quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Divulgados vencedores do 36º Troféu Gralha Azul

















Premiação lotou o Guairinha na noite desta terça-feira. Foram 14 categorias com 18 premiados, além do Prêmio Especial e Técnico do Ano

O auditório Salvador de Ferrante (Guairinha) lotou na noite desta terça-feira (23), para a entrega dos prêmios do 36º Troféu Gralha Azul aos melhores do teatro paranaense. Foram inscritas 68 peças, que concorreram em 14 categorias, e julgadas no período de agosto de 2015 a junho de 2016.

Além dos troféus Gralha Azul – imagem criada em 1975 por Ivens Fontoura – os vencedores receberam premiação em dinheiro. Nesta edição foram homenageados Gehad Hajar (prêmio especial), pelo trabalho de recuperação de espaços culturais em Curitiba e pelo incentivo à ópera, e a Antônio Cláudio Nardelli (técnico do ano), pelo trabalho de 22 anos como iluminador, sonoplasta e operador de luz e de som.

Integraram a comissão julgadora desta edição Luigi Carvalho, Fernando Klug, Alitheia Karla Silva, Fernando Cardoso, Christina Caldas, Regina Razzolini e Sonia Morena.

A direção cênica da premiação de entrega foi de Edson Bueno que fez homenagem aos 400 anos de morte do dramaturgo William Shakespeare.



Vencedores do 36º Troféu Gralha Azul:

Espetáculo

“PROJETO bRASIL” / Companhia Brasileira de Teatro



Espetáculo para crianças

“KARTAS DE UMA BONEKA VIAJANTE” / Cia do Abração



Direção |
Marcio Abreu – por “PROJETO bRASIL”

Direção espetáculo para crianças |
Letícia Guimarães – por “KARTAS DE UMA BONEKA VIAJANTE”


Atriz

Anne Celli – por “NO DIA SEGUINTE – A QUASE HISTÓRIA DA TEVÊ BRASILEIRA”
Giovana Soar - por “PROJETO bRASIL”

Ator |
Rodrigo Bolzan – por “PROJETO bRASIL”


Atriz coadjuvante |
Helena Tezza – por “NUON”
Janine Campos – por “NUON”


Ator coadjuvante
Marcelo Rodrigues – por “NUON”
Rogério Soares – por “PALHAÇOS”

Revelação |
Bruno Rodrigues – por “LEOCÁDIO, A VIDA CONTINUA”



Iluminação
Beto Bruel e Rodrigo Ziolkoswski - por “NUON”



Sonoplastia |
Mateus Ferrari – por “NUON”

Figurino |
Eduardo Giacomini – por “NUON”

Cenário |
Aorélio Domingues – por “A NAVE DOS INSENSATOS”

Texto original e/ou adaptado |
Letícia Guimarães - por “KARTAS DE UMA BONEKA VIAJANTE”


Marcio Abreu, Nadja Naira, Giovana Soar e Rodrigo Bolzan - por “PROJETO bRASIL”




A cantora Michele Mara fez uma participação em homenagem a atores, atrizes e técnicos falecidos nos anos de 2015 e 2016. Ao som da música Força Estranha, de Caetano Veloso, foram lembrados Altamira De Oliveira, Carlos Alberto de Bastos, Wanderlei dos Anjos, Juracy Ribeiro Lucas, Eloina Duvoisin Ferreira, Claudete Pereira Jorge, Wagner Wardzinski, Silvana Silva dos Santos, Miguel Esposito, Marcio Waldemar Paes de Almeida, José Maria de Almeida e Marly Garcia Correia.

Histórico – o Troféu Gralha Azul foi criado em 1974 para celebrar o talento dos artistas, a capacidade dos técnicos e a qualidade dos produtores teatrais do Paraná. Esta premiação foi criação de Edson D’Ávila, Delcy D’Ávila, Yara Sarmento e Waldir Manfredini.

A primeira premiação aconteceu em 1975 e o espetáculo vencedor foi Paraná Terra de Todas as Gentes (autores Adherbal Fortes e Paulo Vítola, direção Maurício Távora). Esta montagem inaugurou o auditório Bento Munhoz da Rocha Netto (Guairão) em 12 de dezembro de 1974.

O diretor vencedor da primeira edição do Gralha Azul foi Oraci Gemba pela montagem A Casa de Bernarda Alba que recebeu também os prêmios de atriz (Silvia Chamecki), ator (Sansores França), atriz-coadjuvante (Tunica), Revelação feminina (Angela Wogel), Cenário (Ronaldo leão Rego) e Iluminação (Beto Bruel).

Foram premiados nesta primeira edição do Troféu Gralha Azul como ator coadjuvante (Clóvis Aquino, em Rapazes da Banda), figurino (Luiz Afonso Burigo, por Rapazes da Banda) e a revelação masculina (Felipe Freire por Rapazes da Banda).



fotos Kraw Penas

Nenhum comentário:

Postar um comentário