segunda-feira, 13 de junho de 2016

Doação de medula óssea salva vidas e beneficia empresas



Empresas que incentivarem a doação regular poderão ser premiadas com o Selo Empresa Solidária

Lei estabelece o Selo Empresa Solidária para pessoas jurídicas que demonstrem preocupação social e solidária com a vida.

Incentivar a doação voluntária e regular de medula óssea e sangue entre os funcionários das empresas. Este é o objetivo da lei que estabelece o Selo Empresa Solidária para pessoas jurídicas que demonstrem preocupação social e solidária com a vida.

A presidente do Instituto TMO/Associaçao Alírio Pfiffer (Transplante de Medula Óssea), Regina Bruni, exalta a importância da criação da honraria. “A medida é importante, pois incentiva a concessão de oportunidades aos trabalhadores para ir ao banco de sangue ou hemocentro. Além de incentivar as empresas engajadas com o social e a promoção da vida”, menciona.

Para Regina Bruni, as empresas possuem papel fundamental na disseminação das informações e orientações sobre a doação de medula óssea e sangue. Além dos procedimentos necessários para o cadastro no registro oficial de doadores. “O empregador precisa ser incentivado para que entenda o seu papel na conscientização dos seus funcionários. O aumento das taxas de doações de medula óssea e sangue é responsabilidade de todos, inclusive das empresas”, reforça.

Doação de medula óssea
O primeiro passo é cadastrar-se em um biobanco. Nesse momento, o doador preencherá uma ficha com seus dados, e será coletada uma pequena amostra de sangue. Em média, 2 meses depois, o cadastro irá para o registro nacional do ministério da saúde, o REDOME (Registro de Doadores de Medula). A partir desse momento, o doador deve esperar. Quando um paciente compatível for encontrado, o REDOME entrará em contato com ambas as partes, para refazer os exames que confirmem a compatibilidade. Se confirmada, são feitas avaliações médicas para atestar as condições de saúde do doador e do paciente. Diante dos resultados, o médico decidirá qual o melhor procedimento para a coleta: através de aférese (por filtragem do sangue) ou através de punção no osso da bacia.

Se houver interesse em realizar os três tipos de doação, basta informar ao colaborador do Biobanco que, além de doar sangue, deseja também doar plaquetas e se cadastrar como doador de medula óssea.

TMO

O TMO é uma entidade concebida há 28 anos por um grupo de empresários que se reuniu para apoiar os Centros de Transplante de Medula Óssea do Brasil. Em Curitiba, o trabalho do Instituto é direcionado ao Serviço de Transplante de Medula Óssea (STMO) do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná, que foi responsável pelo primeiro transplante de medula óssea da América Latina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário