quarta-feira, 19 de agosto de 2020

5 motivos para você dar início ao processo de cidadania italiana ainda em 2020



A pandemia mundial do novo coronavírus atrasou os planos de milhares de descendentes de italianos que queriam obter o passaporte europeu ainda neste ano. Os processos truncados, a inflação do euro e o isolamento social foram alguns dos empecilhos encontrados por parte da população. Entretanto, se engana quem pensa que este período de quarentena não pode ser bastante positivo para quem quer dar início ao processo de dupla cidadania.

Quer saber como? Renata Bueno, ex-parlamentar na Itália e presidente do Instituto Cidadania Italiana, conta cinco motivos para você reconhecer a dupla cidadania ainda em 2020. Confira:

1 – Mais tempo para se dedicar ao processo: O primeiro passo para o reconhecimento da dupla cidadania é a construção da árvore genealógica com o intuito de encontrar o antenato (ascendente) italiano. Essa árvore servirá como um guia para a busca de documentos que deverão ser apresentados junto com a solicitação.

“Aproveite este momento em casa, com a família, para encontrar o máximo de informações possíveis que te ajudem a desenhar a sua descendência”, sugere Renata Bueno. A ex-parlamentar italiana indica, também, que todos aproveitem a quarentena para convencer os familiares a dar início ao processo em grupo. Dessa forma, os custos finais se tornam muito mais acessíveis a todos.

2 – Desconto na busca dos documentos (certidões) do antenato: De acordo com Renata, a via judicial é, atualmente, o processo que apresenta mais garantias contra fraudes. Porém, como qualquer ação judicial, o processo é baseado nos documentos apresentados pelo requerente para a análise do juiz. Se toda a documentação estiver correta e o grau de parentesco for legitimado, o juiz decide de forma favorável. Entretanto, encontrar todos os documentos oficiais nem sempre é uma tarefa fácil e rápida.

“Incêndios, inundações e guerras do passado podem resultar em perda ou extravio de documentos, fazendo com que a busca leve meses se realizada sem o auxílio de uma assessoria”, diz. Pensando nisso, o Instituto Cidadania Italiana (www.institutocidadaniaitaliana.org.br), está oferecendo 25% de desconto na busca de certidões. Assim, é possível encontrar os documentos necessários de maneira ágil e acessível.

3 – Processo remoto: Quem está cumprindo as medidas restritivas de isolamento social e prefere não se locomover até um órgão especializado para dar início ao processo de reconhecimento da dupla cidadania não precisa se preocupar, pois diversas assessorias em todo o país estão com atendimento online. “Essa medida visa a redução do impacto da pandemia, pois evita a exposição ao risco do cliente e, também, do funcionário da empresa”, conta. “O Instituto Cidadania Italiana está atuando de forma 100% para todo o Brasil, com toda segurança contra fraude necessária nesse tipo de processo”, completa Renata.

4 – Comunis reabertos: A Itália já está reabrindo, então outra vantagem é que os comuni italianos (órgãos de gestão pública) estão funcionando normalmente. Ainda não está liberado para que brasileiros deem entrada ao processo de reconhecimento da dupla cidadania de forma presencial, mas a reaberturas desses órgãos já facilita – e agiliza – o processo de busca de certidões.

5 – Condições especiais na assessoria: A assessoria de cidadania engloba todo o acompanhamento do processo de reconhecimento, como auxílio em língua italiana para toda a parte burocrática; acompanhamento do processo no Tribunal de Roma, para o caso da cidadania italiana via judicial, até o reconhecimento final como cidadão italiano; ponte entre escritórios de advocacia italianos; e análise técnica da pasta dos documentos para cidadania.

Para minimizar os problemas gerados pela pandemia, assessorias de todo o país estão buscado diversas formas de oferecer valores mais acessíveis aos processos de dupla cidadania italiana. “O Instituto Cidadania Italiana faz ponte com um dos melhores e mais antigos escritórios de advocacia de Roma: Studio Legale Pinelli Schifani. Além disso, buscou melhores valores durante este período de reclusão para facilitar e agilizar o processo para se tornar um cidadão italiano”, diz Renata Bueno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário