quarta-feira, 19 de agosto de 2020

Festival Folclórico de Etnias do Paraná tem apresentações virtuais




Realizado tradicionalmente no Teatro Guaíra de Curitiba, o Festival Folclórico de Etnias do Paraná terá apresentações virtuais em sua 59º edição. Por conta da pandemia e das orientações de isolamento social, a organização decidiu adaptá-lo para um festival 100% online.

São cerca de 1.500 folcloristas e 16 grupos folclóricos que apresentam a cultura e a tradição de 13 etnias presentes no Paraná. Entre elas está a cultura holandesa, representada pelo Grupo Folclórico Holandês de Castrolanda (GFHC), o Grupo Folclórico Infantil da Escola Evangélica da Comunidade de Castrolanda e do Coral Masculino "Boerenkoor" (coral dos fazendeiros).

A primeira participação do grupo no festival foi em 1959 e, desde então, somente não participou da edição de 2013. De acordo com Margje Rabbers, coordenadora do Grupo Folclórico Holandês de Castrolanda e integrante da Associação Cultural Brasil-Holanda (ACBH), o Festival é a apresentação mais esperada do ano e mostra a evolução e desenvoltura dos integrantes. “Para a diretoria, exige dedicação, compromisso e amor ao folclore. Resgatamos músicas antigas a partir do século XVIII em busca da cultura e tradição da Holanda”, diz Margje.

Quem também comemorou a realização do Festival neste ano foi o gerente do Centro Cultural Castrolanda (CCC), Rafael Rabbers. “Em virtude da pandemia, quase todos os eventos e festivais foram cancelados, então ficamos felizes com a realização do festival de forma virtual. É uma maneira de matarmos a saudade das apresentações e conseguirmos entreter o público e envolver toda a nossa comunidade”, explica.

Ele também comenta que a apresentação via rede social é importante para facilitar o acesso para todos aqueles que não tem a oportunidade de viajar até Curitiba. “A distância até o Teatro Guaíra e o horário da apresentação à noite, muitas vezes, impedem que os interessados possam acompanhar a nossa participação, então vai ser importante para podermos levar para eles esse conteúdo”, conclui.

A apresentação do Grupo Folclórico Holandês de Castrolanda (GFHC) acontece nesta quarta-feira (19) às 20 horas. Os interessados podem assistir às apresentações nas redes sociais oficiais do evento

Nenhum comentário:

Postar um comentário