enigmática”.

O organizador do material disse que não podia destacar um autor em detrimento de outro ou deixar que uma foto fosse mera ilustração da poesia ou que a fotografia se tornasse legenda da foto. “Tentei preservar a autonomia, que uma não dependesse da outra, mas também estabeleci alguma relação, mesmo que tênue, entre elas”, afirma Fabris.

Os autores

Guilherme Cardoso é designer de formação, mas a mente inquieta o levou a explorar novas formas de expressão. Começou a escrever poesias muito cedo, fascinado pela descoberta do poder das palavras. Com uma marca textual eminentemente lírica e emotiva, este é o segundo livro que publica, de forma independente.

As poesias dele se inserem na estética das escolas modernistas de poesia, que privilegiam os jogos de linguagem e usam o próprio espaço da página como elemento de composição poética. São marcadas por intensa subjetividade, mas raramente descambam para o hermetismo.



A influência mais evidente no trabalho de Cavalieri é a produção da Agência Magnus, sobretudo as fotos de Henri Cartier-Bresson. Filho e sobrinho de fotógrafos, ele cresceu em um ambiente impregnado de fotografia. Enveredou por várias vertentes, mas a identificação imediata que teve foi com o fotojornalismo. Este livro é o primeiro trabalho divulgado individualmente e contém uma síntese de sua estética, o registro da beleza fugaz do cotidiano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário