terça-feira, 11 de dezembro de 2018

Galeria curitibana se destaca em uma das principais feiras de artes do planeta





A Boiler Galeria, comandada por Lívia Fontana, foi escolhida para representar o Paraná na Pinta Miami 2018, evento que oferece uma plataforma para a descoberta do que é a arte latino-americana de uma perspectiva internacional

A curitibana Boiler Galeria foi convidada pelo curador brasileiro Mario Gioia para representar a arte contemporânea brasileira em Miami, nos Estados Unidos. A Pinta Miami 2018, realizada entre os dias 05 e 09 de dezembro, se destaca por protagonizar a arte contemporânea latino-americana sem deixar de ter participantes europeus ou norte-americanos. Nesse ano, a feira coordenada por Liana Rivas, optou por receber o projeto Countries Section, afim de estimular e apoiar a produção emergente de arte no cenário internacional.

A participação da Boiler fez parte da seção chamada Countries Section – Brazil, que reuniu cinco galerias brasileiras apresentando artistas com produções emergentes que vêm se destacando no cenário nacional. A participação da galeria curitibana teve apoio do projeto Latitude, uma parceria da Associação Brasileira de Arte Contemporânea (Abact) com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) para internacionalização da arte. A Boiler Galeria existe há três anos e é um espaço de arte contemporânea que estabelece suas relações com o público por meio de exposições, ações performáticas, falas, palestras e outras atividades que visam articular a cena artística da cidade.

A Boiler Galeria já participou das feiras de arte mais importantes no Brasil como a Sp-Arte e a Art Rio, e assumiu um lugar de relevância no mercado, além de acessibilidade para o público. “Acreditamos que o trabalho de colecionismo possa ser possível a partir de uma postura mais acessível e possível para o comprador e para a galeria. Temos em vista que essa aquisição consciente e feita a partir de uma curadoria é muito importante para o artista pois ele tem um investimento sólido na sua carreira e também para posteriormente ser pensado um trabalho de conservação e memória do trabalho, chave importante na história da arte”, comenta a galerista e artista visual Lívia Fontana, fundadora da Boiler.

A galeria trabalha principalmente com artistas locais, tanto emergentes quanto estabelecidos o que culmina numa variedade de repertórios, técnicas e expressões presentes no acervo. Além disso, para o Pinta Miami 2018, o curador Mario Gioia selecionou os artistas que estão sendo apresentados pelas galerias. As duas artistas representadas pela Boiler Galeria foram a curitibana Maya Weishof e a paulistana Thalita Hamaoui.

Sobre as artistas

A prática artística de Maya é pensada por meio de um olhar para o corpo. “Atualmente essa prática abrange a pintura em diferentes formatos, nos quais as imagens surgem tanto do meu repertório pessoal afetivo quanto de situações inventadas. Nesse processo, tenho o hábito de desenhar e registrar pensamentos e memórias, e nesse momento do desenho tenho a liberdade de criar situações de um modo mais solto”, explica a pintora. Ela busca transmitir em seu trabalho uma atmosfera em que estejam presentes os sentimentos de corpo estranho e movimento. Já o trabalho de Thalita revela traços de memórias, paisagens de um futuro incerto, emergentes dos vislumbres de outros mundos possíveis. As imagens dos lugares inventados inspiram a visão contraposta ao colapso da humanidade.

Para mais informações sobre a Boiler Galeria, acesse o site www.boilergaleria.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário