segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Como arrumar a mala para fazer intercâmbio?

Há quem sonhe e crie muitas expectativas com a possibilidade de realizar um programa de intercâmbio. Afinal, é uma grande mudança de vida, a ida para um país diferente, novas amizades, língua estranha, nova casa. Mas como arrumar uma mala para começar uma nova vida fora da casa dos pais ou mesmo longe de casa? Como saber o que devemos levar, o que comprar lá, ou ainda o que nem será necessário levar.

Pensando em ajudar nesses preparativos, a diretora da World Study Curitiba, Roberta Salles, expert em arrumar malas para o exterior, lista algumas dicas para ajudar a montar a mala quase perfeita.

- Check list: A primeira dica é começar as anotações ou no celular ou em um caderno, onde for mais fácil. O ideal é começar essa lista bem antes e com calma. Anotar tudo que lembra que pode ser importante: de remédios a um casaco que seja o coringa do guarda-roupa.

- Tamanho da bagagem e limite de peso: É importante se informar com a companhia aérea o tamanho e o peso permitido por pessoa no embarque. Aqui vale a dica para as bagagens de mão e as que precisarão ser despachadas. Afinal, na Europa existem companhias conhecidas por "low cost" e isso pode mudar muito o custo das viagens internas. Outra dica importante é pensar em bagagens práticas e, se possível, escolher uma mala com rodas, o que facilita, e muito, a chegada nos destinos.

- Pesquisar o clima do destino escolhido: com os recursos tecnológicos hoje em dia é fácil fazer uma pesquisa do clima, uma média pelo menos, da cidade em que irá morar e, claro, a época do ano. "Isso define se o viajante pegará frio ou calor, por exemplo, e já podemos montar uma mala muito mais específica", diz Roberta. Outro ponto é ver se o local tem histórico de chuva, neve, calor e investir em tecidos e roupas práticas para o local. E claro, lembrar que no local sempre iremos comprar algo e já computar esse "espaço" na mala; afinal tem a volta para casa.

- A mala de mão: aqui acredito ser uma das dicas mais importantes, afinal é onde estarão os objetos mais importantes (Câmera, celular, documentos, joias, etc). "Dinheiro e o passaporte eu aconselho a levar em uma "bolsa invisível na barriga", aquelas estilo pochete, afinal precisam estar sempre com o viajante e em lugar seguro", aconselha. Outra dica importante para a bagagem de mão é sempre levar algumas peças de roupas em caso de emergência, caso a mala seja extraviada. O ideal é pensar em um ou dois dias sem a bagagem: duas blusas, uma calça, um pijama e roupas íntimas. Vale ainda lembrar que é sempre bom se informar o que é permitido levar na mala de mão para você não ter que jogar nada fora no aeroporto. Normalmente, não são aceitos potes com líquidos com mais de 100ml e objetos pontiagudos.

- Internet: Ufa!! Que medo de chegar em outro país e ficar incomunicável, sem Wi-Fi, não é verdade?! Para acalmar ou pais e os filhos, a World Study oferece um chip pré-pago, com internet ilimitada e também algumas opções de ligações. "O chip funciona desde o momento que o estudante parte do Brasil. Ou seja, caso ele tenha qualquer problema na hora da conexão, perda de voo, dúvidas de imigração, etc, ele consegue conversar conosco e podemos auxiliar em tempo real, utilizando as ferramentas de internet (Skype, Msn ou Facebook)", indica Roberta. A opção é excelente para os menores de idade, assim os pais ficam seguros em ter notícias até a chegada ao destino. "Muitos adquirem o chip de 15 dias, pois ao chegarem, adquirem um plano local, no caso de programas mais longos. Mas há países, como Japão e Nova Zelândia, por exemplo, em que os alunos não conseguem encaixar bons planos celulares, e acabam fazendo a extensão deste chip pelo período total do programa", complementa.

- Remédios: Em muitos países não se conseguem remédios sem receita, por isso é melhor se programar e levar os principais. Vale se informar também a maneira correta de levar medicamentos, principalmente os controlados. Ah, não esqueça lentes de contato para o período da viagem!

Caso esqueça alguma coisa, é legal quando chegar ao destino, começar a conhecer pessoas e as imediações de onde está morando. Afinal, em toda a cidade há lugares baratos para comprar sem preço para turista. Itens de higiene, maiores, também podem ser comprados no local. O ideal é levar um kit básico para os primeiros dias e lá comprar um tamanho maior. "Não existe uma regra, por isso gosto de dizer que são dicas. Afinal, ao longo dos anos, vivenciando as dificuldades de muitos alunos, já conseguimos listar as principais dúvidas e criar essas dicas", explica Roberta.

Outra questão que a empresária faz questão de abordar é para os intercambistas que ficarão em "host families", morando em casas de famílias. "É muito simpático, mas não uma obrigação, o(a) "filho(a)" levar uma lembrancinha/presente para os pais de intercâmbio, afinal é uma simples maneira de quebrar o gelo inicial de uma relação. É interessante que seja algo típico da cidade ou do Brasil. "Nossa ideia sempre é criar e proporcionar a melhor experiência para nossos intercambistas e por esse motivo tentamos ajudar no que for possível para tornar essa viagem algo inesquecível e a primeira de muitas viagens", finaliza Roberta.

Sobre a World Study

A World Study foi fundada em Curitiba há 23 anos, por um grupo de pessoas apaixonadas por intercâmbio. A marca World Study se fortaleceu e abriu escritórios em todo o Brasil, contando hoje com 38 escritórios no total. Somente em Curitiba são cerca de 300 alunos que participam de intercâmbios todos os anos. Os programas são os mais variados entre cursos de inglês para todas as idades, programas para famílias, High School, programas de Graduação e Pós-Graduação, cursos técnicos, cursos de estudos e trabalho, cursos de trabalho remunerado nas férias, programas de mochilão, entre outras opções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário