segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Receita de tortéis, passada de avó para neta, é a vencedora do concurso promovido pela E-Casa Nove




É de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, a ganhadora do concurso de receitas “Sabores de Infância” promovido pela E-Casa Nove, loja virtual especializada na venda de utensílios para cozinha e gourmeteria, sediada em Curitiba (PR). A chef Nicole Fontana Rodrigues levou para casa o prêmio de R$ 1 mil em produtos das marcas Tramontina, Norpro, Brandani, Café du Joy e Mondial, com a receita “Tortéi da Nonna”.

Funcionando exclusivamente no ambiente virtual, a E-Casa Nove conta com utensílios de cozinha e gourmeteria para a venda, atendendo profissionais da área, chefs de cozinha, e consumidores finais. Além de produtos especializados e para o dia a dia, a loja virtual também trabalha com uma linha assinada, em parceria com marcas como Norpro e Old Thompson (americanas), Brandani e Bormioli Rocco (italianas), além das consagradas Peugeot, Typhoon e Mondial.

A sócia da E-Casa Nove, Fernanda Skraba, diz que a ação cumpriu com o objetivo de aproximar os profissionais e amantes da culinária e da gastronomia. “A ideia é estimular a realização de outras ações como essa, para que a experimentação e o intercâmbio de ideias e referências sejam permanentes e a gastronomia conquiste ainda mais adeptos”, opina.

Nicole conta que aprendeu a receita do tortéi ainda criança, com a avó, e que ela foi passada por gerações. “Minha avó aprendeu essa receita com a avó dela, que passou para a minha bisavó Rosa e então para a minha avó Natalina. A receita é de origem italiana, repleta de histórias de moinhos de trigo e plantações na colônia rio-grandense. Ela permanece a mesma por todo esse tempo, sem alterações, a não ser pelo modo de preparo que agrega tecnologia”, descreve.

Nascida em família de agricultores, Natalina trabalhava num pequeno armazém com o marido. Era ela a responsável por cozinhar para os sete filhos e suas famílias, além de ser a cozinheira-chefe no salão da igreja do bairro, comandando cerca de 30 mulheres que preparavam a iguaria para 800 pessoas em festas da comunidade. “Eu a acompanhava na semana anterior a esses eventos. Lembro de me sentar e ver aquelas mulheres batendo papo do dialeto italiano enquanto fechavam os tortéis, cortavam a massa ou cozinhavam o recheio. Eu me sentia maravilhada, cheia de orgulho por ver a minha avó ali. Todo mundo dizia que ‘tortéi como o da Dona Natalina não tinha igual’”, relata Nicole.

A ganhadora do concurso conta ainda que, no ano de 2012, depois de ter estudado o Psicologia por sete anos, buscou a gastronomia como profissão com o auxílio e os conselhos da avó e hoje é chef de cozinha internacional, trabalhando em eventos como personal chef. “Hoje minha nona não se locomove mais direito e no alto de seus 86 anos muito bem vividos, ela ainda é minha inspiração em todos os aspectos. Quando faço tortéis sempre levo os recheios para minha avó experimentar e, assim como antigamente, dar o seu aval”, revela.

Além do carinho e do estímulo para seguir a carreira na área na gastronomia, Nicole diz que fica a missão de repassar esse amor pela culinária para as próximas gerações da família. “Para mim, não existe nada mais lindo do que essa ligação que tenho com minha nona através dos alimentos. Eu sei que quando eu for uma nona meus netos também terão em mãos as mesmas receitas e conselhos. A memória se manterá viva neles porque o amor é o melhor ingrediente desse livro de receitas que é a nossa vida”, defende.

BOX:
Receita: Tortéi da Nonna

Ingredientes da massa:
2 kg de farinha de trigo
+- 15 ovos
um pouco de água morna para dar o ponto na massa
Modo de fazer:
Colocar a farinha sobra uma mesa e formar um morrinho, abrir um buraco no meio e ir acrescentando os ovos um a um, misturando devagar até incorporar tudo na farinha, colocar água aos pouquinhos até sentir o ponto. Sovar a massa bem até desgrudar das mãos e ficar lisinha. Não pode ficar mole, tem que ficar consistente. Cobrir com um paninho de louça e deixar descansar por 30 minutinhos.

Recheio:
1 moranga cabotiá (+- 1.2 kgs)
100 gr de açúcar
1 col de chá de canela em pó
1 col de chá de noz moscada (ir colocando aos poucos e provar)
1 maço de salsinha bem picadinha
80 gr de queijo parmesão ralado
1 cebola grande picada bem fininha
sal e pimenta a gosto
Farinha de rosca para dar o ponto

Modo de fazer:
Cortar a moranga em pedaços, retirar as sementes e cozinhar até que os pedaços fiquem macios. Retirar da água, esperar esfriar, descartar as cascas e colocar sobre um pano fino e limpo e espremer até sair toda a água. (é preciso que a moranga esteja fria para misturar os outros ingredientes).
Colocar em uma bacia, e com as mãos misturar todos os ingredientes. Acrescentar a farinha de rosca aos poucos para dar liga. O recheio precisa estar cremoso mas firme, pois se for muito mole pode estourar a massa na hora do cozimento.
Abrir a massa com um rolo em uma bancada enfarinhada, esticar a massa em tiras e rechear com uma colher de moranga, fechar e cortar com um cortador (fica tipo um pastelzinho quadrado).
Á parte colocar ferver uma panela com água e um punhado generoso de sal. Colocar os tortéis e esperar levantar a fervura (eles sobem), assim que ferver deixar cozinhar por aproximadamente 15 min, e provar para ver se estão cozidos, depende da textura da massa. Escorrer com cuidado para não quebrar e cobrir com o molho.

Molho:
1 kg de coxas e sobrecoxas de frango cortadas em pedaços
1 cebola grande bem picada
4 dentes de alho picados
1 pimenta dedo-de-moça sem as sementes bem picadinha
1 bouquet garni (cebolinha, salsa, tomilho, manjerona, salvia, alecrim)
1 colher cheia de extrato de tomate
1 kg de tomates bem maduros picadinhos
sal e pimenta a gosto
Modo de fazer:
Fritar o frango com um pouco de óleo em uma panela funda. Deixar fritar bem, até formar uma crosta dourada no frango. Acrescentar a cebola, o alho,a pimenta e o bouquet garni, deixar dourar e ir mexendo. Colocar o sal e a pimenta. Assim que o fundo estiver com o dourado da carne, acrescentar o extrato de tomate e um copo de água quente para "deglaçar" a panela, buscando aproveitar todo o sabor. Colocar os tomates picados e um pouco de água. Deixar cozinhar por aproximadamente 40 minutos em fogo baixo ou até que a carne esteja cozida. Acertar o sal.
Cobrir os tortéis com o molho e colocar uma boa porção de parmesão ralado em cima

Nenhum comentário:

Postar um comentário