sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Livro usa contos infantis para tratar de inovação e criatividade no mundo corporativo



“Era uma vez dentro de nós” apresenta conteúdo útil e diferenciado para líderes e empreendedores

O novo livro de Maria Elisa Moreira, especialista em Psicologia Organizacional e do Trabalho, tem uma missão: trazer provocações, reflexões e exercícios para despertar a criatividade e estimular a inovação de um jeito divertido e ao mesmo tempo profundo.

A obra mostra que é possível potencializar a inovação e a versatilidade em sua equipe, lidando com as mais variadas situações do contexto organizacional.

Existem várias pessoas dentro de uma mesma pessoa, com diversos mundos arquetípicos, outros papéis sociais, diferentes níveis de consciência e grandes possibilidades de contribuição criativa. “Era uma vez dentro de nós” traz a constatação de que a criatividade nasce muitas vezes de um processo solitário, individual, que só se realiza e se materializa de forma coletiva, social e compartilhada.

A obra aborda a criatividade e a inovação nos contextos profissionais, partindo de uma dimensão fundamental: o indivíduo em busca de si mesmo. Para isso, a autora utiliza-se de narrativas infantis, as quais, segundo ela, favorecem o autoconhecimento e o resgate do potencial criativo da pessoa.

Ao longo de três partes – pensar, sentir e agir –, Maria Elisa Moreira, que também é autora do livro “Liderar não é preciso – Um guia prático para o dia a dia dos líderes” (São Paulo, Paulinas Editora, 2010), apresenta alguns aspectos teóricos que sustentam o tema da criatividade, bem como ferramentas práticas que ativam a imaginação. Na primeira parte, aborda aspectos teóricos, como a acepção da criatividade, da cultura e do clima organizacional. Descreve alguns ativadores criativos, trata do autoconhecimento e destaca a importância da autobiografia como recurso para o desenvolvimento humano, ressaltando, por fim, o significado da vida interior e sua correlação com a vida criativa. Examina, então, como as narrativas, de modo geral, e as narrativas infantis, de modo particular, estabelecem conexões tanto com o autoconhecimento quanto com a criatividade. A segunda parte propõe a leitura de quatro contos: “O Rouxinol”, “O Pinheirinho”, “O Traje Novo do Imperador” e “O Patinho Feio”. Por fim, a terceira parte mobiliza o leitor para agir por meio dos ativadores criativos, com exercícios simples e práticos para estimular a sua imaginação e a possibilidade de um olhar criativo sobre sua vida pessoal e profissional.

Ficha técnica:
Título: Era uma vez dentro de nós – Na era da inovação desperte a criatividade da sua equipe

Autora: Maria Elisa Moreira

ISBN: 978-85-356-4185-1

Coleção: Psicologia Aplicada

Páginas: 176

Edição: 1

Ano: 2016

Idioma: Português

Formato: 16,0 x 23,0 cm

Código: 529710

Sobre a autora:

Mestra em Criatividade e Inovação pela Universidade Fernando Pessoa (Porto – Portugal). Especialista em Psicologia Organizacional e do Trabalho. Cursou: Ética no Ambiente de Trabalho, na Universidade Autônoma de Barcelona – Espanha, e Gestão por Competências, na FIA (Fundação Instituto de Administração). Pós-graduada em Gestão de Recursos Humanos pela FAAP. Extensão em Psicologia Econômica pela PUC-SP, graduada em Psicologia pela Faculdade Paulista de Ciências e Letras. Docente da Academia da Competência Liderança na Sustentare Escola de Negócios. Docente do tema Criatividade e Inovação na Trevisan Escola de Negócios. Docente do curso de Liderança e Gestão Estratégica de Pessoas na Educação Executiva do Insper. Atua em projetos ligados ao desenvolvimento de equipes e à formação de lideranças, com temas relacionados à comunicação, ao autoconhecimento, ao relacionamento interpessoal, à gestão de conflitos, à meta-aprendizagem e à ética. É autora do livro “Liderar não é preciso – Um guia prático para o dia a dia dos líderes” (São Paulo, Paulinas Editora, 2010).

Sobre Paulinas:

Paulinas Editora é parte integrante do projeto apostólico da Pia Sociedade Filhas de São Paulo, instituição religiosa católica fundada pelo padre Tiago Alberione, com a colaboração de irmã Tecla Merlo, na Itália, em 1915, com o objetivo de evangelizar na cultura da comunicação. Referência de qualidade, ética e respeito pela diversidade cultural e religiosa, Paulinas Editora está presente no Brasil desde 1931 e, ao longo de sua trajetória, vem sendo reconhecida por sua atuação com inúmeras premiações, com destaque para sete Prêmios Jabuti – o mais importante prêmio literário do país, conferido pela Câmara Brasileira do Livro. Diversas obras também receberam a menção “Altamente recomendável” ou indicações ao “Acervo básico” da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), entre outras distinções conferidas por associações literárias nacionais e do exterior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário