sexta-feira, 6 de julho de 2018

Cida anuncia estudos para curso de Medicina em Cornélio Procópio


A governadora Cida Borghetti anunciou nesta sexta-feira (6), em Cornélio Procópio, os estudos para a implantação no município do curso de Medicina na Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp). O objetivo é descentralizar a demanda por médicos e ajudar a consolidar a região como polo de atendimentos de alta complexidade médica, hoje concentrada nos grandes centros urbanos.

“O curso será um novo fator de desenvolvimento da região, com efeitos positivos sobre o Norte Pioneiro e municípios próximos. Sei da importância de possibilitar este curso aos profissionais da área médica, professores e jovens que buscam na academia a formação na medicina”, disse

A governadora enfatizou que as tratativas para o processo de implantação serão aceleradas e, em 40 dias, deve receber o estudo de viabilidade. “É possível viabilizar o curso de Medicina para esta região, abrindo 40 novas vagas. Teremos um período para a tramitação junto à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e, depois, devemos confirmar o anúncio do vestibular no início de 2019. Nosso objetivo é começar as aulas no segundo semestre do ano que vem”, disse Cida.

Após a aprovação do projeto nos conselhos da Uenp e da tramitação em todas as instâncias do Estado, o curso de graduação ofertará 40 vagas, em período integral, com uma carga horária de 7.503 horas.

A governadora também mencionou a urgência de aumentar o número de médicos por habitantes no Norte Pioneiro, que é inferior à média do Estado e do País. Segundo ela, é possível levar saúde de qualidade à população.

“De acordo com a Organização Mundial da Saúde, para cada 100 mil habitantes deve-se ter quatro profissionais médicos e hoje, aqui, estamos abaixo da média. Toda a parte técnica esta organizada e temos condições para mudar este cenário”, disse a governadora. “O Governo do Estado determinou e aportou R$ 8 milhões para os novos blocos, ampliação da biblioteca, cozinha e laboratórios da Unenp. Além disso, no próximo ano faremos a inauguração do Hospital Regional de Cornélio Procópio”.

O prefeito da cidade, Amin Hannouche, confirmou os recursos necessários para finalizar a obra do hospital em um ano. “A região se fortalece à medida que novas conquistas acontecem. Uma obra sonhada para melhorar a vida e a saúde das pessoas, e mais um dos requisitos cumpridos para a implantação do curso de medicina” disse.

(foto: Arnaldo Alves/ANPr)

Nenhum comentário:

Postar um comentário