terça-feira, 21 de setembro de 2010

Escola Particular abre inscrições para ensino médio 100% gratuito

Um projeto resultante da parceria entre o Serviço Social do Comércio (Sesc-PR) e o Grupo Bom Jesus oferece ensino totalmente gratuito a 500 estudantes do Ensino Médio da Grande Curitiba. Para 2011 são ofertadas mais 251 vagas. O edital já está disponível no site www.sescpr.com.br. O colégio Sesc São José funciona desde 2009 no prédio que abrigava o centenário Colégio São José de Curitiba, na Praça Rui Barbosa, região central da capital paranaense. De acordo com o gestor do colégio, José Ivair Motta Filho, o objetivo do projeto é viabilizar o ensino de qualidade à população de baixa renda, num modelo educativo único, em que a educação e a empregabilidade andem de mãos dadas. "Para isso, buscamos fornecer aos alunos a integração contextualizada de temas acadêmicos, habilidades e atitudes profissionais", explica.

O processo seletivo dos alunos é coordenado pelo Sesc-PR e aberto a toda comunidade, com três exigências: renda familiar de até três salários mínimos e Ensino Fundamental cursado em escola pública. A infraestrutura do colégio conta com amplas salas de aula, biblioteca, laboratório de química, laboratórios de informática e quadra esportiva. O projeto pedagógico, desenvolvido pelo Bom Jesus, é o mesmo aplicado nas 27 unidades do Grupo, com carga horária e programa de estudos diferenciados, visando preparar o aluno para o mercado de trabalho e aumentar as chances de conquistar um bom emprego. No contraturno e aos sábados, a partir do segundo ano do Ensino Médio, são ofertados cursos profissionalizantes voltados para o comércio, realizados e certificados pelo Senac. Aulas de reforço escolar também acontecem no contraturno.

Um grupo de 25 alunos do segundo ano do Ensino Médio também faz parte de um projeto da Junior Achievement Brasil, chamado Globe (Global Learning of the Business Enterprise). Todas as quintas-feiras à noite, os estudantes se reúnem no colégio para estudar e discutir o comércio internacional. Durante 18 semanas, o programa associa estudantes de dois países para formar uma empresa importadora e exportadora. Os alunos curitibanos estão conhecendo e negociando com estudantes da cidade de Jacksonville, na Flórida (EUA). As trocas são por meio de videoconferência e internet. Além do ensino, o projeto também distribui gratuitamente o uniforme e o material escolar. Aos alunos que permanecem no colégio no período integral para realização do curso profissionalizante é oferecida ainda alimentação gratuita. O objetivo, segundo Motta, é oferecer aproximadamente 250 bolsas por ano do Ensino Médio. Para garantir a continuidade do ensino gratuito no colégio, os estudantes precisam apresentar bom rendimento escolar e 85% de frequência.

Inscrições

As inscrições vão até 11 de outubro e são feitas em duas etapas, gratuitamente. Primeiro, o interessado deve acessar o site www.sescpr.com.br e preencher a ficha de inscrição. O próprio colégio também disponibiliza um computador para esta finalidade. Ao final deste processo, o programa gera um número de protocolo, que deve ser impresso e levado na sede colégio (Praça Rui Barbosa, 661), das 08h às 11h e das 13h30 às 17h30, juntamente com os documentos solicitados: RG e CPF do responsável e do aluno, comprovante de renda e residência, histórico escolar, foto 3x4 e declaração da escola em que o aluno concluiu ou está concluindo a oitava série.

Nenhum comentário:

Postar um comentário