sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Licença ambiental para ampliar a industrialização do xisto é entregue pelo governador



A licença ambiental que prevê a ampliação da Unidade de Industrialização do Xisto (SIX) da Petrobras, em São Mateus do Sul, foi entregue nesta quinta-feira (18), pelo governador Beto Richa, ao gerente-geral da SIX, José Alexandrino Machado, e ao prefeito de São Mateus do Sul, Clóvis Ledur, durante reunião no Palácio Iguaçu.

Segundo o deputado estadual Hussein Bakri (PSC), que vem participando das negociações desde o surgimento da notícia de que a unidade da Petrobras de São Mateus poderia vir a ser fechada, com a licença ambiental emitida pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP) ela pode ampliar o aproveitamento de xisto, gerando a mesma quantidade de resíduos sólidos e o menor impacto ambiental possível.

Com isso, será permitido o aumento de utilização de lastro oleoso de refinaria de 40 toneladas/dia para 360 toneladas/dia, aumentando a produção de óleo combustível de 608 toneladas/dia para 890 toneladas/dia. A unidade de xisto da Petrobras gera mil empregos diretos e 3 mil indiretos. A unidade representa 48% da renda do município, que tem 45 mil habitantes.

O gerente-geral da SIX, José Alexandrino Machado, explicou que, a partir de agora, a SIX poderá receber as correntes intermediárias, que são os resíduos do processamento de petróleo, de outras refinarias da Petrobras, além dos resíduos da própria unidade. “Esta licença vem em boa hora, no momento exato de cumprir a missão de aumentar a sustentabilidade da SIX. Com isso, temos possibilidade de contribuir com a geração de caixa da Petrobras, diminuindo o custo de outras refinarias”, ressaltou Machado.

Mobilização – O governador Beto Richa disse que está mobilizado com as lideranças da região, e não está medindo esforços para que a SIX continue operando em São Mateus do Sul. “ Somamos forças com as entidades do setor produtivo, prefeitos, o deputado Hussein Bakri, que movimentou todas as forças do Estado e brigou pela permanência da Petrobras em São Mateus do Sul. Com a liberação da licença ambiental, damos mais um grande passo, viabilizamos a operação da indústria, sem ampliar os riscos ambientais” afirmou.

Petrosix– Instalada em 1972, a unidade está localizada sobre uma das maiores reservas mundiais de xisto e sua produção atende aos mercados do Paraná, São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A Petrobras extrai petróleo e gás do xisto betuminoso na formação Irati, em São Mateus do Sul, pela subsidiária Petrosix. A produção é de aproximadamente 8 mil barris de petróleo de xisto por dia. O xisto betuminoso é uma rocha rica em material orgânico. Em suas camadas é possível encontrar óleo semelhante ao derivado do petróleo. As atividades da usina têm impacto sobre a vida de 16 mil pessoas – mais de um terço da população de São Mateus.


Nenhum comentário:

Postar um comentário