sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Caminhada de conscientização sobre doação de órgãos



No próximo sábado, 24 de setembro, das 9h às 12h, no Parque Barigui, em Curitiba (PR), o Instituto para Cuidado do Fígado (ICF), promove uma Campanha de Conscientização sobre a Importância da Doação de Órgãos. Participam da ação também a Central de Transplantes, Instituto do Rim do Paraná, Associação Paranaense de Apoio a Criança com Neoplasia e LIGH - Laboratório de Imunogenética e Histocompatibilidade.

Pacientes já transplantados e médicos participarão de uma caminhada pelo Parque, como forma de agradecimento à sociedade pela doação de órgãos, que lhes proporcionou uma nova chance de vida.

A ação faz parte da Semana Nacional de Doação de Órgãos. Médicos e voluntários também orientarão a população sobre como ser um doador. "É a tão esperada resposta para milhares de pessoas com graves problemas de saúde, porém, impossível de ser executada sem uma população consciente da necessidade e da responsabilidade de destinar seus órgãos para salvar vidas", afirma Fábio Porto, cirurgião do aparelho digestivo e um dos fundadores do ICF, que atende pacientes com doenças hepáticas gratuitamente na capital paranaense.

Pessoas de todas as idades podem ser consideras potenciais doadores. É a condição médica no momento da morte que determinará quais órgãos e tecidos poderão ser doados. Podem ser doados: coração, córnea, osso, rim, medula óssea, fígado, pulmão pâncreas e pele. Para ser um doador, basta informar a sua família. É ela que irá autorizar os médicos a fazerem o transplante. Não há burocracia e não é necessário deixar nada por escrito.

Outro movimento de conscientização que será promovido pelo Instituto para Cuidado do Fígado, acontecerá no dia 27 de setembro, o Dia Nacional do Doador de Órgãos, quando funcionários de estabelecimentos comerciais de Curitiba, vestirão a camiseta da Campanha “Doar Órgãos é um Gesto de Amor". São eles: Pasteur Grill e Seven Grill, Academia Marco Silva, Luiz R. Regattieri Odontopediatria, Aliu Coelho & Espaço D’Água, Casa Vie, La Panoteca Panfolia Slow Bakery, Airton Jóias, Fabiana Unhas, Débora Desing de Sobrancelhas e Anderson Cabeleireiros.  

Vale lembrar ainda que esta importante ação conta com o patrocínio de Viva Imagem Clínica de Diagnóstico por Imagem e X Leme Diagnóstico por Imagem. E também com o apoio da CDTO Clínica Médica, Rafaela Salomon Comunicação, Rambla 7, Kakoi, Milk Films, Biblick e Instituto GRPCOM.

Como ajudar o ICF:

Há cinco anos, nascia em Curitiba (PR), o Instituto para Cuidado do Fígado (ICF). Idealizado pela equipe médica do Centro Digestivo e Transplante de Órgãos (CDTO), que trabalha de forma voluntária, o instituto visa atendimento 100% gratuito. As consultas são feitas no Edifício ASA, em Curitiba, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e os médicos orientam desde o diagnóstico da doença até o término do tratamento, seja ele tomando remédios ou realizando um transplante.

Para quem deseja ser um “Amigo do Instituto para Cuidado do Fígado” pode apadrinhar a causa se cadastrando no site www.icfigado.org.br. Outros valores podem ser doados para a conta do ICF no Banco do Brasil, Agência 1876-7, Conta corrente 35251- 9.



Instituto para Cuidado do Fígado

Rua Voluntários da Pátria, 475, cj 905a - Edifício ASA

Curitiba - Paraná

Telefones: (41) 3223-2219

www.icfigado.org.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário