segunda-feira, 5 de junho de 2017

MOAGEIRA IRATI INCENTIVA O CONCEITO DE RESGATE DA PRODUÇÃO DO PÃO ARTESANAL PARANAENSE


O sócio-proprietário da Moageira Irati, Marcelo Vosnika
Crédito: Studio Borges Pinto

Indústria situada em Irati (PR), em parceria com a La Panoteca Slow Bakery, de Curitiba, aposta em um novo conceito de panificação, o qual pretende encontrar o verdadeiro sabor do pão paranaense feito com matéria-prima regional

Na próxima terça-feira (6 de junho), às 19h, a Moageira Irati – indústria paranaense de originação de grãos e fabricação de farinhas – realizará um bate-papo com o sócio-proprietário da Moageira e presidente da Associação Brasileira da Indústria do Trigo (Abitrigo), Marcelo Vosnika; e com os proprietários da La Panoteca Slow Bakery, Oscar Luzardo e Claudine de Sá Botelho. O tema do encontro, que será realizado na La Panoteca, é “A importância da farinha de trigo no processo de produção do pão paranaense”.
O objetivo é apresentar e fortalecer o conceito do resgate da produção de pães feitos com insumos regionais e incentivar a produção de um pão genuinamente paranaense – sem a farinha importada, por exemplo. Para isso, juntamente ao evento, a Moageira lançará a farinha de trigo premium “Importada de Irati – A farinha da Casa” (tipo 1 e integral). “O propósito dessa linha de farinha é incentivar e resgatar as tradições de ‘fazer pão em casa’, trazidas pelos imigrantes que chegaram ao Paraná no séculos XIX e XX. Para isso, buscou-se um produto sem aditivos e o qual se pode dizer que é 100% paranaense. Inclusive, o próprio nome da farinha é uma brincadeira na qual dizemos que não se precisa de uma importada, a de Irati é suficiente”, afirma Vosnika.
A medida em que se intensificam os movimentos gastronômicos em busca de qualidade artesanal e fortalecimento da economia local, novos produtos passam a fazer parte da cadeia de alimentos em que é possível resgatar as origens e valorizar os insumos regionais. Segundo o proprietário da La Panoteca Slow Bakery, Oscar Luzardo, a produção de pães tem seguido a mesma tendência. “Aos poucos queremos recuperar os métodos de produção e hábitos de consumo de pão com valor cultural e incentivar a produção de um pão paranaense legítimo”, defende Luzardo, que lança, na mesma noite o livro “Panifesto – À procura do pão paranaense”, obra na qual registra um manifesto a favor da retomada da produção artesanal de pães.
Luzardo afirma que para que o pão possa ser considerado legitimamente regional, é preciso que toda a cadeia de produção seja local. “E é isso o que a Moageira Irati nos oferece com a linha de farinhas ‘Importada de Irati’. O produto é inteiramente rastreado. Ou seja, é possível saber de qual região, qual produtor, que tipo de trigo, de onde veio, os processos de produção dos grãos, todos os seus índices, laudos técnicos, enfim, tudo o que diz respeito ao processo inclusive de moagem. Todos rigorosamente controlados”, explica. Há mais de 20 anos a Moageira Irati realiza um processo de fomento à produção de trigo na região dos Campos Gerais. Essa proposta pioneira, além de garantir especificidade bastante apurada, dá sustentação econômica ao triticultor.
Nessa mesma direção, o Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria do Estado do Paraná (SIPCEP) tem investido, nos últimos dois anos, em cursos de capacitação que visam à implementação dessa cultura artesanal de pães nas padarias do estado. “O Paraná é o maior produtor de trigo do País, temos tudo o que precisamos aqui. Por isso, caminhamos na mesma direção dessa tendência mundial. E, para isso, é preciso que os interessados entendam o processo de produção do pão artesanal, que é mais lento e demanda investimento e logística diferenciados”, explica o presidente do SIPCEP, Vilson Felipe Borgmann.
Além do resgate cultural, Borgmann salienta a importância desse movimento para a valorização de toda a cadeia produtiva regional. “O conceito trazido pela Moageira Irati, juntamente com a La Panoteca Slow Bakery, com a farinha “Importada de Irati”, demonstra que podemos ter nosso próprio pão, o legítimo pão paranaense e estamos a caminho de encontrá-lo”.
Vendas da farinha de trigo “Importada de Irati” e livro “Panifesto”
A farinha de trigo premium “Importada de Irati – A farinha da Casa”, é vendida na La Panoteca Slow Bakery (Rua Gastão Câmara, 384 – Bigorrilho | Curitiba-PR), em dois exemplares (tipo 1 e integral), em uma embalagem de 1 Kg, no valor de R$ 9,50. O objetivo é que o produto, em breve, esteja presente também em armazéns e empórios de Curitiba. O livro “Panifesto – À procura do pão paranaense” também está à venda na La Panoteca, o valor do exemplar é de R$ 44,90.

Nenhum comentário:

Postar um comentário