terça-feira, 11 de outubro de 2016

Clínica popular faz orientação sobre o autoexame da mama e medição de sinais vitais neste final de semana



Unidade móvel da Clip vai estar de sexta a domingo no estacionamento do Carrefour Champagnat.

Nesta sexta, sábado e domingo (14, 15 e 16), quem passar pelo hipermercado Carrefour Champagnat pode fazer uma pausa para cuidar da sua saúde. A unidade móvel da CLIP – Clínica para Todos, vai estar das 8h às 18h (sexta) e das 9h às 17h (sábado e domingo) à disposição da comunidade oferecendo orientações sobre o autoexame da mama, em lembrança ao Outubro Rosa, e ainda fazendo a medição de sinais vitais.

O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres, e o segundo tipo mais comum no mundo. Segundo as estatísticas, uma em cada oito mulheres será diagnosticada com câncer de mama ao longo da vida. Dessas, 96% conseguirão sobreviver por pelo menos um ano, 87% terão uma sobrevida de até 5 anos, e 78% poderão viver por até uma década após o diagnóstico. Portanto, a prevenção é fundamental.

De acordo com a médica ginecologista da Clip, Lais Dellacqua Gavassoni, diversos fatores aumentam as chances de ocorrência do câncer, como menarca precoce, maus hábitos - tabagismo e alimentação não saudável - e ainda fatores hereditários. “Falar de câncer é fundamental para que as pessoas nunca se esqueçam que existem pré-disposições para a doença, mas que a prevenção é muito importante. E aí estamos falando do autoexame, além das consultas regulares ao médico especialista”, comenta a médica.

O autoexame da mama deve ser feito uma vez por mês, todos os meses, 3 a 5 dias após o aparecimento da menstruação ou em uma data fixa nas mulheres que já não têm menstruação. Todas as mulheres após os 20 anos, com caso de câncer na família, ou com mais de 40 anos, sem caso de câncer na família, devem realizar o autoexame da mama para prevenir e diagnosticar precocemente o câncer de mama.

Ainda segundo Lais, o principal sinal do aparecimento do câncer de mama é o surgimento de nódulos na mama, detectáveis no autoexame. Também é bom ficar de olho em outros sinais como aspecto de casca de laranja nos seios, retração das mamas, vermelhidão na mama e saída de secreção nos mamilos.

“O Outubro Rosa é muito importante como forma de alerta Nunca é demais lembrar desse assunto tão importante, pois um simples exame pode salvar uma vida”, finaliza a médica.


Clip - Clínica para todos

A CLIP atua em 17 especialidades da área médica – dentre elas a ginecologia - e quase 10 tipos de exames. Na prática, os preços de consultas e exames praticados na CLIP são, em média, menores que a metade do valor de particulares. Além disso, não há mensalidade ou qualquer tipo de vínculo. Os atendimentos são realizados mediante agendamento pelo site, telefone ou pessoalmente. Em média, a demora para conseguir uma consulta ou exame não ultrapassa uma semana.

São duas unidades em Curitiba e uma em Maringá. “A ideia é proporcionar para a população uma opção de saúde que vá de encontro com as suas condições, ou seja, que seja ágil e ao mesmo tempo, tenha preços acessíveis”, comenta Thiago Madureira, um dos sócios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário