segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Natal Consciente



Especialistas alertam sobre o desperdício e gastos excessivos nesta época e dão dicas de como levar os conceitos de sustentabilidade às festas de fim de ano

O Natal é, originalmente, uma comemoração cristã. Porém, com o passar dos anos, tornou-se uma festa do consumo, quando grande parte da população gasta mais do que pode, ganha muita coisa que não precisa, gera mais lixo que o habitual e desperdiça muito alimento. De acordo com o coordenador do Mestrado em Organizações e Desenvolvimento da FAE, José Henrique de Faria, para não comprometer as gerações futuras, a sociedade deve tomar providências agora - "e o Natal é uma excelente época para pensarmos nisso", enfatiza.
Segundo Faria, o mais importante é que o consumidor tenha consciência das causas e efeitos do que pretende consumir e dissemine o consumo consciente. Evitar produtos supérfluos, de má qualidade, de pouca durabilidade, nocivos à saúde, piratas e contrabandeados são algumas dicas para contribuir com o planeta.
O professor sugere que, antes de comprar ou presentear, o consumidor se pergunte se aquele produto é realmente necessário. "O impulso consumista é antônimo de sustentabilidade", afirma. Para Faria, o amigo secreto é uma ótima opção para controlar os gastos e evitar o consumo excessivo. Para reduzir o lixo, as dicas são presentear com serviços (como day spa, massoterapia, serviços em salões de beleza, ingressos para espetáculos ou parques, pacotes de turismo, cursos, etc.) e reduzir as embalagens (dar preferência aos produtos com refil ou embalagens reaproveitáveis).
A internet também pode ser uma grande aliada da sustentabilidade. As compras pela web reduzem custos de transporte e armazenagem. Faria lembra também que o envio de cartões virtuais pode ser uma forma simpática e elegante de demonstrar amizade, com a vantagem de gerar grande economia de papel. "Todos nós podemos e devemos dar preferência a empresas ambientalmente responsáveis e que valorizam a sustentabilidade", aconselha.
A decoração natalina é outra preocupação dos especialistas. O coordenador do Seminário Sobre Sustentabilidade, Lafaiete Neves, pede atenção no consumo das lâmpadas de Natal: "gestos simples, como apagar a árvore antes de dormir, economizam bastante energia", destaca. Sobre os enfeites, a dica é reaproveitar, reciclar, e reutilizar: "se cansou da cor das bolinhas da árvore, sugira ao vizinho fazerem uma troca nesta Natal", propõe.
Neves alerta também para a ceia natalina. "Este é um momento de muita fartura e também muito desperdício", lembra. "Lembre-se das milhares de pessoas que passam fome enquanto você ceia e não abuse da comida, da bebida e nem desperdice alimentos", aconselha. Outra dica é evitar copos, plásticos e talheres descartáveis, mesmo que o trabalho seja maior. Assim, evita-se a produção excessiva de lixo. Por fim, Neves recomenda que se aproveite a época para doar tudo o que não será mais utilizado: roupas, móveis, brinquedos, utilidades domésticas, etc. "Com certeza, esta atitude fará um Natal mais feliz - de verdade - para as pessoas mais necessitadas", finaliza.




Dicas de Presentes Sustentáveis:


* Cursos;* Pacotes turísticos;


* Cartões virtuais;


* Ingresso para show de música ou teatro;


* Convite para parque de diversões;


* Day Spa;


* Serviços em salões de beleza;


* Massoterapia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário