quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

Livro traz coletânea de textos sobre o universo da inovação

Marcos Pessoa, organizador do livro

Lançamento será dia 22 de fevereiro, na Livraria da Vila


Obra organizada por Marcos de Lacerda Pessoa será lançada no dia 22 de fevereiro, na Livraria da Vila, em Curitiba

Steve Jobs disse certa vez: “Cada sonho que você deixa para trás é um pedaço do seu futuro que deixa de existir”. E é com esse pensamento que o engenheiro Marcos de Lacerda Pessoa apresenta o livro Pinceladas de Inovação: arte e técnica para soluçõescriativas, uma coletânea de textos produzida por estrategistas, empreendedores, gestores e professores. O lançamento está marcado para o dia 22 de fevereiro (quinta-feira), na Livraria da Vila, em Curitiba.
Publicada pela Vitória Gráfica e Editora, a obra organizada por Pessoa, superintendente de Inovação da Copel e consultor na área de inovação para empresas e instituições de pesquisa e desenvolvimento, aborda um leque de tópicos relacionados à inovação. Cada capítulo, num total de oito, foi produzido por especialista no assunto. “O produto final foi uma obra que dá uns toques e traços para aquele que, além de cultivar uma ideia criativa, queira desenvolvê-la, materializá-la e torná-la um produto ou serviço inovador”, sublinha o organizador.
Para Pessoa, quem se dispõe a inovar tem um sonho: a ideia de fazer algo diferente. “Inovação é área de vital importância para o sucesso pessoal e profissional e para a sobrevivência das empresas”, observa. Ele reforça que o conjunto de abordagens reunidas no livro objetiva introduzir o leitor no vasto universo da inovação.
Textos e autores
O primeiro capítulo de Pinceladas de Inovação é de autoria de Pessoa. Ele aborda os aspectos cognitivos da criatividade e inovação. O economista e reitor da Universidade Positivo José Pio Martins trata da economia colaborativa como uma porta de entrada para a inovação.
Mauro Carrusca, especialista em inovação, escreve sobre a era da aceleração, mostrando a inovação colaborativa como transformadora e aceleradora de negócios. O quarto capítulo é do administrador Marcos Mueller Schlemm, e apresenta o design thinking como facilitador da inovação. Uma narrativa sobre economia criativa e novos desafios do desenvolvimento é da economista Gina Paladino.
O texto sobre prospectiva estratégica e inovação na indústria é assinado pela designer industrial Marília de Souza. O engenheiro químico Álvaro Amarante e Danielle Valente Duarte, doutoranda em gestão estratégica, escrevem juntos o texto que tratada da pesquisa-ação: inovação na prática. O oitavo capítulo, do professor Eduardo Moreira da Costa, enfatiza a máxima “inovar é preciso”.
Impressões
“A obra compõe um desenho rico e denso do que é e como se faz inovação, numa linguagem de fácil entendimento e exemplos ilustrativos”, assinala Pessoa. Pinceladas de Inovação reúne reflexões e práticas que ajudam profissionais e empresas a se familiarizar com conceitos relacionados à inovação, que são imprescindíveis no redesenho de uma nova rota. “A inovação é a grande alavanca para a criação de projetos de futuro”, enfatiza.
Por fim, Pessoa acredita que “leitores ávidos para garantir seu espaço e deixar sua pegada no vasto e sempre mutante universo da inovação, além de reciclar os principais conceitos, encontrarão no livro insumos para materializar suas ideias, sejam elas relacionadas a processos, produtos ou serviços inovadores”.
Serviço
Lançamento de Pinceladas de Inovação: arte e técnica para soluções criativas
Organização: Marcos de Lacerda Pessoa
Textos: Marcos de Lacerda Pessoa, José Pio Martins, Mauro Carrusca, Marcos Mueller Schlemm, Gina Gulineli Paladino, Marília de Souza, Álvaro Amarante, Danielle Valente Duarte e Eduardo Moreira da Costa
Dia: 22 de fevereiro (quinta-feira), às 18h30
Local: Livraria da Vila, Shopping Pátio Batel - Curitiba - PR

Nenhum comentário:

Postar um comentário