terça-feira, 1 de março de 2011

Inauguração do Bistrô das Artes Barra do Say

Concebido por Luiz Arthur Montes Ribeiro, Artista Plástico, Escritor e Chef de Cozinha, o Bistrô
das Artes Barra do Say inaugura, nesta terça-feira (1º de março). Trata-se de um espaço inovador,
voltado para gastronomia, arte e cultura. Contando com um ateliê de arte e literatura, um toldo de
literatura, uma galeria de arte e o, próprio, bistrô, o espaço viabiliza, ao seu idealizador, o
desempenho de todas as suas profissões e, aos frequentadores, uma excelente opção de lazer.
A cristaleira, dos anos 30, é herança da avó materna de Luiz Arthur Montes Ribeiro
Uma das salas é chamada de Sala Antiga, a qual é decorada por móveis que pertenceram aos avós
de Luiz Arthur Montes Ribeiro. Essa sala comporta oito pessoas e é repleta de obras de arte. Entre
os destaques que mais chamam a atenção, está a cristaleira dos anos 30, herança da avó materna de
Luiz Arthur, em que estão expostas muitas antiguidades das famílias Montes e Ribeiro.
Os pratos que serão servidos no Bistrô são baseados em receitas criativas, um mix de cozinha
caipira, contemporânea e perfumada. O destaque fica por conta do delicioso enrolado de filé de
peixe recheado com camarão adornado com laçarote de toucinho ao molho de frutas.
Um dos diferenciais do Bistrô das Artes Barra do Say é a capacitação de seus funcionários que,
unidos, falam inglês, espanhol, japonês e alemão. Trata-se do único estabelecimento gastronômico
de Itapoá em que se fala todas estas línguas. Além disso, esses funcionários passaram e passam por
treinamentos constantes, que incluem aulas de ginástica laboral, de higiene e manipulação de
alimentos, de fortalecimento de equipe, de arte, literatura e gastronomia, ministradas por
psicólogos, barman's, chef's de cozinha, entre outros profissionais.
O acervo artístico do Bistrô é composto por cerca de 900 (novecentas) peças entre telas, desenhos,
gravuras, xilgravuras, litogravuras, gravuras em metal, fotografias, esculturas, objetos, livros, fitas
cassete, CD's e DVD's. Entre os artistas cujas obras fazem parte do acervo artístico do Bistrô das
Artes Barra do Say, está a artista plástica Lirdi Jorge, nome de destaque no cenário artístico do sul
do Brasil, de quem o Bistrô conta com duas belíssimas esculturas.
O Chef de Cozinha Luiz Arthur Montes Ribeiro na cozinha do Bistrô das Artes Barra do Say
“Desde que eu era pequeno, eu vinha com a minha família para cá e sempre desejei morar aqui.Planejei a minha vida para isso. Abrir o Bistrô das Artes Barra do Say é abrir a minha vida para
todos, e proporcionar às pessoas que vivem aqui e aos turistas, atitudes em alta gastronomia, arte e
literatura. Aqui, encontro-me com minha vida. A Barra do Saí é um dos lugares mais belos do
mundo para mim: pelo mar, areia, céu, rio e pelas encantadoras gaivotas. Todo dia, passeio por este
pedaço do mundo que escolhi para viver e, todo dia, surpreendo-me com tamanha beleza. Do
encontro do rio com o mar à pequena pracinha que existe em frente ao Bistrô, tudo é perfeito.
Perfeito como viver aqui: minha fonte de inspiração para a vida, a gastronomia, a literatura e as
artes visuais”, comenta Luiz Arthur Montes Ribeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário