segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Gazeta do Povo é premiada em concurso internacional de design para internet



Série especial “Os pracinhas na 2.ª Guerra” conquistou prêmio na categoria cobertura

O ano começou com premiação para a Gazeta do Povo, veículo que faz parte do Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM), que recebeu um prêmio de excelência no SND Digital – um concurso internacional de design para internet organizado pela Society for News Design. O time foi premiado na categoria “cobertura” com o trabalho que conta a história dos pracinhas brasileiros na Segunda Guerra Mundial.

A série foi publicada entre os dias 9 de 11 de agosto de 2015 e envolveu equipes de reportagem, infografia, web desenvolvimento e vídeo. A ideia de fazer o especial surgiu do fato de praticamente todos os ex-combatentes serem nonagenários. O material foi construído a partir de entrevistas com seis pracinhas, três familiares de expedicionários, um ex-soldado do Exército alemão e um ex-partisan italiano.

O editor de infografia Leandro Santos conta que o Museu do Expedicionário foi um grande colaborador para o especial, fornecendo fotos históricas e abrindo as portas da casa para a equipe participar das reuniões semanais dos pracinhas. “O prêmio maior foi poder ver no rosto dos expedicionários a satisfação por darmos o mais que devido reconhecimento pela sua participação na 2ª Guerra. O diretor do museu chegou a dizer que alguns dos pracinhas que andavam cabisbaixos tiveram uma injeção de ânimo após o especial”, diz.

O repórter Diego Antonelli afirma que trabalhar assuntos que resgatam a história permite entender a realidade atual. Além disso, os textos podem ser bem trabalhados sem serem extensos, vídeos, infográficos e gráficos interativos são usados para retratar e trazer um resgate histórico. “Uma premiação demonstra o trabalho bem feito pela equipe. Esse reconhecimento é fundamental para dar uma oxigenada e é um incentivo para que outros projetos surjam”, diz.

Os infográficos vencedores foram selecionados entre mais de mil trabalhos, inscritos em 15 categorias e o resultado foi anunciado na American University, em Washington, nos Estados Unidos. Agora, os trabalhos selecionados participação de outro concurso previsto para abril, quando serão escolhidas as melhores peças jornalísticas do mundo.

Gazeta do Povo

A Gazeta do Povo, que faz parte do Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM), é uma grande plataforma de comunicação, que está presente o tempo todo na vida dos paranaenses, seja com informação e diferentes opiniões nas plataformas impressa e digital (online, mobile e tablet), em projetos especiais e eventos. Com uma história de 97 anos e com olhos no futuro, a Gazeta do Povo se renova diariamente e coloca no mercado novos produtos, serviços e iniciativas para estar ainda mais próxima do leitor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário