sexta-feira, 29 de julho de 2016

Campanha Julho Verde e Dia Mundial do Câncer da Cabeça e Pescoço


Paola Pedruzzi*

O câncer de cabeça e pescoço inclui uma diversidade de doenças, sendo as mais comuns, os tumores da boca (língua, assoalho da boca, lábio, etc.), da orofaringe (amígdalas, base da língua, palato mole) e da laringe. Os sintomas mais comuns são a presença de feridas que não cicatrizam, nódulos no pescoço, rouquidão e outras alterações da voz, dificuldade de engolir, emagrecimento, etc.

A importância desta campanha é que se trata de tumores altamente possíveis de prevenção, por medidas simples como evitar ou abandonar os fatores de risco (tabaco e álcool), autoexame da boca e consulta médica ou odontológica de rotina nas pessoas de risco. O tabaco e o álcool são responsáveis por cerca de 90% dos casos e existem vários mecanismos de combate e tratamento do tabagismo. O HPV (papilomavírus humano) pode ser o agente causador de alguns tumores, especialmente, o câncer da orofaringe (amígdala). Importante também é o alerta aos idosos que usam próteses dentárias, para que a família procure verificar a existência de lesões em baixo destas peças.

O câncer de cabeça e pescoço é bastante comum e chega a ser o 5º tumor mais comum nos homens. Por ser uma doença curável, fica o alerta para a importância da detecção precoce. As taxas de cura, na doença inicial, chegam a 95% e na doença avançada diminui para 30%. As sequelas da doença são muito menores quando o tratamento é realizado no estágio inicial e o paciente permanece com bons resultados de voz, deglutição, etc. Nesta fase, o tratamento inclui uma única modalidade de terapia, cirurgia ou radioterapia. Já na doença avançada, pode ocorrer sequelas como alterações da voz e da fala, dificuldade ou impossibilidade de se alimentar, deformidades, entre outros, e o tratamento inclui várias modalidades de terapia, algumas vezes radioterapia associada a quimioterapia ou cirurgia associada a radioterapia. O tratamento precoce é mais rápido e eficaz, possibilitando ao paciente retornar à suas atividades diárias sem maiores sequelas.

Vamos juntos alertar a população e os profissionais da área de saúde para disseminar o conhecimento da prevenção e detecção precoce do câncer da cabeça e pescoço.



Paola Pedruzzi

Médica do Serviço de Cabeça e Pescoço do Hospital Erasto Gaertner

Coordenadora da Campanha Julho Verde - Paraná

Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço

Nenhum comentário:

Postar um comentário