quarta-feira, 22 de março de 2017

Festival de Teatro Infantil Brinque apresenta Lenda do Boi-Bumbá em Curitiba





Música ao vivo, dança e interatividade marcam a primeira de cinco montagens inéditas do folclore popular brasileiro


A primeira peça do Festival de Teatro Infantil Brinque – Folclore do Brasil, que ocorre de março a julho de 2017, em Curitiba, conta a Lenda do Boi-Bumbá. O espetáculo acontece em duas apresentações, nos dias 25 e 26 de março, no Teatro Bom Jesus, às 16 horas. Os ingressos já estão à venda no Disk Ingressos e apenas nos dias de apresentação das peças na bilheteria do teatro: os valores variam entre R$ 10 e R$ 30, sendo que toda a renda arrecadada será doada para o Hospital Pequeno Príncipe.


O espetáculo inédito "A Toada do Bumbá" é uma visita à lenda brasileira do Bumba meu Boi, o boi dançante que cativa as festas que acontecem em todo o país, com diferentes nomes: o Garantido e Caprichoso do Amazonas, o Boi de Reis do Rio Grande do Norte, Boi Calemba de Pernambuco e o Boi de Mamão, representante do Sul do país, dentre outros. Em todas essas manifestações, revive-se a via sacra do animal que adoece, morre e a sua inesperada ressurreição.

Esta versão da história dirigida ao universo sensível e fértil da criança valoriza a diversidade, trazendo ao palco os sotaques, os hábitos, os trejeitos das regionalidades brasileiras e os modos plurais de viver a gama de emoções humanas - a tristeza e seus cortejos pela morte do boi e a alegria celebrada grandemente quando ele ressurge. Com uma boa dose de humor, poesia e muita música os personagens Catirina, Pai Chico e o Fazendeiro revivem a saga do Bumbá.

Destaque para a Banda do Boi que - com arranjos simples e muito cativantes - faz da peça um show à parte, convidando crianças e adultos a participar. Com produção da Ruído Companhia de Teatro em parceria com Babel Companhia de Teatro e realização do Ministério da Cultura, a peça faz parte do Festival de Teatro Infantil Brinque que ainda apresenta "Lobisomem" (dias 29 e 30), “Boitatá” (dias 20 e 21 de maio), “Cuca” (dias 24 e 25 de junho) e encerra com “Mula sem Cabeça” (dias 29 e 30 de julho). “Além das lendas, as peças trazem ao imaginário infantil as emoções, os trejeitos, os sotaques e os hábitos das regionalidades brasileiras. É um verdadeiro passeio cultural”, explica Carolina Montenegro, coordenadora geral da Montenegro Produções Culturais - empresa responsável pela criação e realização do Festival.

Nenhum comentário:

Postar um comentário