quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Socorro aos Necessitados comemora 95 anos de atendimento aos carentes de Curitiba



Durante o mês de setembro, a Socorro aos Necessitados, em Curitiba (PR), realizará diversos eventos comemorativos aos 95 anos da entidade. Com um orçamento anual de mais de R$ 5 milhões para cuidar dos 140 idosos que moram no local, a instituição é mantenedora do Lar dos Idosos Recanto do Tarumã e do Centro Dia Recanto do Tarumã. Uma associação civil, de caráter filantrópico, com fins não econômicos, fundada em 21 de setembro de 1921, por um grupo de pessoas sensibilizadas com a pobreza da época.

"Desde a sua fundação, as atas sempre registraram muitos donativos da sociedade e uma série de eventos para arrecadar verba para a manutenção do lar. Durante este mês, além de comemorar com os idosos, queremos relembrar os momentos marcantes e ativar algumas campanhas que serão muito importantes para nosso orçamento", afirma Antonio Carlos dos Santos Lima, presidente da Socorro aos Necessitados.

No dia 1º de setembro, serão lançadas campanhas de mobilização de recursos, como a CVT Copel - Cobrança de Valores de Terceiros pela conta de energia elétrica; as doações pela Campanha Nota Paraná, e o relançamento da Flor Simbólica. "A Flor Simbólica foi criada em 1949, quando mantínhamos postos de arrecadação na cidade, pedindo que, em vez das pessoas enviarem coroas de flores para enlutados ou flores em festividades, entregassem o valor correspondente para o Lar. Em troca, enviaríamos uma mensagem comunicando os destinatários sobre a homenagem", explica o presidente da Socorro aos Necessitados. Na oportunidade também haverá o lançamento do Selo dos Correios comemorativo aos 95 anos da entidade.

Além disso, no dia 15 de setembro, a tarde será para resgatar histórias. A partir das 15 horas, haverá um encontro dos familiares dos fundadores da entidade, homenagem aos beneméritos e ex-presidentes, voluntários e empresas amigas e também a apresentação do Projeto de revitalização da 1ª sede da entidade.

No dia 21 de setembro, dia da fundação da Socorro aos Necessitados, a partir das 12 horas, as comemorações iniciam com um almoço comemorativo, seguido de Inauguração de um museu com galeria de fotos da instituição, uma Benção de Ação de Graças, Descerramento de Placa Comemorativa, bolo comemorativo e apresentação musical.. No dia seguinte, 22, o final da tarde será cultural, com apresentação musical para os idosos moradores do Lar.

Para finalizar, no dia 29 de setembro, será inaugurado o painel com as empresas amigas da instituição, além de fotos oficiais da Diretoria atual, dos idosos do lar, funcionários e voluntários.





Ata - Confira um trecho da ata dos anos iniciais da Socorro aos Necessitados: "um grupo de corações bons, tocados de profundos sentimentos de humanidade e caridade, impressionados pelo sofrimento de inúmeros pobres, velhos e crianças que vagavam pelas nossas ruas exibindo os seus aleijos ou arrastando suas penúrias, se reuniram, neste mesmo salão, com o fim especial de fundar a Associação Socorro a esses necessitados a fim de mitigar-lhes as dores, suprindo-os de um relativo conforto material e moral. O que foi feito até agora está vivido e nítido, indelevelmente gravado no coração de todos. O apoio que encontramos de parte da população desta cidade, o auxílio que nos prestou o benemérito Governo do Estado e suas autoridades, os donativos das pessoas da capital, de outros estados e até do exterior, o concurso poderoso da imprensa, esse conjunto de esforços e de ações, constitui a mais evidente prova de que a iniciativa dos fundadores outra coisa não era senão o pensamento geral e correspondia, precisamente, a uma necessidade por todos sentida, cuja satisfação era exigida por aqueles sentimentos de humanidade e caridade, tão peculiares ao nosso povo e que irrompem, espontâneas, onde quer que a dor se manifeste, e o lenitivo tenha aplicação".



Datas marcantes:

1921 – Fundação Sociedade Socorro aos Necessitados

1924 – Transferência da Rua Dr. Muricy para Rua João Negrão

1925 – “Ford da Caridade”, campanha iniciada pela Gazeta do Povo para conseguir o primeiro carro da entidade

1926 – Inauguração Sede Social da S.S.N, na Rua João Negrão (Vila Herculano n.º 2)

1949 – Cinemas da capital (1 cruzeiro a mais no ingresso, renda S.SN)

1949 – Campanha Flor Simbólica

1962 – Nova sede no Tarumã – assinatura do projeto Tarumã pelos arquitetos Forte Neto e Francisco Moreira

01/09/1967 - Inauguração Lar dos Idosos Tarumã

1993 – Lançamento das Campanhas na televisão, patrocinadas pelo Banestado e Bamerindus. Apoio da Gazeta do Povo. Banestado proporciona carnês (fim da cobrança em domicílios)





Socorro aos Necessitados – É uma associação civil, de caráter filkantrópico, com fins não econômicos, fundada em 21 de setembro de 1921. A instituição é mantenedora do Lar dos Idosos Recanto do Tarumã (destinada a 120 idosos) e do Centro Dia Recanto Tarumã (com 20 idosos). A instituição tem como missão oferecer condições dignas de sobrevivência aos idosos, instalando-os em locais apropriados. Com intuito de atender com excelência a população carente, a associação dispõe de uma equipe de funcionários experientes e de instalações adequadas, que oferecem qualidade de vida aos idosos, consolidando-se atualmente como a instituição mais antiga e tradicional do Paraná em seu segmento.





O Lar atualmente - O Lar dos Idosos Recanto do Tarumã, além de moradia e alimentação, tem equipe de Geriatria, Nutrição, Enfermagem, Serviço Social, Psicologia, Fisioterapia, Musicoterapia, Farmácia, Terapia Ocupacional e Podologia. Por dia são servidas seis refeições por pessoa. Há cuidadores disponíveis 24 horas por dia, bem como toda a assistência com fraldas e remédios. Aceitam-se doações financeiras ou não, como de alimentos, materiais de limpeza, itens de higiene pessoal, descartáveis, remédios, roupas, sapatos, fraldas, entre outros itens. As doações podem ser feitas na Rua Konrad Adenauer, 576, Tarumã, Curitiba (PR). Mais informações: (41) 3266-3813 ou pelo e-mail: marketing@socorroaosnecessitados.org.br.



Página facebook: https://www.facebook.com/Socorroaosnecessitados

Nenhum comentário:

Postar um comentário